As igrejas são locais de culto, mas essas dez igrejas de todo o mundo aumentam o fator assustador com histórias assombradas e estruturas assustadoras.
Seja você um caçador de fantasmas, um aficionado por história ou alguém que ama arquitetura, não há nada como uma igreja antiga. Todas as igrejas nesta lista ainda estão funcionando como centros de culto ou museus.
Você pode visitar os locais, assistir à missa, ver artefatos antigos ou visitar em um dia de festa sagrada. Há uma mistura de denominações cristãs apresentadas nessas várias igrejas, portanto, verifique seus calendários para ver os dias especiais antes de visitá-los. De qualquer maneira, esteja preparado para alguns arrepios sérios, porque essas são algumas igrejas antigas assustadoras.
Contents
- 1 10/10 Igreja da Mãe de Deus diante de Týn, Praga, República Tcheca
- 2 9/10 The Borgund Stave Church, Borgund, Noruega
- 3 8/10 Catedral de Norwich, Norwich, Inglaterra
- 4 7/10 Igreja Episcopal de São Paulo, Key West, Flórida
- 5 6/10 Capela de São Miguel, Hallstatt, Áustria
- 6 5/10 St. Andrew’s On The Red, Selkirk, Canadá
- 7 4/10 Igreja de St. Michan, Dublin, Irlanda
- 8 3/10 O Duomo de Cosenza, Cosenza, Itália
- 9 2/10 Catedral da Assunção de Nossa Senhora, Guadalajara, México
- 10 1/10 Paróquia Anglicana de St. Thomas de Mulgoa, Nova Gales do Sul, Austrália
10/10 Igreja da Mãe de Deus diante de Týn, Praga, República Tcheca
Mesmo à luz do dia, os tijolos externos e as altas torres góticas são intimidantes. Um vampiro teria que viver em torres como essas. Faça um passeio noturno, quando o interior se mistura com pouco mais que a luz de velas, e o local dá arrepios na espinha. A igreja data do século XIV e os antigos desenhos barrocos e as pinturas do altar parecem mover-se na penumbra. Como a maioria das antigas igrejas européias, esta contém enterros e túmulos, sendo o mais notável o do astrônomo Tycho Brahe.
9/10 The Borgund Stave Church, Borgund, Noruega
A arquitetura única desta antiga igreja e sua localização no meio de um cemitério medieval são arrepiantes e fascinantes. A única pedra que você encontra aqui está na fundação. O edifício é nomeado pelo design brilhante que utiliza, consistindo apenas em madeira cortada especificamente para se encaixar sem pregos ou estacas.
Parece ter funcionado bem, pois o edifício existe há mais de 1000 anos. Alguns acessórios sagrados permanecem, como o altar, e as paredes são decoradas com várias gravuras de animais e criaturas místicas. A decoração inclui até runas nórdicas.
8/10 Catedral de Norwich, Norwich, Inglaterra
Milhares de turistas curiosos, muitos deles interessados em atividades paranormais, visitam esta antiga igreja regularmente. Isso não vai impedir que você se assuste. A mistura da imponente arquitetura normanda, românica e gótica etérea é apenas o primeiro passo. A igreja e os claustros circundantes têm quase mil anos e já viram muita história turbulenta. O local abriga várias assombrações, algumas dos ex-bispos, padres e freiras, outras de pessoas que foram queimadas na fogueira ou antigos saxões cujas casas e templos foram destruídos para dar lugar à catedral.
7/10 Igreja Episcopal de São Paulo, Key West, Flórida
Esta igreja só parece tão brilhante e nova porque foi reconstruída tantas vezes. Na verdade, as escavações determinaram que o local já foi um cemitério Seminole e isso é apenas o começo. O terreno era propriedade privada da família Fleming antes da construção da igreja, e o terreno só foi concedido depois que a viúva teve certeza de que os restos mortais de seu marido, já enterrados no terreno, não seriam perturbados.
A lenda local diz que a promessa foi quebrada e o fantasma de John William Charles Fleming ainda vaga pelo local. Outras aparições foram relatadas no cemitério da igreja, um grupo fantasmagórico de crianças que foram mortas em um incêndio provocado por um diácono ciumento que tentava se vingar de sua esposa infiel.
6/10 Capela de São Miguel, Hallstatt, Áustria
É aqui que você encontra o famoso Ossuário de Hallstatt, que contém a maior coleção de crânios humanos pintados do planeta. A vista daqui é celestial, com montanhas e um lago alpino. Esta capela e cemitério datam de uma época em que os católicos tinham que ser enterrados em solo consagrado para que pudessem se levantar de seus túmulos quando chegasse o fim dos tempos. O resultado foi que muitos cemitérios estavam lotados, e armazenar ossos em um ossuário ou usá-los para exibições religiosas era uma maneira de resolver esse problema. Aprecie a vista enquanto admira a variedade de ossos humanos.
5/10 St. Andrew’s On The Red, Selkirk, Canadá
Antiga de acordo com os padrões norte-americanos, St. Andrew’s é a igreja de pedra mais antiga do oeste do Canadá. Ele está localizado em um pequeno subúrbio de Winnipeg e existe desde 1831. Sua localização em uma colina levemente arborizada e o design gótico são bastante imponentes.
Tanto a igreja quanto o cemitério que a cerca são aparentemente assombrados. Vítimas de gripe, difteria, febre tifóide e tuberculose do início da era colonial foram algumas das primeiras a serem enterradas aqui e seus espíritos inquietos ainda vagam pelo local.
4/10 Igreja de St. Michan, Dublin, Irlanda
Antes desta igreja ser construída aqui em 1095, era o local de uma antiga capela nórdica. Provavelmente era um templo ou cemitério antes disso. Mesmo neste ambiente urbano lotado e moderno, a igreja de aparência simples tem algumas características interiores surpreendentes e uma história ainda mais dramática.
O que torna esta igreja tão única e assustadora é a coleção de múmias. As abóbadas de calcário mantiveram o ar seco, criando um ambiente ideal para a preservação. As criptas estão cheias de caixões empoeirados e pedras brutas, uma visão de arrepiar os cabelos de qualquer um. Não perca o Crusader e a freira de 400 anos.
3/10 O Duomo de Cosenza, Cosenza, Itália
Como muitos lugares nesta parte antiga da Itália, a principal catedral da cidade é tão antiga que ninguém sabe exatamente quando foi construída. Foi um dos primeiros locais na Calábria a receber o status de Patrimônio da UNESCO, em parte por esse motivo. Consagrada como uma catedral, ou Duomo, em 1184, a estrutura atual é muito mais antiga do que isso. Se você visitar hoje, poderá ver as mudanças na arquitetura que ocorreram ao longo dos séculos, que é uma das características que tornam esta igreja tão impressionante. Ele se mistura com os prédios ao redor e parece se esconder abaixo deles. O nível baixo da rua é uma prova de sua idade avançada. Existem vários enterros antigos na igreja, muitos dos quais estão expostos, como os ossos do primeiro padre da Catedral.
2/10 Catedral da Assunção de Nossa Senhora, Guadalajara, México
Quando o sol atinge o ângulo certo, faz com que os tijolos antigos pareçam brilhar com uma luz laranja etérea. O exterior renascentista espanhol, emoldurado por pináculos góticos, é romântico e arrepiante. O interior tem impressionantes abóbadas neogóticas e obras de arte impressionantes do final do período medieval e moderno, o que torna o lugar ainda mais sobrenatural.
Uma das atrações mais populares aqui é a Cripta dos Arcebispos. Se isso não lhe der calafrios, os corpos mumificados em exibição o farão. Há um que data de 1700 de uma criança que foi morta por se converter ao catolicismo. Testemunhas afirmam ter visto seus olhos piscarem e observado seu movimento de cabelo.
1/10 Paróquia Anglicana de St. Thomas de Mulgoa, Nova Gales do Sul, Austrália
Uma igreja pitoresca que tem um impressionante design neogótico, mas sua idade e localização, em uma encosta em uma área semi-rural, escondem uma história trágica. Diz a lenda que dois meninos morreram em um incêndio na torre do sino depois que uma brincadeira deu terrivelmente errado. Qualquer tipo de luz, mesmo velas, irrita esses espíritos inquietos. Relatos de problemas estranhos com luzes piscando foram relatados, mesmo por motoristas que aparentemente tiveram problemas com os faróis. O cemitério circundante, repleto de monumentos que datam de 200 anos, completa a imagem assustadora.