10 incríveis florestas submersas que vão tirar o fôlego

Florestas submersas são uma ocorrência rara e poucas são subprodutos legítimos da natureza. Dito isso, essas 10 florestas inundadas vão te deixar sem fôlego!

10 incriveis florestas submersas que vao tirar o folego

Existem muitas maneiras pelas quais uma floresta submersa pode ser criada. Às vezes, a natureza se redesenha com um evento rápido como um deslizamento de terra. Também pode levar centenas e até milhares de anos para garantir que esteja certo. Florestas submersas podem ser criadas pela raça humana quando represas e reservatórios são construídos.

Cada floresta submersa ao redor do mundo foi criada de uma maneira única que a torna muito diferente de qualquer outra. A beleza assombrosa dessas florestas só é superada pelo esforço inimaginável feito para criá-las, seja a Mãe Natureza trabalhando ou nossa própria espécie.

Contents

10 Lago Kaindy, Cazaquistão

O Lago Kaindy é provavelmente uma das florestas submersas mais conhecidas do mundo. Comparado com muitas outras florestas como esta, também é relativamente novo. Ele foi criado na década de 1920, depois que um grande deslizamento de terra cortou as saídas de grande parte da neve natural e do gelo derretido a cada inverno. A mais de 6.500 pés acima do nível do mar, este derretimento da primavera todos os anos encheu a floresta atrás da represa natural causada pelo deslizamento de terra com águas cristalinas e geladas que preservaram as árvores e proporcionam uma fantástica experiência de mergulho.

9 Lago Bezid, Romênia

Quando você pensa na região da Transilvânia na Romênia, provavelmente está pensando em escuridão, castelos e igrejas assombradas e talvez até mesmo um vampiro ou lobisomem. Quando se trata do Lago Bezid, seus pensamentos podem estar mais próximos da verdade do que as histórias fictícias que nos contaram. Quando esse lago se formou, ele não apenas inundou a floresta, mas também inundou as casas de uma aldeia. O único edifício que resta acima da água é uma igreja, com um campo de árvores escuras e estéreis como quintal.

8 Lago Volta, Gana

O Lago Volta não foi criado por um ato da Mãe Natureza. A barragem que foi concluída em 1965 para apoiar a barragem hidroeléctrica de Akosomba no Gana ajudou a criar esta floresta submersa. É um dos maiores reservatórios artificiais com base apenas na área de superfície.

Sem oxigênio na água por causa da hidrelétrica, as árvores tropicais folhosas foram preservadas. Há alguma controvérsia agora sobre se essas árvores preservadas devem ser colhidas e vendidas, valendo muito dinheiro, ou se a vida selvagem natural, bem como as atividades de pesca, devem continuar sem interrupção.

7 Clear Lake, Estados Unidos

Os Estados Unidos não são um país tão antigo quanto a maioria dos outros. Porém, isso não significa que essas terras não estivessem mais aqui, sendo formadas por eventos naturais. Clear Lake, localizado no estado de Oregon, no noroeste dos Estados Unidos, foi formado pelos fluxos de lava que eram comuns há mais de 7.000 anos. Os fluxos, quando solidificados, criaram uma represa natural que inundou a área de Clear Lake.

As águas com as quais inundou foram a neve e o gelo derretidos mais acima na montanha, que foram filtrados por centenas e até milhares de pés de rocha de lava. O leito da floresta é o lodo branco deixado por esses mesmos eventos vulcânicos e com árvores preservadas, bem como naufrágios lá embaixo, você pensaria que estava caçando tesouros piratas no Caribe.

6 Kampong Pluk, Camboja

Como uma selva tropical densa, o Camboja é repleto de belezas naturais e até mesmo arquitetura e artefatos de povos antigos. Embora chegar a esses locais para ver essa beleza de perto possa ser um pouco mais difícil do que em outros países, vale a pena o esforço. Kampong Pluk é uma floresta de manguezais. Estas são árvores que vivem e até prosperam no ambiente úmido da selva.

Pode parecer que este é um lugar escuro e estéril sem vida sustentada, mas isso está longe da verdade. A vida selvagem, de peixes a pássaros e até mamíferos terrestres, chama essa floresta de mangue de lar. Até mesmo os cidadãos desta floresta submersa prosperam nesta área e colhem camarão para sustento e comércio.

5 Lago Periyar, Índia

Periyar Lake é outro reservatório artificial que foi criado nesta área da Índia. Quando a barragem foi concluída, muitos dos que viviam aqui foram deslocados, e a vida selvagem também. Demorou um pouco, mas o reservatório agora abriga várias espécies de peixes, o que também trouxe pássaros de volta à área. Enquanto as árvores estéreis e preservadas são visíveis acima da água, a água em si não é muito clara, por isso muitas vezes é difícil ver como essas árvores realmente se parecem abaixo da superfície.

4 Fire Island, Estados Unidos

Fire Island é o lar da apropriadamente chamada “Floresta Submersa”. Você não imaginaria que seria capaz de pegar uma balsa em Long Island, Nova York, e acabar em uma floresta, especialmente uma floresta submersa de tirar o fôlego como esta. Embora a floresta tenha sido criada naturalmente, ela é muito jovem em comparação com a maioria das outras florestas submersas formadas naturalmente.

Tudo começou com as dunas ao longo da costa que criaram uma espécie de barragem natural. Nas areias atrás daquela barragem, a vida vegetal começou lentamente a habitar a terra, começando primeiro com as longas ervas da praia que vemos até hoje. A partir disso, uma floresta de cerejeiras negras, vários tipos de carvalho e até sassafrás começou a crescer aqui, criando uma floresta submersa viva e respirante a apenas alguns quilômetros da Big Apple.

3 Reservatório de Udawattakele, Sri Lanka

Outro reservatório artificial, este no Sri Lanka parece muito diferente de outras florestas submersas. Existem muitas árvores que podem ser vistas acima do nível da água e estão todas juntas. Isso se deve aos tipos de árvores que viviam aqui antes da construção da barragem para formar o reservatório.

O deslocamento de moradores e animais selvagens devido à construção da barragem não ocorreu há muito tempo, mas os moradores estão começando a retornar à área agora que peixes, pássaros e até elefantes também estão retornando ao reservatório de Udawattakele.

2 Lago Caddo, Estados Unidos

Esta floresta submersa, considerada um pântano por alguns, costuma ser reconhecida por muitos. O Lago Caddo já foi o lar de reality shows na TV e também cenário de filmes de ficção. Os ciprestes nesta floresta são únicos não apenas em sua cobertura de dossel, criando sombra na água abaixo, mas também em suas raízes.

As raízes dessas árvores crescem para os lados acima da água e são chamadas de “joelhos”. Eles se parecem muito com os joelhos e funcionam de maneira semelhante também. Como os ciprestes altos não são muito estáveis ​​no solo encharcado da floresta, essas raízes do tipo joelho ajudam a estabilizá-los. Esta também não é a água na qual você gostaria de nadar; O Lago Caddo é o lar de cobras e crocodilos, e alguns deles podem se aproximar de você em seu ambiente natural.

1 Cardigan Bay, País de Gales

As praias de Cardigan Bay, no norte do País de Gales, são únicas porque ainda são uma floresta submersa, mas as árvores dessa floresta há muito se desgastaram no que agora parece ser madeira flutuante. Na verdade, esses são os tocos de árvores deixados milhares de anos depois que a floresta foi tomada pelas águas do oceano.

Os tocos nem sempre são visíveis devido à maré e às areias que os acompanham regularmente. Após fortes tempestades com ventos fortes, no entanto, eles geralmente são visíveis. Os cientistas estão estudando esta praia para descobrir o quanto ela mudou ao longo de vários milênios.