10 rotas de escalada mais difíceis do mundo (e suas notas)

A escalada é o verdadeiro teste das habilidades físicas de uma pessoa. Você pode alcançar os cumes das rotas de escalada mais difíceis do mundo?

nascer do sol na vista do túnel no parque nacional de yosemite Shutterstock

Nada é mais assustador do que ficar pendurado na beira de uma montanha. No entanto, alguns aventureiros são loucos o suficiente para se divertir. Quer alguém seja novo na escalada ou um aventureiro experiente, ninguém pode negar a emoção da realização ao atingir o pico. Claro, nem todas as passagens de escalada em rocha são iguais, sendo algumas mais difíceis do que outras. Bem, para essas vias de escalada, a palavra “difícil” é um eufemismo.

Todas as rotas de escalada proeminentes recebem um grau que determina seu nível de dificuldade e essas montanhas possuem algumas das mais altas do jogo. Estaremos detalhando o grau de cada rota de escalada através do Sistema Decimal Yosemite dos EUA. Agora, maravilhe-se com as dez rotas de escalada mais perigosamente exigentes do mundo.

10 Beyond Integral (5.15b/c) – França

Esta rota sinuosa está localizada no Pic Saint-Loup e é uma subida íngreme de quase cinquenta metros. A primeira pessoa a subir completamente a rota de escalada é o alpinista francês Sébastien Bouin.

Primeira linha aparafusada por Fedric Ferraro, Beyond Integral é uma escalada intensa apenas para os alpinistas mais experientes, prontos para enfrentar o desafio.

Bouin descreveu a rota: “Os movimentos são incríveis e espetaculares, saltos, joelhos caídos, subidas, tufas, crimpagens… todos os ingredientes para um projeto perfeito.”

9 La Rage d’Adam (5.15b/5.15c) – França

Outra subida francesa ascendida por Bouin, La Rage d’Adam está localizada em La Ramirole, França, no desfiladeiro de Verdon Gorge. Essa rota foi tão difícil para Bouin que ele levou quatro anos para concluí-la. O alpinista deu à rota o nome de seu amigo e colega alpinista Adam Ondra, que não conseguiu concluí-la.

Enquanto Bouin avaliou La Rage d’Adam 5.15b/c, Ondra argumenta que poderia ser mais desafiador.

Ondra explicou: “Meu palpite é que poderia ser mais de 9b/b+, se não ainda mais difícil, com base na minha única experiência da rota – que parecia DIFÍCIL!”

8 Dawn Wall (5.14d) – Estados Unidos

Localizada no belo Parque Nacional de Yosemite (vale a pena uma visita até mesmo para quem não gosta de escalar), Dawn Wall é considerada talvez a rota de escalada mais difícil, apesar de seu grau.

Dawn Wall está localizado em El Capitan e foi escalado pela primeira vez por Tommy Caldwell. De todas as rotas de escalada em El Capitan, Dawn Wall tem o maior número de arremessos de escalada (32 para ser exato) e ocorre a 3.000 pés acima da água.

Esta rota de escalada americana definitivamente não é para os fracos de coração.

7 Bibliografia (5.15c) – França

Ascensionado por Alex Megos, Bibliographie é uma rota francesa que também é conhecida como Realização. Esta subida está localizada na frente sul da montanha Céüse em Gap, França.

Exigindo algumas técnicas de escalada complicadas, esta rota anteriormente ganhou uma classificação intimidante de 5,15d. No entanto, em 2021, a subida foi repetida por Stefano Ghisolfi que chegaria então a acordo com a Megos para rebaixar o percurso para 5,15c.

Apesar da nota baixa, Bibliographie é uma força a ser reconhecida.

6 Perfecto Mundo (5.15c) – Espanha

Perfecto Mundo está em Margalef, Espanha, e também foi ascendido pela primeira vez por Megos. O alpinista Stefano Ghisolfi também escalou esta rota e comentou que ela exige que os aventureiros sejam o mais ágeis e flexíveis possível.

Stefano detalhou que os alpinistas devem ter “habilidades de acrobata apenas para contorcer seu corpo em torno de suas bordas implacáveis”. Embora tenha sido parafusado pela primeira vez por Chris Sharma em 2008, o Perfecto Mundo passou quase uma década sem alpinistas bem-sucedidos devido às condições severas.

5 Alteração (5.15c) – Noruega

Embora Adam Ondra não tenha conseguido completar La Rage d’Adam, ele ascendeu a árdua Mudança na Noruega. Na Caverna Hanshallaren de Flatanger, Ondra ascendeu pela primeira vez em 2012, quando tinha apenas dezoito anos.

Certamente uma façanha, Change foi a primeira rota de escalada em rocha a atingir uma classificação de 5,15 c. A única outra pessoa a repetir a ascensão desta escalada é Stefano Ghisolfi.

Íngreme e quase horizontal, Change é amplamente considerada uma das rotas de escalada mais perigosas do mundo.

4 Vasil Vasil (5.15c) – República Tcheca

Esta rota na República Tcheca é a terceira subida de 5,15c feita por Ondra, que também a acertou. Concluído pela primeira vez em 2013, Vasil Vasil desde então ganhou notoriedade por sua escalada cansativa. Apesar de ser significativamente mais curto, com apenas 12 metros de altura, não é menos difícil.

Quando Ondra abriu o caminho pela primeira vez, ele considerou uma subida impossível. No entanto, ele provou que estava errado depois de superar condições intensas e sequenciamento arriscado.

Não deixe seu comprimento enganar; Vasil Vasil em Brno, República Tcheca, está nesta lista por um bom motivo.

3 La Dura Dura (5.15c) – Espanha

Esta escalada de montanha catalã é chamada de “The Hard Hard” por um motivo. Esta perigosa falésia calcária obriga os escaladores a uma altura mínima devido a um grande salto necessário para se deslocar para uma crimpagem que compreende um dos cruxes.

Claro, isso não significa que escaladores mais baixos não possam completar esta caminhada, mas será mais difícil do que já é. Esta rota de 50 metros oferece uma vista perigosa, mas deslumbrante, para os escaladores pendurados na beira do penhasco.

2 DNA (5.15d) – França

Recentemente classificado por Sébastien Bouin como 5,15d, o DNA em Vernon Gorge está agora em competição como a rota de escalada de montanha mais difícil do mundo. Bouin definiu a rota pela primeira vez em 2019, mas não conseguiu completá-la até abril de 2022.

O alpinista mestre levou quase 250 tentativas dispersas em 150 dias para finalmente completar esta rota. Embora sua nota ainda não tenha sido confirmada, o DNA ainda pode ser considerado uma das rotas mais formidáveis ​​que até mesmo Bouin lutou arduamente para alcançar.

1 Silêncio (5.15d) – Noruega

Sem dúvida, esta rota de escalada norueguesa é a mais arriscada e perigosa do mundo. Localizado em Flatanger, Noruega, Silence só foi finalizado inteiramente uma vez. Isso foi feito por Adam Ondra em 3 de setembro de 2017.

Considerada a subida mais difícil de sua vida, Silence recebeu prontamente uma nota confirmada de 5,15d, que é a primeira rota classificada assim.

Stefano Ghisolfi tentou a rota e concordou com a classificação. Ele relatou esperanças de tentar novamente o Silence em 2023.

Devido aos perigos desta subida, apenas aqueles devidamente experientes e qualificados devem tentar seguir esta rota de escalada. No entanto, a conquista de escalar esta montanha duraria uma vida inteira.