Quando se trata dos modos de transporte mais legais e exclusivos, essas cidades farão você querer se movimentar.
Viajar geralmente está ligado a passeios de avião, viagens rodoviárias e trajetos panorâmicos de trem. Quer estejam indo para o aeroporto ou entrando na rodovia, viajar dá a muitas pessoas uma sensação inevitável de empolgação. Não importa como os turistas escolham viajar, às vezes a viagem é mais emocionante do que o próprio destino! No entanto, muitos turistas não sabem que o transporte se limita a aviões, longos trechos de estradas pavimentadas e trens velozes. Algumas cidades em todo o mundo desenvolveram formas criativas de transportar suprimentos e passageiros locais!
Do fascinante trem-bala do Japão aos tradicionais passeios de gôndola de Veneza, os turistas podem experimentar formas únicas de se locomover durante suas viagens. Confira essas cidades em todo o mundo que abrigam alguns dos métodos de transporte mais notáveis!
Contents
- 1 9/9 Kyushu, Japão: SL Hitoyoshi
- 2 8/9 Ilhas Faroé: Eysturoyartunnilin
- 3 7/9 Tóquio, Japão: Tokyo Cruise Ship
- 4 6/9 Morgantown, Virgínia, EUA: Morgantown Personal Rapid Transit
- 5 5/9 Rogaland, Noruega: Ryfast Tunnel
- 6 4/9 Londres, Reino Unido: ciclovias
- 7 3/9 Melbourne, Austrália: Puffing Billy Railway
- 8 2/9 Mongólia: montando renas
- 9 1/9 Shropshire, Reino Unido: Ironbridge Coracle
9/9 Kyushu, Japão: SL Hitoyoshi
Os viajantes que amam Harry Potter e desejam visitar Hogwarts vão adorar o SL Hitoyoshi. Este trem a vapor circula entre Kumamoto e a estação de Hitoyoshi no Japão. Operada pela JR Kyushu Railway Company, esta locomotiva movida a vapor é tão bonita por fora quanto por dentro. Seu exterior é preto azeviche forrado de ouro. Enquanto isso, o interior da cabine é elegante, equipado com bancos de madeira polida e couro, com prateleiras de livros disponíveis para os passageiros. O trem também tem um vagão de observação para que os passageiros possam aproveitar a vista do rio Kuma.
8/9 Ilhas Faroé: Eysturoyartunnilin
Também conhecido em inglês como Eysturoy Tunnel, este é o túnel mais longo das Ilhas Faroé, com cerca de 11 km. Curiosamente, o Túnel Eysturoy tem a primeira rotatória subaquática do mundo! Este enorme túnel subaquático conecta as ilhas de Streymoy e Eysturoy. Graças ao túnel, a viagem entre a capital Tórshavn e a cidade de Runavík leva apenas 16 minutos, apesar de estar em ilhas separadas!
7/9 Tóquio, Japão: Tokyo Cruise Ship
Esta operadora de ônibus aquático de propriedade privada permite que os passageiros viajem em um táxi aquático de aparência elegante. Além disso, os viajantes podem apreciar a vista do horizonte de Tóquio durante o trajeto! O Tokyo Cruise Ship oferece passagem por Tóquio através de 6 linhas. Os navios de cruzeiro operam o ano todo, mesmo nos feriados!
6/9 Morgantown, Virgínia, EUA: Morgantown Personal Rapid Transit
Este meio de transporte incomum está instalado na West Virginia University (WVU) em Morgantown e é chamado de WVU PRT. Atendendo a 15.000 pessoas por dia, o WVU PRT conecta passageiros a três áreas dentro do WVU Campus. Cada veículo movido eletronicamente percorre uma linha de 14 km que transporta passageiros para qualquer uma das cinco estações instaladas no campus. O PRT foi recentemente renovado para melhorar sua confiabilidade (que era irregular no passado)!
5/9 Rogaland, Noruega: Ryfast Tunnel
Concluído em 2017, o Ryfast Tunnel da Noruega é o túnel subaquático mais longo do mundo, estendendo-se por 14,5 km com seu ponto mais profundo a 292 m abaixo do nível do mar! Este enorme túnel é composto por 2 túneis conhecidos como túnel Ryfylke – que liga a cidade de Hundvåg à aldeia Tau – e o túnel Hundvåg – que liga a cidade a Stavanger. Como o túnel Eysturoy, os motoristas devem pagar um pedágio antes de entrar no túnel Ryfast.
4/9 Londres, Reino Unido: ciclovias
Andar de bicicleta é frequentemente considerado uma atividade recreativa. Ainda assim, a cidade de classe mundial o reconhece como um meio de transporte viável e ecologicamente correto. De fato, até 2024, Londres pretende criar 450 km de ciclovias acessíveis a todos os londrinos! Anteriormente conhecidas como Cycle Superhighways e Quietways, as Cycleways são uma rede de ciclovias que conecta empresas, bairros e destinos icônicos de Londres. Andar de bicicleta não é apenas uma atividade saudável para os londrinos, mas também uma maneira acessível para os turistas explorarem Londres sem gastar muito!
3/9 Melbourne, Austrália: Puffing Billy Railway
Perfeito para viajantes que viajam com a família e grupos grandes, o Puffing Billy Railway leva os passageiros pelas cordilheiras de Dandenong em uma locomotiva construída em 1900! Originalmente construída como um meio de transporte para transportar mercadorias e suprimentos, a Puffing Billy Railway é uma atração turística para explorar as comunidades próximas e apreciar a vida selvagem local. Os visitantes podem sentar-se confortavelmente dentro da carruagem rústica enquanto viajam pela Ponte Trestle ou seguem em direção a Gembrook. Os hóspedes também podem desfrutar de uma variedade de piqueniques e refeições, seja durante o passeio ou no centro de visitantes.
2/9 Mongólia: montando renas
Os entusiastas da natureza e os aventureiros vão adorar visitar a Mongólia e passar algum tempo com o povo Tsaatan. Esta tribo mongol vive na Taiga siberiana. Este distinto grupo étnico mongol é uma pequena tribo. Há séculos, ele conta com as renas como fonte de alimento e meio de transporte. Os viajantes podem viajar para a Mongólia (mesmo a cavalo) e reservar uma excursão para aprender mais sobre essa tribo única enquanto exploram belos pontos de referência como o vulcão Uran Togoo e as fontes termais de Tsenkher. O mais interessante é que os turistas podem conhecer o rebanho de renas da tribo enquanto também têm a chance de montá-los!
1/9 Shropshire, Reino Unido: Ironbridge Coracle
Coracles eram uma peça essencial de transporte no Reino Unido. Esses barcos em forma de tigela foram construídos para um passageiro e usados para viajar ao longo do rio e como uma rede para a pesca. Por exemplo, na vila de Ironbridge de Shropshire, o Ironbridge Coracle foi usado no rio Severn. Hoje, para preservar a herança e a história desses barcos únicos, são oferecidas aulas de fabricação de coráculos perto de Ironbridge!