As 10 melhores regiões vinícolas do mundo (e quando visitar)

Independentemente da época do ano em que os viajantes planejam uma viagem, há uma região vinícola em algum lugar do mundo que está colhendo uvas para produção.

Zona rural de vinhedos de uva, Cidade do Cabo, África do Sul Shutterstock

Existem regiões vinícolas incríveis em quase todos os continentes do mundo, tornando mais fácil para os amantes do vinho visitar um vinhedo de primeira linha em sua próxima viagem. Quer estejam indo para a África, América do Sul, Europa, América do Norte ou Oceania, há a chance de degustar deliciosos vinhos com vista para os vinhedos onde as uvas foram colhidas. Estas são as 10 melhores regiões vinícolas do mundo e a época do ano ideal para marcar um tour e degustação.

10/10 Cape Winelands, África do Sul

A África do Sul é conhecida por sua região vinícola, que é uma das principais atrações do país entre os viajantes. Leva menos de uma hora de carro da Cidade do Cabo até a cidade de Stellenbosch, que é cercada por vinhedos. Stellenbosch possui uma intrincada arquitetura holandesa do Cabo e 130 vinícolas para escolher para um passeio ou degustação.

Juntamente com Stellenbosch, as cidades de Paarl e Franschhoek formam Cape Winelands. A melhor época para visitar esta região vinícola é de setembro a abril, quando o clima está seco e muitos vinhos antigos estão disponíveis.

9/10 Distrito de Marlborough, Nova Zelândia

Os amantes do vinho não podem visitar a Nova Zelândia sem fazer uma parada na região de Marlborough para uma degustação de vinhos. O vinho de assinatura da Nova Zelândia é o Sauvignon Blanc, então não deixe de pedir uma taça dele ao viajar para cá.

A melhor época para visitar as vinícolas e degustações é entre março e maio. Isso ocorre durante o outono da Nova Zelândia, quando as uvas são colhidas.

8/10 Vale do Maipo, Chile

O Vale do Maipo é a principal região vinícola do Chile e está localizado ao sul da capital, Santiago. Alguns podem chamá-lo de “Bordeaux” da América do Sul, referindo-se à popular região vinícola da França. O Vale do Maipo é uma região produtora de vinhos tintos, especialmente conhecido por seu Cabernet Sauvignon. Merlot e Syrah também são uvas comumente encontradas em Maipo.

Março e abril são os melhores meses para visitar o Chile para ver os vinhedos mais bonitos durante a época da colheita. No entanto, as vinícolas do Chile estão abertas o ano todo.

7/10 Mendoza, Argentina

A Argentina produz uma variedade de vinhos tintos de alta qualidade, incluindo Cabernet Sauvignon, Merlot e Syrah. No entanto, o país é mais famoso por produzir Malbecs, um vinho tinto de estilo seco. Especificamente, os Mendoza Malbecs são alguns dos melhores do mundo.

Muitas vinícolas estão colhendo as uvas e iniciando a produção de seus vinhos durante o outono em Mendoza. Isso torna o momento ideal para provar as uvas e se envolver mais no processo durante um passeio.

6/10 Barossa Valley, Austrália

A Austrália é um paraíso para os amantes do vinho, produzindo variedades de vinhos tintos e brancos. Garrafas de alta qualidade de Shiraz, Cabernet Sauvignon, Merlot, Chardonnay e Sauvignon Blanc podem ser encontradas e degustadas na terra lá embaixo. O Barossa Valley, no sul da Austrália, fica a nordeste de Adelaide e é especializado em uvas Shiraz.

Como a Austrália está no Hemisfério Sul, a melhor época para visitar os vinhedos em Barossa Valley é durante a temporada de outono em abril e maio. Isso significa experimentar a colheita e provar as uvas Shiraz.

5/10 La Rioja, Espanha

La Rioja é uma região vinícola no norte da Espanha, popular principalmente por seu vinho tinto. Sua uva mais proeminente é a Tempranillo. Os vinhos espanhóis de Rioja são tipicamente um pouco doces e não muito secos. Eles tendem a ter um alto nível de acidez.

A região tem uma Batalha do Vinho em um festival de verão em junho e uma colheita de uva em setembro, tornando o verão e o início do outono as melhores épocas para visitar.

4/10 Vale do Douro, Portugal

A região vinícola do Vale do Douro é uma joia de Portugal e fica a uma curta distância do Porto. O Vale do Douro é mais conhecido pela produção de vinho do Porto, o vinho generoso específico da região norte do país.

O vinho do Porto é doce e é frequentemente servido como vinho de sobremesa para terminar uma refeição. A melhor época para visitar o Porto e fazer uma viagem de um dia ao Vale do Douro para provar esta deliciosa bebida é em abril e maio. Este é um momento agradável para explorar a área sem o intenso calor do verão ou densas multidões de turistas.

3/10 Napa Valley, CA, Estados Unidos

Napa Valley está localizado ao norte de San Francisco, Califórnia, na costa oeste dos Estados Unidos. O distrito é famoso pelas centenas de vinhedos e restaurantes com estrelas Michelin. Napa Valley é mais conhecido por seus vinhos Cabernet Sauvignon, que respondem por 40% da produção de vinho da região.

O auge da temporada turística em Napa Valley coincide com a época da colheita, que vai de agosto a outubro. Para quem quer uma experiência de degustação de vinhos de primeira, estes são os meses a visitar. No entanto, os viajantes que desejam escapar das multidões devem visitar na primavera, de março a maio.

2/10 Bordéus, França

Muitos viajantes vão para a França para ver Paris, mas os amantes do vinho sabem que Bordeaux é o lugar para se estar. Bordeaux é uma cidade portuária no sudoeste da França que produz vinhos tintos de classe mundial. Mais de 90% dos vinhos desta região são tintos, seja Merlot ou Cabernet Sauvignon.

Como a maior parte da Europa, os meses mais agradáveis ​​para visitar a França são de maio a novembro. No entanto, os viajantes que desejam experimentar a colheita da uva devem planejar sua viagem para setembro.

1/10 Toscana, Itália

A Toscana é um destino de sonho para os viajantes que procuram uma noite romântica, bebendo vinho, com vista para os vinhedos enquanto o sol se põe. A região produz principalmente uvas tintas Sangiovese, que aparecem na maioria dos vinhos tintos da Toscana, incluindo Merlots e Cabernet Sauvignons. Alguns dos vinhos tintos mais tradicionais da Toscana incluem Vino Nobile di Montepulciano e Brunello di Montalcino. Embora menos comuns, os vinhos brancos também saem dessa região, feitos a partir da uva Vermentino, nativa da Toscana.

De maio a outubro é a alta temporada para viajar para a Toscana por causa das temperaturas mais quentes e céu claro. No entanto, de setembro a outubro significa menos multidões e uma chance de experimentar a colheita da uva.