Embora o verão geralmente seja bom para o clima, há alguns detalhes que todos devem saber de antemão, especialmente durante uma visita à Grécia.
Seja o fascínio inabalável da história, como a terra de Sócrates e Platão – ou as paisagens de tirar o fôlego que pontilham a terra e o mar, a Grécia é um país devastadoramente belo. Claro, todo o trecho mediterrâneo é lindo e merece o olhar encantado de qualquer viajante. No entanto, a Grécia possui várias ilhas rústicas e sem carros, muitos monumentos históricos intrigantes situados em vários lugares românticos – e uma tradição culinária tão variada quanto deliciosa. Depois, há a hospitalidade grega contagiosamente desarmante. É quase como se eles estendessem o tapete vermelho para os visitantes.
Mas o que exatamente se deve esperar na Grécia durante uma visita de verão? Aqui está nossa opinião.
Como é o verão na Grécia
Entre as coisas a saber antes de visitar a Grécia, o clima e as estações devem estar no topo. E como o verão é o mês característico das viagens, é natural que desejemos saber como a estação se desenrola – e se comporta – durante as semanas e meses quentes. Mas, para compreender a paisagem climática completa, a Grécia tem quatro estações: verão, outono, inverno e primavera – todas ocorrendo em datas de calendário quase exatas como as dos Estados Unidos e da Europa. Portanto, pode-se planejar com confiança uma visita à Grécia sem antecipar as diferenças climáticas. O verão começa em junho e vai até o final de agosto. No entanto, as estações não são tão distintas quanto as dos Estados Unidos. Geralmente, o país vê duas longas estações de verão e inverno, com apenas breves interlúdios de outono e primavera. Portanto, enquanto tecnicamente o verão vai de junho a agosto, na realidade, as condições de verão começam em abril e vão até setembro.
Como seria de esperar, o verão na Grécia geralmente apresenta um aumento nos níveis de temperatura. Embora toda a Grécia seja geralmente quente no verão, o grau de calor varia, embora ligeiramente, de um lugar para outro. Em Atenas, junho – que é tecnicamente o primeiro mês de verão – verá uma variação nas temperaturas de 28,1ºC a 20,7ºC. Embora as partes do norte provavelmente sejam um pouco mais frias, às vezes a diferença não é nada para se escrever. Por exemplo, em Thessaloniki, enquanto as temperaturas mais altas em junho chegarão a 28,4ºC, um pouco mais altas do que em Atenas, as temperaturas mais baixas cairão para 17,3ºC, significativamente mais baixas do que em Atenas. Em Santorini, destino de viagem favorito de muitos, o mês de junho será um pouco mais ameno, assim como a maioria das ilhas do Mar Egeu, as temperaturas não devem ultrapassar os 26ºC. O efeito calmante da brisa do mar, sem dúvida, desempenha um papel.
Planejando uma visita de verão à Grécia? Aqui está o que esperar em julho
Julho é o mês mais quente da Grécia. Mesmo à noite, uma jaqueta será um fardo. Atenas, o célebre berço da civilização ocidental, geralmente se torna um ponto quente do verão – figurativamente e literalmente. Na verdade, Atenas tem a distinção de ser a capital mais quente da Europa – por causa de suas condições de verão sufocantes. As temperaturas sobem para uma máxima média de 30,9ºC ou caem para uma mínima de apenas 23,3ºC. Em Santorini e em muitas partes do Mar Egeu, julho normalmente também é o mês mais claro – quase sem nuvens no céu. É também o mais quente e o mais seco. É raro presenciar qualquer gota de chuva. Ainda assim, as áreas insulares do Mar Egeu podem ser um pouco mais frias do que Atenas ou a Grécia continental. Claro, as áreas do sul também experimentam os ventos Meltemi que varrem as áreas do mar Augean, diminuindo o efeito do calor sufocante. Por causa disso, as ilhas Cíclades podem ficar muito ventosas em julho. Isso é especialmente verdade em Mykonos, Evia, Tinos e Santorini. Além de dificultar a caminhada e o turismo, esses ventos persistentes podem tornar a natação impossível – até mesmo perigosa. Às vezes, eles também atrapalham os horários das balsas.
As ilhas mais ao sul perto do Mar da Líbia – como Creta – podem ficar extremamente quentes. As temperaturas de julho em Creta são em média de 26ºC. Karpathos, Rhodes, Zakynthos (provavelmente o mais quente da Grécia Jônica), Diaporos e Hydra também podem ver temperaturas muito altas em julho. As áreas ao redor das Montanhas Asterousia às vezes podem ser inóspitas. Em direção às regiões do norte da Grécia, extremamente famosas por suas paisagens montanhosas de tirar o fôlego, julho registra temperaturas médias de 31ºC e mínimas de 20ºC, especialmente em torno de Thessaloniki. Finalmente, e talvez felizmente, julho costuma ser o mês menos úmido na Grécia. Então isso torna o calor um pouco suportável.
Como é o clima em agosto na Grécia
Normalmente, eles serão uma diferença insignificante entre o clima de julho e o clima de agosto. As temperaturas podem cair meio grau Celsius – e isso será toda a queda. Os níveis de umidade ainda estarão nos mínimos de julho. As gotas de chuva estarão tão ausentes ou raras em agosto quanto em julho. Na verdade, em Atenas, agosto é o mês mais seco. No entanto, com relação à precipitação, as áreas do norte têm mais chuva do que outras regiões da Grécia (tanto em julho quanto em agosto) – e temperaturas noturnas mais baixas.
Isso é o que esperar do clima durante uma visita à Grécia durante o verão – claro, com pequenas variações.