Cabo Verde: onde cada ilha é uma aventura

A nação africana de Cabo Verde tem 10 ilhas, cada uma oferecendo uma fuga relaxante.

Praia da Laginha na cidade do Mindelo na Ilha de São Vicente em Cabo Verde via Shutterstock

Os turistas devem imaginar isso quando visitam a nação arquipelágica de Cabo Verde: o sol acolhedor sempre os acompanha enquanto eles visitam as ilhas. Com uma aguardente na mão e uma máquina fotográfica na outra, terão momentos frutíferos enquanto desfrutam da brisa do Atlântico e da paisagem marítima. Tirar a foto perfeita neste país africano é sempre possível. Ou seja, tomar uma dose de conhaque e uma foto do Instagram.

As 10 ilhas de Cabo Verde, localizadas ao largo do Senegal, rico em atrações turísticas, têm praias deslumbrantes e outros locais atraentes que impressionarão até mesmo os exigentes adoradores do sol. Este arquipélago ainda não está no radar de muitos turistas, por isso quem visita este destino encantador pode sempre ter umas férias com menos crowd.

10 Santo Antão

A montanhosa ilha de Santo Antão é um paraíso para os caminhantes. Ao chegar a este destino, alguns podem se perguntar como esta ilha está repleta de vegetação luxuriante e paisagens tão variadas.

Adicione a intocada costa atlântica e uma visita a Santo Antão significa estar em harmonia com a natureza todos os dias.

Dos vales fluviais aos planaltos, os caminhantes apreciarão a travessia dos rios enquanto apreciam as maravilhas da Mãe Natureza. Eles podem até avistar um ou dois bichos. As trilhas são desafiadoras, mas gratificantes, e uma repetição é obrigatória.

9 São Vicente

Quem quer pintar a cidade de vermelho não deve perder a noite de São Vicente. Tem uma próspera vida nocturna e cena carnavalesca, talvez porque a sua capital Mindelo seja a cidade natal da famosa cantora Cesária Évora.

Pela manhã, os turistas podem passear pela cidade e observar a agitação da vila de pescadores. Também podem conferir seus recantos naturais, como rios e Monte Verde.

Quando o sol se põe, é hora de festejar na praia e aproveitar o que significa viver a vida ao máximo.

8 São Nicolau

São Nicolau tem duas cidades principais: Tarrafal e Ribeira Brava. O primeiro situa-se junto ao mar, tornando-se facilmente um ponto de encontro para os amantes do oceano. Esta última, por sua vez, é cercada por montanhas e é conhecida por suas estruturas coloniais.

A ilha tem o melhor dos dois mundos: praias arenosas e trilhas cênicas. Há algo para todos em São Nicolau: os turistas podem se ocupar explorando as cidades, os banhistas podem aproveitar todo o sol e os caminhantes terão um dia sólido para as pernas.

7sal

A praia de areia branca do Sal fica deslumbrante nas fotos, ainda mais quando os turistas estão por lá. Os adoradores do sol se aglomeram nesta ilha, aproveitando a brisa, a beleza e a felicidade.

Quem não gostaria de visitar este lugar? Sua condição de água é perfeita para surf, mergulho, windsurf e kitesurf. Os turistas não só vão se divertir, mas também terão o vento como outro amigo.

Os pescadores também são bem-vindos, juntamente com os turistas que desejam conferir uma cratera de sal, uma piscina de lava e um jardim botânico, entre outros. Saudações ao Sal!

6 Boa Vista

Boa Vista tem tudo a ver com areia, areia e areia, porque não é apenas famosa por suas praias imaculadas, mas também por um deserto.

Possui várias praias, como Atalanta, onde pode ser visto um naufrágio; Cabral perto de uma capela abandonada; e Ervatão, Santa Mónica, Varandinha e Gatas, que fazem parte de reservas naturais.

Quem não se cansa da areia também pode explorar o Deserto de Viana, uma zona desértica acolhedora onde a paz está sempre ao seu alcance. Boa Vista também é conhecida pelas tartarugas, então os turistas devem ficar de olho nesses amigos de concha.

5 maio

Maio provavelmente tem algumas das melhores praias de Cabo Verde, se não do mundo. Eles permanecem protegidos do intenso desenvolvimento à beira-mar, para que os banhistas tenham momentos relaxantes, apreciando os sons das ondas quebrando ou fazendo uma leitura rápida.

Sua parte norte tem dunas e uma floresta, enquanto as cidades estão repletas de edifícios históricos.

Suas baías e lagoas são os locais perfeitos para relaxar após caminhadas ou passeios turísticos. Na pacata ilha do Maio, o som da natureza é uma canção de embalar.

4 Santiago

Santiago é a maior ilha de Cabo Verde e abriga Praia, a capital do país. Como tal, serve como porta de entrada para este destino africano. A Praia está repleta de pontos históricos e culturais, como museus. Dispõe ainda de vários miradouros para os amantes do oceano.

Praia, afinal, significa praia em português. A ilha também se orgulha da cidade de Cidade Velha, um Patrimônio Mundial da UNESCO, elogiado por seus assentamentos coloniais bem preservados, igrejas, fortaleza e praça da cidade. A ilha está sempre pronta para receber os visitantes, graças à hospitalidade dos cariocas.

3 Fogo

Os passeios na ilha do Fogo são únicos devido à presença de um majestoso vulcão Pico do Fogo. Embora ativo, o cume do vulcão pode ser alcançado após seis horas de caminhada, uma perspectiva atraente para os caminhantes que desejam experimentar algo novo.

A ilha produz um vinho único com alto teor alcoólico, algo a experimentar quando os turistas querem terminar o dia a relembrar as vistas e sons deslumbrantes do Fogo, que significa fogo em português. É de fato um destino quente.

2 bravas

Brava é a menor ilha de Cabo Verde, mas provavelmente tem as maiores ofertas. Sua vegetação é inigualável, desde os vales até os picos.

As flores desabrocham por toda parte, e a piscina natural da ilha tem águas cristalinas onde o reflexo do turista sempre pode ser visto sorrindo. Como deveriam, porque este destino é a forma superlativa do paraíso.

As trilhas são cênicas e suas cidades são tranquilas, então é fácil se apaixonar pela ilha. Da costa ao centro, a Brava é bravo!

1 Santa Luzia

Santa Luzia é a única ilha desabitada de Cabo Verde e está aberta apenas a pescadores e biólogos. Os turistas não estão impedidos de visitar a ilha, pois podem participar de barcos de pesca perto da ilha. A área é protegida, então os cientistas podem estudar suas espécies residentes. Sua extensa paisagem é composta por praias, dunas, costas acidentadas e Topona, seu pico mais alto.

Agora uma reserva natural, Santa Luzia está provisoriamente listada como Patrimônio Mundial. Os turistas devem entender que alguns destinos devem permanecer livres deles. Afinal, Cabo Verde tem outras ilhas fascinantes.