Vale a pena visitar El Salvador apenas por seus vulcões

Fascinado por todas as coisas vulcões? Veja por que você deve adicionar El Salvador (e seus passeios aos vulcões) à sua lista de desejos.

Vulcões de El Salvador

El Salvador é um país deslumbrante da América Central, cheio de ótimas praias para surfe, antigas ruínas maias, claro, vulcões pitorescos. El Salvador encontra-se no Círculo de Fogo do Pacífico e está sujeito a atividade tectônica significativa. Existem cerca de 20 vulcões potencialmente ativos neste pequeno país (seis deles são monitorados ativamente).

Embora muitos dos vulcões mais espetaculares do mundo estejam na Islândia e no Havaí, há muitos vulcões impressionantes para serem vistos em outros lugares. El Salvador às vezes é considerado o país mais perigoso do mundo, mas há muitas maneiras de se manter seguro enquanto viaja e desfruta deste país notável.

El Salvador e seus vulcões

Existem 170 vulcões compactados em El Salvador (e este é apenas um pequeno país – do tamanho de Nova Jersey). É um país muito ativo vulcanicamente com muito para ver. https://www.thetravel.com/safety-tips-for-dangerous-cities/

  • Círculo de Fogo do Pacífico: El Salvador encontra-se no anel de fogo do Pacífico
  • Terremotos: A capital, San Salvador, foi destruída por terremotos em 1756 e 1854

O país tem mais de vinte vulcões considerados ativos e dois deles – San Miguel e Izalco – estiveram ativos nos últimos anos. El Salvador tem uma longa história de vulcanismo. No século V dC, o vulcão Ilopango entrou em erupção e os fluxos piroclásticos que se seguiram destruíram as cidades maias da região.

Izalco – O “Farol do Pacífico”

Izalco é um estratovulcão ativo localizado ao lado do vulcão Santa Ana, no oeste de El Salvador. Esteve em um estado quase concorrente da erupção de 1770 (quando se formou) a 1958 e foi apelidado de “Farol do Pacífico”.

  • formado: 1770
  • Em erupção: De 1770 a 1956
  • Apelido: Farol do Pacífico

Durante uma erupção em 1926, a aldeia de Matazano foi soterrada e cerca de 56 pessoas perderam a vida. O vulcão destruiu terras valiosas que haviam sido usadas para o cultivo de café, cacau e cana-de-açúcar.

Hoje Izalco é um destino popular para turistas e se tornou um ícone nacional (apresentado na antiga nota de 10 colóns. O vulcão está quieto por enquanto, mas pode entrar em erupção novamente.

Izalco está localizado dentro do Parque Nacional Cerro Verde de El Salvador (Parque Nacional Cerro Verde). É uma das trilhas mais desafiadoras dos parques e leva cerca de 3 horas (só ida) para chegar ao cume (apenas 6.404 pés (1.952 metros).

  • Cume: 6.404 pés, 1.952 metros
  • Caminhada: Cerca de 3 horas
  • Cratera: Cratera de 820 pés e 250 metros de largura

Embora seja um bebê virtual em comparação com outros vulcões da região, é um dos vulcões mais jovens do mundo. Seu cone quase perfeito permanece lunar e sem vegetação.

Vulcão Santa Ana

Talvez o vulcão mais popular em El Salvador para explorar seja o vulcão Santa Ana (ou Ilamatepec). É um grande estratovulcão e o vulcão mais alto do país.

  • Altura: 7.812 pés ou 2.381 metros

O cume desabou durante o final do Pleistoceno em um evento que produziu uma enorme avalanche de detritos que teria atingido o Oceano Pacífico (formando a Península de Acafutla. Mas esse não foi o fim da história do vulcão, erupções posteriores reconstruíram o vulcão. Hoje, quatro caldeiras aninhadas e crateras vulcânicas são características no cume de Santa Ana.

  • 1722 Erupção: Os respiradouros San Marcelino de Santa Ana entraram em erupção em 1722 destruindo a vila San Juan Tecpan.

Em outras partes do país, San Miguel é outro vulcão notável. É um estratovulcão na parte centro-leste do país. A última vez que entrou em erupção foi em 29 de dezembro de 2013, e expeliu cinzas e fumaça para o céu, provocando a evacuação de milhares de pessoas ao redor do vulcão.

Excursão de caminhada no vulcão Santa Ana + passeio turístico pelo lago Coatepeque

Este passeio leva ao cume do vulcão Santa Ana – o pico mais alto de El Salvador. O passeio inclui uma caminhada moderada de dia inteiro no Parque Nacional Cerro Verde. A subida de Santa Ana tem cerca de 4 horas de dificuldade média. No topo, será recompensado com vistas de Izalco (o “farol do Pacífico listado acima), Lago Coatepeque, Cerro Verde, o oceano e a pitoresca caixa de Santa Ana.

  • Pico: 7.822 pés ou 2.384 metros
  • Duração: Cerca de 9 horas
  • Linguagem: Inglês
  • Incluído: Pickup de hotéis selecionados, almoço
  • Preço: A partir de US$ 75,00

Gorjeta: Atualize para ter um guia particular

Excursão combinada: vulcões, lago e locais maias, incluindo Joya de Ceren

Pode-se também misturar os passeios pelos vulcões com passeios pelos sítios maias do país. Este passeio misto oferece uma pick-up no hotel e um dia inteiro explorando os vulcões, lagos e antigos sítios maias de El Salvador.

Você verá Izalco, Santa Ana e Cerro Verde e seus ecossistemas únicos. Confira o belo Lago Coatepeque antes de explorar o sítio arqueológico ‘Joya de Ceren’ da era maia, bem como a cidade pré-colombiana de San Andrés.

  • Duração: Cerca de 9 horas
  • Joya de Cerén: Listado como Patrimônio Mundial da UNESCO
  • Preço: A partir de US$ 99,00