Conhecida como a Catedral de Sal, esta Igreja Católica Romana tem uma longa história na Colômbia e atrai milhares de visitantes todos os anos.
Onde quer que os espanhóis católicos tenham colonizado, eles construíram muitas igrejas e catedrais grandes e majestosas. Depois de destruir o antigo recinto sagrado dos astecas, eles construíram a magnífica Catedral Metropolitana na Cidade do México. Mas talvez uma das mais incomuns no mundo de língua espanhola seja a Catedral de Sal de Zipaquira, perto da cidade de Zipaquira, na Colômbia.
É uma igreja católica romana subterrânea construída nos túneis de uma mina de sal a 200 metros ou 660 pés de profundidade. A Catedral de Sal é um destino turístico e um local de peregrinação dentro do país. A Catedral é considerada uma das mais impressionantes realizações arquitetônicas colombianas, com alguns até chamando-a de Jóia da Arquitetura Moderna.
A História da Catedral de Sal
As formações geológicas que compõem as jazidas de Zipaquira foram formadas há cerca de 250 milhões de anos, ao se elevarem acima do nível do mar – ao mesmo tempo em que se formou a Cordilheira dos Andes. 250 milhões de anos atrás é a época mais antiga dos dinossauros.
A catedral é notável, situada nas antigas minas de sal de onde milhões de toneladas de sal-gema foram extraídas nos grandes duzentos anos. Na verdade, essas minas de halita foram exploradas muito antes da era européia nas Américas. Eles foram usados pela cultura Musica desde o século 5 aC.
A igreja salina vem de origens modestas. A mineração nessas cavernas era muito perigosa. A princípio, eram apenas os mineiros rezando em um pequeno santuário que construíram dentro das cavernas. Eles rezavam para o santo padroeiro dos mineiros para protegê-los dos perigos da mineração – como explosões, gases tóxicos e outros perigos da mineração.
- Virgem do Rosário de Guasa: O padroeiro dos mineiros
- Primeiro Santuário: Construído na década de 1930
- Fechadas: A Primeira Igreja Foi Fechada Por Problemas Estruturais
O governo colombiano foi persuadido a converter os espaços vazios em uma igreja em 1953, mas foi fechado em 1990 devido a problemas estruturais. Então 127 mineiros e alguns escultores foram trazidos para construir a catedral que se pode ver e apreciar hoje (está 200 pés abaixo da catedral original). A nova catedral foi concluída em 1995.
A Catedral de Sal Hoje
A Catedral de Sal não é tecnicamente uma catedral, pois não tem um bispo e, portanto, não tem status oficial de catedral dentro do catolicismo. No entanto, consegue atrair cerca de 3.000 visitantes aos domingos.
- Visitantes aos domingos: Cerca de 3.000 Visitantes
Hoje, visitar a Catedral de Sal é uma excursão fácil saindo de Bogotá. Está localizado a apenas cerca de 49 quilômetros ou 30 milhas ao norte de Bogotá, a uma altitude de cerca de 2.652 metros ou 8.700 pés.
- Localização: 49 quilômetros ou 30 milhas ao norte de Bogotá
O túnel que leva à Catedral de Sal foi descrito pela NPR como se parecesse “mais como um atalho para as entranhas da terra. É escuro e úmido, com um leve cheiro de enxofre no ar”. Mas depois de caminhar ao longo da passagem por algumas centenas de metros (jardas), o poço se alarga para revelar ícones católicos romanos – e eles são esculpidos em sal.
A época mais movimentada da catedral é durante a Páscoa, quando milhares de pessoas assistem aos serviços para marcar a crucificação e ressurreição de Jesus Cristo.
Na parte inferior, a catedral se abre. Aqui existem três naves com uma representando o nascimento de Jesus, outra a vida e outra a morte de Jesus. A Catedral de Sal é completa com uma cúpula de basílica, cruz do chão ao teto iluminada com luzes roxas, bancos e candelabros.
- Estações da Cruz: Na Entrada da Igreja, Tem 14 Capelinhas Que Representam As Vias Sacras E Contam A Última Viagem De Jesus
- Nas Estações: Em cada uma das estações há uma cruz e várias plataformas de ajoelhamento
- Colunas: Há quatro grandes colunas cilíndricas que representam cada um dos quatro evangelistas
A catedral está equipada com um gerador elétrico e há acesso de veículos ao espaço interno, mas apenas em caso de emergência.
- Visitantes: Cerca de 600.000 visitantes anualmente
Visitando a Catedral hoje
- Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta das 9h às 16h30 | Sábados E Domingos das 9h às 17h | Missa dominical: às 13h
Observação: Animais de estimação, comida, álcool e fumo são proibidos dentro da catedral
Pode-se encontrar todas as informações sobre a visita à catedral em seu site oficial. Pode-se ver quais eventos estão sendo realizados na catedral e uma história completa de sua história. O site é apenas em espanhol!
Na Europa, quando a Sagrada Família estiver concluída, será a maior igreja do mundo e é uma parada obrigatória para quem visita Barcelona.