Arte da barganha: por que todo viajante deve ter essa habilidade

Negociar no exterior não é algo que muitos viajantes consideram, mas é uma ferramenta muito útil – especialmente para compradores ansiosos.

dois viajantes caminhando por um mercado ao ar livre

Sim, os preços no mundo ocidental e europeu podem ser constantes, mas em outras partes do mundo não são e os produtos que vêm com preços exorbitantes geralmente não são tão caros. Os vendedores simplesmente aumentam os preços para arrancar o dinheiro dos ingênuos. É por isso que habilidades de negociação são necessárias. É uma importante habilidade de viagem que garante que os viajantes obtenham as melhores ofertas e economizem alguns dólares extras.

A barganha é ainda mais útil quando em um local completamente desconhecido. Os habitantes locais têm essa capacidade de identificar os viajantes à distância, por isso é quase certo que eles já saibam que o viajante ingênuo não está familiarizado com os preços locais. Mas enquanto eles planejam como inflar os preços, os viajantes que têm habilidades de barganha os pegam de surpresa.

Apresentação e Abordagem

O primeiro passo para um bom negócio é uma boa abordagem, pois abre caminho para uma boa comunicação e, com sorte, uma transação satisfatória.

Aproxime-se com um sorriso

Lembre-se de que não é um confronto aberto entre dois países sobre quem fica com a terra extra na fronteira, é apenas uma simples barganha com um local. Aborde os vendedores com um sorriso caloroso. Deixa todo mundo relaxado e vai amolecer um pouco o coração do vendedor.

Tente Dizer Uma Palavra No Idioma Local Ou Simplesmente Cumprimente Com O Gesto Cultural

Uma conexão mais forte é construída instantaneamente se os viajantes puderem se comunicar no idioma local. Apenas algumas frases simples são suficientes para fazer o truque. Um gesto de saudação (é outra coisa a acrescentar à tática de abordagem. Em um país como a Índia, o namastê a saudação ajudará bastante a aliviar essa tensão para o início da barganha.

Começando a barganha

Existem regras a serem seguidas cuidadosamente para obter os melhores negócios e não precisam ser seguidas simultaneamente, mas lembre-se de não esquecê-las.

Sempre comece a barganhar muito abaixo do preço proposto

Alguns vendedores são tão gananciosos que podem começar com o preço de venda mais que o dobro do preço real do produto, especialmente quando o viajante está vestido com prestígio e parece rico como Elon Musk. É aqui que esse número de regra deve ser usado. Os viajantes podem começar seu preço de barganha pela metade ou um pouco mais da metade do preço proposto pelo vendedor. Isso coloca o comprador e o vendedor em situações difíceis para que o jogo comece a partir daí. Os vendedores perdem instantaneamente mais da metade de seu poder de barganha quando os compradores fazem isso. Pega-os de surpresa e é ainda mais contundente quando vem de um viajante que eles achavam ingênuo. Se bem feito, é quase certo que o preço de venda diminuirá. Isso também dá mais espaço para o viajante aumentar gradualmente o preço até que ambas as partes cheguem a um preço acordado.

Aposte no seu preço

Muitos fornecedores têm habilidades de persuasão e experiência em convencer compradores. Eles sabem o que dizer para tornar o produto mais atraente. Eles podem até alegar que o produto com preço não pode ser encontrado em nenhum outro lugar do mundo. Os viajantes não devem deixar que isso os afete. Na maioria dos casos, há outro vendedor a poucos metros por perto, vendendo a mesma coisa.

Quando não houver sinal de acordo, prepare-se para sair

Muitas vezes, os vendedores não querem perder clientes em potencial, portanto, quase certamente os chamarão de volta e farão uma oferta melhor. Para fazer isso funcionar, tem que ser feito corretamente. Os viajantes precisam fazer parecer que estão realmente saindo e, às vezes, podem sair no caso de o vendedor não ligar de volta. Chama-se experimentar opções melhores.

Explore mais de um vendedor

Nem todos os fornecedores procuram extorquir dinheiro de turistas desavisados ​​e explorar dois ou mais fornecedores é a melhor maneira de obter o preço real de mercado do produto. Alguns optarão por vender a um preço muito inferior ao preço proposto pelo fornecedor anterior. Observe que os preços de diferentes vendedores podem não ser os mesmos, mas certamente estarão dentro de uma determinada faixa de preço, que geralmente é o preço real de mercado do produto.

Aviso quando o vendedor está desconfortável

Os humanos exibem alguns sinais quando estão inquietos ou insatisfeitos com as coisas que ouvem ou veem, e a capacidade de ler esses comportamentos nos humanos é de ouro. É fácil identificar quando os viajantes atingiram um preço abaixo do preço real do produto. Os vendedores podem ficar ansiosos, inquietos ou até chateados. O sinal mais comum exibido pelos vendedores é uma forte discordância e perda de interesse na barganha quando eles não concordam com o preço. Para não incomodar o vendedor e manter a conversa, esta é a hora de começar a aumentar seu lance para que a outra pessoa (o vendedor) saiba que você ainda está interessado no produto.

Concluindo o negócio e fazendo o pagamento

O jogo eventualmente precisa chegar ao fim e essas dicas deixarão ambas as partes sorrindo após a conclusão da transação.

Concorde com um preço e mantenha-o

Após a conversa, os viajantes podem chegar ao preço que podem pagar. Uma vez feito isso, não há como voltar atrás. Os viajantes devem certificar-se de que mantêm sua palavra assim que a derem. Voltar depois de concordar com o vendedor sobre um preço é desrespeitoso.

Não traga dinheiro até que a barganha esteja completa

Lembre-se que os vendedores avaliam os viajantes antes de dar preços e a barganha só ficará mais difícil se o vendedor vir um monte de dólares na posse do comprador. O dinheiro só deve ser visto na hora de efetuar o pagamento.

Saia de forma amigável

Algumas barganhas levam a transações concluídas, enquanto outras não, mas, em qualquer caso, certifique-se de sair de maneira amigável. É doloroso para os vendedores ver um cliente partir para um vendedor diferente sem comprar sua mercadoria, mas esse sentimento pode ser amenizado saindo de uma maneira boa. É apenas uma pechincha e um desacordo sobre o preço não deve fazer com que nenhum viajante rebaixe o produto e deixe o fornecedor desrespeitosamente.

Seja atencioso

Negociar é importante, mas não necessário em algumas situações. Alguns vendedores não merecem isso. Pode ser o bilhete para a próxima refeição ruim, por isso cabe aos viajantes mostrar consideração nesses casos.

Deixe uma dica

Assim que ficar claro que o negócio foi bom, deixe uma gorjeta para valorizar o vendedor. Isso deixa o vendedor feliz e até deixa o cliente mais feliz.