Como adicionar um toque histórico a uma onda de compras em Londres

Os turistas podem encontrar uma lembrança nas muitas lojas especializadas e lojas de departamento de Londres que datam do início do século XVIII.

Fortnum & Mason, Londres Shutterstock

Quer as férias em Londres durem apenas alguns dias ou algumas semanas, os passeios turísticos podem manter os turistas ocupados o dia todo, todos os dias, com visitas a museus, monumentos e dezenas de locais históricos. Mas, como a maioria dos viajantes deseja levar uma lembrança de Londres para casa, o tempo reservado para as compras costuma fazer parte do itinerário.

O histórico da cidade combina perfeitamente com uma excursão de compras, considerando que Londres tem sido um importante local de comércio desde a época romana e porque uma série de lojas e lojas ainda em operação estão em atividade desde o início do século XVIII. Em muitos casos, sua longevidade não é sua única reivindicação à fama; eles também podem ter recebido um Mandado Real de Nomeação das famílias reais que governavam a época. Os mandados eram, e ainda são, o reconhecimento de que as lojas fornecem bens ou serviços regularmente à rainha, ao duque de Edimburgo e ao príncipe de Gales.

As lojas mais antigas de Londres e as lojas que receberam garantias têm o direito de exibir o Royal Coat of Arms, e a maioria o faz, como uma espécie de distintivo de honra, sinalizando que seus produtos são bons o suficiente para a realeza.

Lojas de departamento icônicas datam de centenas de anos atrás

Fortnum & Mason, a loja de departamentos sofisticada na 191 Piccadilly, vende uma grande variedade de artigos para casa e presentes, mas é mais conhecida por suas especialidades com foco em comida e seu enorme refeitório, onde os turistas podem se deliciar com um tradicional chá da tarde. A empresa, que data de 1738, também tem lojas no Aeroporto Internacional de Heathrow e na estação St. Pancras.

A loja também pode ser considerada uma das primeiras a oferecer o que era conhecido como comida portátil quando começou a vender o Scotch Egg, um favorito britânico, em 1738. É um ovo cozido envolto em linguiça e coberto com farinha de rosca, depois frito . No século 18, era comercializado para viajantes que saíam da cidade e queriam um lanche para levar. Ainda é um best-seller hoje. Os turistas podem comprar aqui lembranças britânicas clássicas, como coleções de chá, cestas de piquenique, decorações para festas, joias e artigos de papelaria, entre outros itens.

A Harrod’s, outra das icônicas lojas de departamento de Londres, fica em Knightsbridge, na Brompton Road. Não tão antiga quanto a Fortnum & Mason, a Harrod’s abriu como uma loja de um cômodo em 1824, vendendo principalmente roupas de cama. Ela se expandiu para oferecer chá e mantimentos e hoje é conhecida por vender roupas, utensílios domésticos, presentes e muito mais em seus mais de 300 departamentos. Assim como sua concorrente Piccadilly, a Harrod’s tem uma loja no aeroporto de Heathrow.

A Harrod’s também é conhecida como o local de uma das primeiras escadas rolantes, conhecida como escada móvel, em 1898. Uma grande atração turística, o lema da Harrod’s desde sua inauguração tem sido Omnia omnibus ubique, que é latim para todas as coisas, para todas as pessoas , em toda parte. Os turistas encontrarão roupas, itens de decoração para casa, delícias culinárias e itens de luxo, como joias, perfumes e presentes de alta qualidade, como prata e estanho.

Um ‘Empório da Alegria’ e outras lojas centenárias abundam

Encontre um presente divertido para levar para casa para os mais novos na Hamley’s, a loja de brinquedos mais antiga de Londres. Inaugurada em 1760, a loja mudou-se para sua localização atual na Regent Street em 1881 e hoje vende mais de 50.000 brinquedos diferentes. Seu sucesso ao longo dos anos levou a uma enorme expansão para 60 locais em todo o mundo.

Fundada por William Hamley, a loja era amplamente conhecida como o empório da alegria e reivindica um mandado real. Os visitantes encontrarão todos os brinquedos imagináveis ​​nesta loja, incluindo jogos, quebra-cabeças, miniferrovias, bonecas, marionetes, kits de ciências, videogames e robótica.

Aqui está um livro imperdível para os amantes de livros. A livraria de referência de Londres, Hatchards, é a mais antiga da cidade, fundada em 1797 por John Hatchard. Localizada na 187 Piccadilly, ao lado da Fortnum & Mason, a loja é conhecida por sua coleção de livros raros, livros de primeira e edição limitada e livros assinados pelo autor. A loja possui vários mandados reais e também está localizada na estação St. Pancras.

Faça compras na elegante Savile Row. Considerada o coração da alfaiataria sob medida inglesa, a Henry Poole & Co. começou como uma pequena loja de tecidos de linho em 1806, de propriedade de James Poole. O negócio da família foi passado para o filho Henry e, no início de 1900, cresceu para empregar cerca de 300 alfaiates. O negócio de Savile Row tinha uma clientela famosa, incluindo Charles Dickens e membros da família real. Os visitantes podem comprar ternos, gravatas, lenços e outros trajes clássicos.

Os amantes de fragrâncias apreciarão a Floris, fundada em 1730 na Jermyn Street, perto de Piccadilly. É a mais antiga vendedora de perfumes de Londres, e seus produtos ainda são produzidos artesanalmente em uma perfumaria localizada atrás da loja de varejo. Também tem sua parcela de clientes famosos; uma cópia da loja de um recibo é assinada por Winston Churchill.

Os artistas vão querer visitar a L. Cornelissen & Son, a loja de materiais para artistas fundada em 1848 pelo litógrafo belga Louis Cornelissen. A loja sofisticada na Great Russell Street vende pincéis, papéis, telas, pigmentos em pó, tintas e materiais para dourar, entre outras necessidades dos artistas.