Como as viagens para Abu Dhabi mudaram nos últimos 20 anos

Nas últimas duas décadas, Abu Dhabi passou por uma série de mudanças, e esta é a maior diferença entre as viagens para este império.

passarela à beira-mar de abu dhabi

Os Emirados Árabes Unidos quebraram consistentemente recordes de desenvolvimento mais rápido do que qualquer outro lugar na história. Nas últimas duas décadas, a capital, Abu Dhabi, transformou-se em uma das metrópoles mais glamorosas do mundo, passando de uma península desértica tribal a um destino luxuoso de negócios, educação e turismo para os ricos. É assim que as viagens para Abu Dhabi mudaram nos últimos 20 anos.

Em 2001, menos de meio milhão de pessoas viviam em Abu Dhabi. Hoje, esse número triplicou. A economia e a infraestrutura da cidade se expandiram para atrair e acomodar mais de um milhão e meio de habitantes. No entanto, mais do que residentes, a cidade está repleta de turistas e visitantes de todo o mundo. Antes da pandemia de Covid-19, Abu Dhabi recebia cerca de 12 milhões de visitantes por ano. O que exatamente esses milhões de pessoas estão se reunindo para ver e como uma cidade anteriormente obscura no deserto se tornou um centro turístico tão atraente?

Os verões em Abu Dhabi são opressivamente quentes. Este é o maior desafio da cidade. Em todo o Oriente Médio, a solução para o calor é a presença de shoppings. Como estar ao ar livre é quase impossível nos meses de verão, residentes e visitantes se retiram para a felicidade com ar-condicionado dos shoppings ornamentados. Os shoppings em Abu Dhabi são marcos arquitetônicos e culturais, atuando como um oásis para restaurantes de luxo, atividades emocionantes e acomodações luxuosas, além de lojas de varejo.

Os dois primeiros grandes shoppings de Abu Dhabi foram construídos há apenas vinte anos. O shopping Abu Dhabi e o shopping Marina são itens essenciais da capital. Este foi o primeiro passo na engenharia da metrópole para se tornar um centro global.

Em 2003, os Emirados Árabes Unidos operacionalizaram sua companhia aérea de grande sucesso – a Etihad Airways. Com sede em Abu Dhabi, a companhia aérea conectou a cidade com o resto do mundo, tornando-a significativamente mais barata e fácil de visitar do que nunca. Hoje, a Etihad está classificada como parte dos principais 20 companhias aéreas do mundo.

Aproveitando o momento, o primeiro grande resort de luxo foi inaugurado em Abu Dhabi em 2005. O Emirates Palace é um hotel cinco estrelas com quartos opulentos, completos com banheiras de hidromassagem e serviço de mordomo. Este resort palaciano tem uma praia particular, quadra de tênis, spa e praticamente tudo que um turista ultra-rico poderia imaginar.

  • Hotel: Palácio dos Emirados
  • Endereço: West Corniche, Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos
  • Preço por noite: $ 602 por noite para a suíte Coral Twin; $ 10.600 por noite para a suíte Palace de três quartos

Em 2007, um dos locais de culto mais emblemáticos foi construído em Abu Dhabi. A Grande Mesquita Sheikh Zayed é uma obra-prima arquitetônica, atraindo milhões de turistas e peregrinos todos os anos. É a maior mesquita do país e abriga livros raros sobre teologia, caligrafia e ciência. A mesquita foi construída com pedras preciosas de todo o mundo, incluindo milhares de cristais Swarovski em apenas um dos lustres.

No ano seguinte, em 2008, para facilitar o transporte dentro da cidade, foi operacionalizado o primeiro serviço público de ônibus. Antes disso, visitantes e moradores dependiam inteiramente de carros e táxis. No primeiro ano, o ônibus era totalmente gratuito e servia ao distrito comercial central e aos subúrbios vizinhos. Também ligava as várias ilhas que compõem a capital.

Até então, a cidade havia estabelecido infraestrutura suficiente para o turismo de massa, então, em 2009, Abu Dhabi sediou o Grande Prêmio, tornando-se o centro das atenções globais. Nesse mesmo ano, começou a construção do Louvre de Abu Dhabi, irmão do icônico museu de mesmo nome em Paris. Este museu equivalente possui obras de arte raras das profundezas da história, todas alojadas em uma das estruturas arquitetônicas mais exclusivas do mundo. É descrito como o maior projeto cultural da França no exterior.

No ano seguinte, aproveitando o afluxo de turismo, foi inaugurado o Ferrari World. A empresa italiana de carros esportivos criou um amplo campus, exibindo o verdadeiro poder da marca Ferrari. Funciona como tudo, desde um mercado sofisticado até um parque de diversões.

Em 2011, em mais um feito extraordinário de globalismo e sucesso econômico, o Museu Guggenheim foi inaugurado em Abu Dhabi. Esta é a versão estrangeira do icônico museu da cidade de Nova York, competindo com o original em termos de valor cultural e estilo.

No mesmo ano, Abu Dhabi ergueu uma homenagem arquitetônica pós-moderna à Torre Inclinada de Pisa. A torre Capital Gate é a torre inclinada futurista de néon do Oriente Médio, dotando a região de um marco que simbolizará sua ascensão ao sucesso nos séculos vindouros.

Em 2014, uma das maiores e mais caras universidades abriu um campus em Abu Dhabi. A Universidade de Nova York fez parceria com o governo de Abu Dhabi para expandir a importância educacional do Oriente Médio, recebendo professores e acadêmicos proeminentes de todo o mundo. Há mais de mil anos, o Levante era um centro global de comércio e ensino superior. A inauguração da NYU Abu Dhabi é um renascimento simbólico desse legado e status perdidos no mundo moderno.

Pode-se argumentar que o evento mais significativo para comemorar a transformação de Abu Dhabi ocorreu em 2019. O país e a região como um todo são definidos por sua identidade islâmica há séculos. Quando o Papa Francisco visitou Abu Dhabi, isso mudou. Foi a primeira vez na história que um Papa visitou a Península Arábica. Com o estabelecimento do reconhecimento diplomático oficial pelo líder eclesiástico do Ocidente católico, Abu Dhabi tornou-se oficialmente um polo econômico e turístico global, a par de grandes cidades como Nova York, Hong Kong e Londres.