Como explorar o Lago Ness e se divertir sem o monstro

Existem cerca de 500 milhões de anos de história em torno de Loch Ness, e absolutamente nada disso tem a ver com seu lendário monstro.

Vista do castelo no Lago Ness

Existe apenas um “lago” na Escócia. Caso contrário, a Escócia não tem “lagos”, tem “loches” (pequenos riachos também são chamados de “queimaduras” aqui e as colinas são “vales”). Loch Ness é o segundo maior lago da Escócia depois de Loch Lomond no sul perto de Glasgow. Loch Ness fica nas deslumbrantes Highlands escocesas e cerca de 23 milhas a sudoeste da cidade mais ao norte de Inverness. Este grande lago corta a Escócia e é cercado por montanhas e colinas – ou vales.

Se você visitar Loch Ness, não espere ver águas azuis cristalinas, pois a água é muito turva e a visibilidade da água é excepcionalmente baixa. Isso se deve à turfa bastante alta no solo ao redor do Loch (isso acrescenta a lenda de que algo pode estar lá embaixo). Loch Ness é apenas uma das razões pelas quais a Escócia é um sonho de férias.

Lago Ness: os fatos

  • Área de Superfície: 22 milhas quadradas ou 56 quilômetros quadrados
  • Tamanho: Segundo maior da Escócia
  • Ponto mais profundo: 230 metros ou 755 pés
  • Maior: Maior em Volume nas Ilhas Britânicas
  • Infelizmente: Não é o lar de um monstro aquático

Embora este mais famoso dos Loches escoceses possa não ser o lar de uma velha e solitária fera aquática e indescritível, é um lago deslumbrante. Ele está situado no coração das terras altas escocesas e a área é de tirar o fôlego.

É estranho quantas vezes as histórias de monstros como o Monstro do Lago Ness e o Pé Grande descrevem um único monstro e não uma população deles – mais ou menos como King Kong, todo solitário na Ilha da Caveira. Mas isso não significa que o lago está desprovido de vida, há peixes e enguias abundantes habitando o lago, mas, por outro lado, há pouco mais de peixe nesse corpo escuro de água.

Desde então, a famosa “fotografia do cirurgião” de 1934 demonstrou ser uma farsa (se não for popular) e o lago foi extensivamente escaneado por sonar para acabar com a velha questão.

É claro que há outras coisas para ver e fazer além de perseguir pistas falsas proverbiais.

Castelo de Urquhart

O estranhamente chamado Castelo de Urquhart é um impressionante castelo em ruínas que fica acima do Loch e oferece uma vista pitoresca do lago e da área circundante. As atuais ruínas do castelo datam dos séculos 13 a 16 e foram construídas sobre fortificações anteriores. O castelo desempenhou papéis em diferentes guerras escocesas e foi concedido ao clã Grant em 1509. Foi parcialmente destruído em 1692 durante a rebelião jacobita para evitar que fosse usado pelas forças jacobitas. Hoje é um dos castelos mais visitados da Escócia.

  • Castelo Urquhart: Um dos castelos escoceses mais populares

Forte Augusto Abadia

Também conhecida como Abadia de São Bento, foi um mosteiro beneditino escocês e também fica perto do Lago Ness. Foi concluído em 1880 e iniciado como parte do desejo de John Crichton-Stuart de restaurar o monaquismo na Escócia. Para ser construído, o antigo Forte Augusto teve que ser desmantelado (o forte foi construído em 1729 e foi construído para suprimir os mesmos jacobitas). Funcionou até a década de 1990. Hoje é um dos edifícios mais espetaculares nas proximidades do Lago Ness.

Centro e Exposições do Lago Ness

Se você está ansioso para aprender sobre a história do mito do Monstro do Lago Ness, confira o Loch Ness Centre & Exhibition. Está aberto há mais de 30 anos (na verdade, será reaberto em agosto de 2021, depois que os danos causados ​​pelas enchentes forem reparados). O centro possui uma exposição abrangente com multimídia em 17 idiomas diferentes. A exposição explora cerca de 500 milhões de anos de história (incluindo mistérios naturais e lendas) em torno do Lago Ness e as histórias por trás de seu famoso monstro indescritível – o “Nessie” (como é chamado localmente).

  • Taxa de admissão: £ 8,45 ou $ 11,50 (adultos) / £ 23,95 ou $ 33,00 (família)

Cruzeiro no Lago Ness

Se você gostaria de sair no Loch, o Loch Ness Centre & Exhibition também oferece passeios em seu navio, o “Deepscan”. É nomeado após a expedição para o Projeto Loch Ness. O cruzeiro sai todos os dias de hora em hora do Loch Ness Center. Você terá uma visão do deslumbrante Castelo de Urquhart listado acima e estará procurando o lendário Nessie com o equipamento de sonar a bordo do navio. Para aqueles que estão esperançosos – quem sabe se você será o primeiro a encontrar algo nas profundezas das águas turvas.

Os cruzeiros no Deepscan acontecem entre a Páscoa e outubro e podem levar até 12 pessoas a bordo. Você não pode reservar ingressos on-line, portanto, precisará ir diretamente ao centro.

Compras e Café

Claro, há um ótimo café e restaurante no local para você relaxar enquanto aprecia as Highlands escocesas, lar de seus monstros místicos. O centro também vem com uma loja. Aqui você pode comprar todos os nicknacks e lembranças do Monstro do Lago Ness. Mas as compras não se limitam à velha Nessie. Você pode escolher entre uma variedade completa do melhor uísque da Escócia, bem como itens escoceses obrigatórios, como kilts.

Loch Ness é um dos maiores e mais impressionantes lagos das Terras Altas da Escócia, com ou sem o velho Nessie.