Dicas valem para homens e mulheres que têm algum cosmético com cheiro especial.
O ser humano é vaidoso desde sempre, seja utilizando adornos para identificação dentro de um grupo nos primórdios das sociedades, ou então para render likes nas redes sociais como acontece atualmente. Porém, os melhores perfumes só podem ser sentidos pessoalmente, e você provavelmente vai querer que essa sensação seja prolongada.
Existem algumas técnicas que fazem o perfume durar mais tempo no corpo, e sem a necessidade de exagerar na quantidade de produto para obter um melhor resultado. A seguir você confere sete dicas para encantar todos ao seu redor com o seu perfume favorito.
Como o perfume reage com a pele humana?
Antes de tudo, é importante saber como os perfumes interagem com o tecido humano. Você já deve ter comprado ou conhece alguém que comprou um perfume, mas o cheiro não ficou exatamente igual depois de aplicado. Isso acontece, pois, cada organismo reage com fragâncias de diferentes formas, mesmo sendo compostos dos mesmos elementos.
O perfume é uma combinação química, com extratos naturais, óleos e outros ingredientes que interagem com as moléculas presentes na pele. Essa interação pode alterar o cheiro original do perfume por diversos fatores, alguns inclusive ficando mais intensos, mesmo com fórmulas mais suaves.
Dicas para o perfume durar mais em você
Sabendo que nem todo perfume vai ter a mesma interação com todo tipo de pele, é hora de dar as dicas que podem fazer a fragrância durar mais tempo no corpo, para aquele casamento, jantar, festa ou até mesmo momento de autocuidado em casa.
A maioria dos perfumes contém álcool em sua composição, e o contato direto com a luz, principalmente solar, pode prejudicar a fixação do perfume no corpo. O ideal é deixar em uma caixa tampada ou no armário, protegido também de grandes variações de temperatura, o que é comum no banheiro com o vapor da água, especialmente em dias frios.
O momento ideal para aplicar um perfume antes de sair é após o banho e momentos antes de vestir as roupas. Isso aumenta a fixação do perfume, já que não existe nenhum outro produto impedindo o contato do líquido com a pele. Usar perfumes antes de vestir as peças evita manchas, especialmente se o perfume for colorido.
Se você é adepto do uso de cremes de hidratação no banho, essa é uma excelente técnica para intensificar a fixação do perfume, já que em peles hidratadas eles tendem a durar mais tempo que em peles secas. Você também pode aproveitar para usar um creme com fragrância da mesma marca, ajudando assim na maior durabilidade do perfume no corpo.
Se você tem receio de errar na quantidade de perfume, aplique um pouco nas roupas ou acessórios que irá utilizar. Cuidado com objetos de metal que podem oxidar, e aplique apenas um ou dois sprays com uma distância das peças. Cuidado com perfumes produzidos com corantes, pois podem manchar as peças claras. Na dúvida, faça um teste em um tecido que não será utilizado depois.
Muita gente se pergunta sobre a diferença entre eau de parfum, eau de toilette e deo colônia. A resposta está na concentração de ativos de fragrância, e consequentemente na sua duração de perfume após a aplicação. O eau de parfum possui entre 15 e 25% de essências, oferecendo maior durabilidade e perfume mais intenso.
Lembra que os perfumes contém álcool em sua composição? Ao aplicar nas áreas mais quentes do corpo, o álcool evapora mais facilmente, deixando apenas a fragrância do perfume. O contato com o calor acelera a interação química, liberando o aroma até que o produto evapore completamente.
A maioria das pessoas tem esse hábito após aplicar um perfume. A verdade é que esfregar os punhos não faz o perfume durar mais, apenas faz com que a reação do produto na pele acelere, liberando mais aroma.