Quando um lago (ou neste caso, um mar) seca, não é sempre que existem navios de verdade deixados para trás – exceto que foi exatamente o que aconteceu aqui.
Se alguém pensa que o Mar de Salton (tanto sua criação quanto seu desaparecimento) é um desastre ecológico, espere até ver o Mar de Aral. O Mar de Aral era o quarto maior lago do mundo (e quase o terceiro maior lago). Hoje praticamente desapareceu e os barcos de pesca que outrora pescavam em suas águas ricas agora são encontrados no meio do deserto.
É um apocalipse da vida real que se tornou realidade, e agora é possível ver frotas de pesca no meio do deserto. Outro lago famoso que está desaparecendo é o Mar Morto – ao fazê-lo, está forçando os livros didáticos a reescrever que o ponto mais baixo da Terra é cerca de um metro a cada ano.
O antigo tamanho do mar de Aral
Os únicos lagos maiores que o Mar de Aral eram o vizinho Mar Cáspio, o Lago Superior, que tinha praticamente o mesmo tamanho do Lago Vitória na África. Era maior do que o Lago Michigan ou Like Heron.
O Mar de Aral está (era) localizado no Uzbequistão e no Cazaquistão. É um lago endorreico (lago sem saída). Começou a encolher na década de 1960 e desapareceu em grande parte na década de 2010.
- 1997: Apenas cerca de 10% de seu tamanho original (dividido em quatro lagos)
- Tamanho: 68.000 km2 (26.300 milhas quadradas)
- Nome: Traduzido como “Mar de Ilhas” – Tinha Mais de 1.100 Ilhas
O Fim do Mar de Aral
Em 2009, o lago do sudeste que se formou havia desaparecido e o lago do sudoeste estava praticamente desaparecido. A maior parte do que resta do lago está no norte do Cazaquistão. O que antes era a parte oriental do lago não é o deserto de Aralkum.
- Deserto de Aralkum: A Bacia Oriental do que era o Mar de Aral
Há um esforço contínuo no Cazaquistão para salvar e reabastecer o Mar de Aral do Norte e eles tiveram algum sucesso. A salinidade caiu e os peixes estão novamente em número suficiente para suportar a pesca.
As Nações Unidas o consideraram um dos piores desastres ambientais do planeta. Em 2021, o Banco Mundial declarou:
“O Mar de Aral, que já foi o quarto maior lago do mundo, quase desapareceu e nada pode ser feito para reviver seu leito marinho ressecado, restaurar seus habitats naturais e impedir que as tempestades de poeira tóxica dizimassem comunidades e meios de subsistência em toda a região. .”
O problema surgiu porque a União Soviética desviou a água dos rios que a alimentam para irrigar cerca de dois milhões de hectares de terras agrícolas no vale de Ferghana. A água foi desviada para irrigar os campos de algodão do Uzbequistão. O lago morreu de fome e evaporou.
À medida que as águas baixavam, o mar ficava mais salgado e os peixes começavam a morrer devido ao aumento das concentrações de fertilizantes e pesticidas. Muito do que antes era o lago agora é um terreno baldio envenenado.
As frotas pesqueiras fantasmagóricas
Hoje, visitar os restos fantasmagóricos da outrora vibrante indústria pesqueira é uma das principais atrações do Uzbequistão, país da Ásia Central. É uma chance de ver um apocalipse feito pelo homem na vida real.
Hoje é surreal ver uma frota enferrujada de barcos de pesca encalhada no meio do deserto. No passado, uma vasta frota pescou em suas águas, mas agora os peixes estão mortos, a água se foi, mas os barcos de pesca permanecem.
A indústria pesqueira já sustentou milhares e, de acordo com a BBC, a cidade de Moynaq era “o lar de uma enorme frota pesqueira e de uma indústria de conservas que processava a pesca dos pescadores”.
Um ex-pescador chamado Khojabay disse à BBC em 2015
“Havia pescadores, cozinheiros, marinheiros e engenheiros. Esses grandes navios não conseguiam alcançar docas rasas quando o mar começava a encolher. Um por um, eles encalharam na lama macia, e a lama se tornou a areia ao vento que você vê agora.
Alguns dos maiores desses barcos de pesca podiam transportar 40 homens, mas agora são apenas cascos enferrujados no que antes era um porto. Eles são uma frota fantasma do que já foi um dos maiores lagos da Terra – agora uma memória desbotada.
No auge deste outrora poderoso lago, o Mar de Aral representava até um sexto da pesca da União Soviética.
Como no Salton Sea, na Califórnia, as cidades agora são atormentadas por problemas de saúde devido à poeira tóxica levantada do leito do antigo lago.
Conhecendo a Frota Fantasma
Talvez o melhor guia para a região da Ásia Central seja o Caravanistão. Embora seja fácil visitar sozinho, se você quiser fazer um passeio, há passeios que partem da cidade vizinha de Nukus.
- Duração: Excursão de 2 dias
Custo:
- Grupo de dois: $ 290 por pessoa
- Grupo de três: $ 215 por pessoa
- Grupo de quatro: $ 190 por pessoa
- Incluído: Toyota Land Cruiser 4WD, Alojamento em yurts, 2 almoços, 1 Jantar
- Extra: Guia turístico $ 110 por grupo