Explicado: Antigos, Médios e Novos Reinos do Egito

Antes de visitar o Egito, é bom entender o básico da história egípcia antiga e teve três períodos de ouro – o Antigo, o Médio e o Novo Império.

Pirâmides do Egito

O Egito tem uma história muito longa e orgulhosa, é um país que sempre foi um país por muitos milhares de anos. Talvez nenhuma outra nação verdadeiramente antiga (2.500 anos ou mais) tenha fascinado tanto o Ocidente quanto o Egito.

Uma das coisas mais importantes a entender sobre a história do Egito é a importância do Nilo em sua economia, identidade e religião. É muito útil ter alguma compreensão da história do Egito, incluindo uma compreensão da religião e dos deuses do Egito antes de visitar, para que se possa tirar o máximo proveito da visita.

O pano de fundo da história egípcia

Por mais de 3.000 anos, o antigo Egito foi uma das civilizações mais poderosas e influentes. Este período de tempo pode ser pensado como de 3100 aC a 30 aC, quando se tornou uma província de Roma (embora durante séculos antes disso tivesse sido governado por gregos e persas).

Quando as pessoas pensam no antigo Egito, elas normalmente pensam nos tempos anteriores à tomada pelos persas (ou aquemênidas). A história do Egito pode ser dividida nos seguintes períodos.

  • Egito pré-histórico: Pré-3150 AC
  • Antigo (dinástico) Egito: 3150 aC a 332 aC
  • Egito greco-romano: 332 aC a 629 dC
  • Egito Medieval: 641 dC a 1517 dC
  • Egito Moderno: 1517 a 1914
  • Egito moderno tardio: 1882 até o presente

Para este artigo, estaremos preocupados apenas com o antigo Egito dinástico de 3150 aC a 322 aC. Também é importante ter em mente que o Egito estava intimamente ligado a outras partes do mundo e, nos tempos antigos, o Egito governava territórios no que hoje é o Sudão, Chipre, Líbano, Síria, Israel e Palestina.

A antiga civilização egípcia fundiu-se por volta de 3150 aC com a unificação política do Alto e Baixo Egito sob o primeiro rei da Primeira Dinastia, Narmer/Menes. Os egípcios se governariam principalmente a partir de então até o século 6, após o qual foram governados por sucessões de impérios.

O Antigo Reino Do Egito

De um modo geral, o antigo período dinástico do Egito é dividido em três períodos de ouro – o Antigo Império, o Médio Império e o Novo Império com períodos intermate.

  • Período dinástico inicial: 3150 a 2686 aC

Depois que o antigo Egito foi unificado pelo faraó Menes/Narmer em 3150 aC, iniciou-se uma série de dinastias que governariam o Egito pelos próximos 3.000 anos. Após o início do período dinástico, o Egito entrou no Império Antigo, que se estendeu por volta de 2.700 a 2.200 aC.

  • Período: Terceira Dinastia à Sexta Dinastia (2686-2181 aC)

Esta foi uma idade de ouro e é conhecida como a “Era das Pirâmides” ou a “Era dos Construtores de Pirâmides”. Foi durante esse período que as grandes pirâmides de Gizé foram construídas pelos faraós Khufu, Khafre e Menkaure.

O Antigo Império é mais comumente considerado como o período da Terceira Dinastia à Sexta Dinastia (2686-2181 aC). Foi durante o Império Antigo que o rei do Egito se tornou um deus vivo que governou absolutamente.

O Reino Médio do Egito

Após o colapso do Antigo Império, houve um período de convulsão política por cerca de 150 anos, chamado de Primeiro Período Intermediário. Isso deu lugar ao Reino do Meio. O Reino Médio do Egito foi a segunda das três “eras de ouro” do antigo Egito.

  • 1º Período Intermediário: 2181 a 2055 aC

Este período durou de cerca de 2.040 a 1.782 aC e se estendeu desde a reunificação do Egito sob o reinado de Mentuhotep II na Décima Primeira Dinastia até o final da Décima Segunda Dinastia.

  • Período: 2040 a 1782 aC
  • Pico: Durante o reinado do faraó Amenemhat III
  • Fim: O Reino do Meio foi levado ao fim pela invasão dos hicsos

Durante esse tempo, Osíris se tornou a divindade mais importante da religião popular. O Império do Meio chegaria ao fim com a invasão dos hicsos. Eles foram a primeira dinastia governante estrangeira no Egito, eventualmente, eles foram expulsos por uma força egípcia superior liderada por Ahmose I.

O Novo Reino Do Egito

Depois que os hicsos foram expulsos, o Novo Reino começou com a Décima Oitava Dinastia. O Novo Reino durou cerca de 1550-1070 aC e marcou a maior expansão do império para incluir partes da Núbia e do Levante. Marcou o auge do poder do Egito e a época mais próspera.

  • 2º Período Intermediário: 1650 a 1550 aC
  • Período: 1550–1070 aC
  • Faraós notáveis: Tutancâmon, Ramsés II, Hatshepsut, Tutmés III, Akhenaton
  • Expansão: Durante esse período, o Egito se expandiu e se tornou um império

Foi durante esse período que os reis do Egito assumiram o título de “Faraó”. Este período é famoso por alguns dos faraós mais famosos, incluindo Hatshepsut, Thutmose III, Akhenaton e sua esposa Nefertiti, Tutancâmon e Ramsés II.

O império acabou declinando devido ao aumento das secas, fome, agitação civil e corrupção de funcionários. Os faraós ficaram tão fracos que, eventualmente, os Sumos Sacerdotes de Amon em Tebas se tornaram os de fato governantes do Alto Egito.