É tudo diversão e jogos até perceber que você está olhando para uma prateleira cheia de barras de proteína por uma hora. Veja como escolher os melhores alimentos para caminhadas.
Caminhar é uma maneira emocionante de experimentar o ar livre e a melhor parte é que é (principalmente) completamente livre de estresse. Uma mochila de caminhada, um bom calçado, roupas adequadas ao clima e um lanche são realmente tudo o que você precisa para desfrutar de um dia na natureza. Falando nisso, esta última é uma coisa que parece simples, mas acaba sendo a pergunta mais frequente quando se trata de itens essenciais para caminhadas.
Então, por que tantos caminhantes se preocupam com a comida que trazem? Pode ser devido ao grande número de opções disponíveis ou ao fato de que caminhar equivale a queimar calorias (energia) que requerem alimentos ricos em proteínas e calorias. Ou, simplesmente, pode ser apenas o fato de que os caminhantes de primeira viagem estão genuinamente curiosos sobre os melhores alimentos para uma caminhada. Seja qual for o caso, aqui está um bom guia para começar, dependendo da duração da caminhada.
Caminhadas diurnas: combustível rápido e lanches rápidos
O primeiro lugar para começar quando se trata de planejar qualquer tipo de refeição para caminhada é com o terreno. O destino é quente ou frio (isso influenciará as opções de alimentos perecíveis)? Haverá subidas de altitude que requerem mais energia para subir ou a trilha é relativamente plana? O nível de esforço envolvido na navegação de certas trilhas ajudará a orientar o plano de refeições do dia. Isso também determinará se uma refeição completa ou alguns lanches serão suficientes ou não, dependendo do tempo necessário para concluir a caminhada. Uma boa regra de ouro é esta:
- >3 horas = um lanche
- >6 horas = dois lanches pesados ou um almoço
- >9 horas = dois lanches + café da manhã ou almoço
Claro, tudo isso também será influenciado pelo tipo de terreno. Se for uma caminhada de moderada a difícil, mas curta, adicione outro lanche. Se for uma caminhada classificada como muito fácil, os caminhantes provavelmente podem planejar um pit stop para o almoço ou um grande lanche. Cabe principalmente ao bom senso determinar quanto combustível um caminhante precisará, combinado com a forma como eles planejam suas refeições diariamente quando não estão caminhando.
Por exemplo, alguém que está condicionado a comer um grande café da manhã pode achar que tomar café da manhã e preparar um lanche para mais tarde é a melhor aposta, enquanto alguém que geralmente pula o café da manhã pode achar que fazer um lanche leve pela manhã com um almoço pesado é melhor . Algumas ótimas opções, desde lanches rápidos até refeições completas, incluem:
- Mix de trilha (tente evitar aqueles com muitos doces, o excesso de açúcar leva a quebras de açúcar)
- Qualquer mistura à base de nozes ou sementes
- Frutas fáceis de comer em movimento, como maçãs, bananas, tangerinas, etc.
- Frutas secas (novamente, tente evitar muito açúcar adicionado)
- Barras de granola totalmente naturais
- Barras de energia e proteína totalmente naturais
- Alimentos para o almoço, como atum pré-embalado + pão ou tortilhas, ou manteiga de nozes e banana ou outra fruta
- carne seca
Caminhadas de vários dias: queima lenta e proteínas pesadas
Quando se trata de caminhadas que duram vários dias, embalar alimentos exige um pouco mais de esforço. Parte do problema de embalar por vários dias é a questão de saber se os alimentos são perecíveis ou não, e há uma maneira de navegar por isso. No primeiro dia, os caminhantes devem planejar levar algum tipo de refrigerador de viagem (algo leve – não um refrigerador de barco cheio de plástico). Dessa forma, uma bolsa de gelo (ou várias) fará o trabalho de manter a comida fresca o suficiente para que não estrague, podendo ser consumida durante o dia ou à noite. Depois disso, todos os alimentos devem ser não perecíveis.
A comida de caminhada nem sempre é glamorosa e raramente será semelhante a uma refeição cinco estrelas, mas há muitas opções por aí que farão o trabalho. Junto com os alimentos acima, estes incluem:
- Cereal que está pronto para comer
- Alimentos enlatados, como atum, pimenta, sopa ou qualquer outra coisa que possa ser aquecida em uma fogueira
- Macarrão e grãos + água potável, que pode ser embalada com antecedência
- Pacotes de molhos de uma porção para adicionar a alimentos leves
- Frutas pré-embaladas, como purê de maçã
- Biscoitos, queijos duros que duram um dia na geladeira e carne seca
- Massa de panqueca de biscoito para a manhã seguinte + água potável (dica: misture com antecedência ou compre a versão pré-misturada!)
Manter-se hidratado e o que evitar
Uma coisa muito importante a lembrar – mais do que o tipo de mochila para caminhadas – é levar em conta a água. Manter-se hidratado é a coisa mais importante na trilha, e é muito fácil pegar uma garrafa de água e achar que é o suficiente. A quantidade de esforço, combinada com o trabalho árduo de quase todos os músculos do corpo, pode levar à desidratação muito rapidamente. Os seres humanos podem durar vários dias sem comida, mas apenas um dia sem água.