Visitar a Capela Sistina é humilhante de várias maneiras, e os hóspedes podem nem mesmo esperar ter acesso a todas as obras famosas que verão lá.
A Capela Sistina é talvez a capela mais famosa do mundo. É famosa não apenas por fazer parte da Cidade do Vaticano, mas principalmente por seu teto ser decorado com muitos afrescos famosos de Michelangelo. Embora existam muitas salas escondidas no Vaticano, a Capela Sistina está aberta para todos (espere algumas multidões pesadas).
Conheça mais um dos gigantes do Renascimento no Museu Interativo Leonardo Da Vinci e conheça um dos grandes artistas e gênios que já viveu.
História da Capela Sistina
A Capela Sistina tem o nome do Papa Sisto IV, que a comprou entre 1473 e 1481. O nome latino da Capela é Sacellum Sixtinum, enquanto em italiano é Cappella Sistina.
- Nome original: Capela Magna (‘Grande Capela’)
Durante o reinado papal de Sisto IV, uma equipe de pintores renascentistas criou uma série de afrescos retratando a vida de Moisés e a vida de Cristo. Os pintores incluíam Sandro Botticelli, Pietro Perugino, Pinturicchio, Domenico Ghirlandaio e Cosimo Rosselli.
Então entre 1508 e 1512 veio o famoso Michelangelo durante o papado do Papa Júlio II. O que ele realizou é considerado uma das grandes realizações artísticas da civilização humana e que mudou o curso da arte ocidental.
- Pintor: O Pintor Mais Famoso Michelangelo
- Datas: 1508 a 1512 e 1535 a 1541
Ele voltou novamente entre 1535 e 1541 e foi então que pintou O Juízo Final para os Papas Clemente VII e Paulo III. Suas pinturas foram reivindicadas e atraíram multidões para a capela desde que ele as pintou, 500 anos atrás.
A Criação de Adão
A Criação de Adão é talvez o afresco mais famoso do mundo. Descreve Deus descendo e dando vida a Adão – o primeiro homem. Esta não é uma pintura independente e faz parte de um complexo que descreve eventos do Gênesis – esta é a quarta na sequência.
As nove cenas do Gênesis são:
- Separação da Luz das Trevas
- Criação do Sol, da Lua e das Plantas
- Separação de Terra e Água
- Criação de Adão
- Criação de Eva
- Queda e expulsão
- Sacrifício de Noé
- a grande inundação
- A embriaguez de Noé
Na Criação de Adão, Deus é retratado como um velho mapa de barba branca vestido com um manto rodopiante, enquanto Adão está completamente nu. Deus tem seu braço direito estendido transmitindo vida faiscando de seu dedo para o de Adão.
A pose de Adão reflete a lembrança de Deus de que ele foi feito à imagem e semelhança de Deus. Adão também tem uma costela extra escondida representando Eva. Quem são as doze figuras ao redor de Deus tem sido uma questão de debate.
A Criação de Adão foi reproduzida uma quantidade incalculável de vezes e muitas vezes é considerada igualada apenas pela Mona Lisa de Leonardo da Vinic.
O Juízo Final
O importante pano de fundo histórico do Juízo Final pintado foi o Saque de Roma em 1527. Foi quando tropas amotinadas do Sacro Imperador Romano Carlos V saquearam a cidade matando muitos de seus cidadãos.
O Papa, o Papa Clemente VII, foi forçado a se refugiar depois que sua Guarda Suíça foi aniquilada lutando contra uma ação de retaguarda. Juntamente com um surto de peste, em 1528 a população de Roma caiu de 55.000 para 10.000.
- Contexto histórico: O saque de Roma, a peste e a queda de 80% na população
O Juízo Final levou mais de quatro anos para ser concluído e contém mais de 300 números. Esta obra-prima de Michelangelo cobriu toda a parede do altar da Capela Sistina e é uma representação da Segunda Vinda de Cristo e do julgamento final de Deus sobre a humanidade.
- Número de Figuras: mais de 300
Ele retrata os mortos subindo e descendo para seus destinos enquanto Jesus julga o julgamento cercado por santos proeminentes. Quase todos os machos e anjos foram originalmente pintados nus, mas muitos foram posteriormente parcialmente cobertos por cortinas pintadas (algumas das cortinas permanecem após a restauração).
Michelangelo iniciou esta obra 25 anos depois de terminar o teto da Capela Sistina. Quando terminou, tinha quase 67 anos.
Esta pintura recebeu uma recepção mista – muitas das críticas surgiram da quantidade de nudez e do estilo musculoso dos corpos.
- Autopintura: Michelangelo se pintou na pele esfolada de São Bartolomeu
Acredita-se que Michelangelo se pintou na pele esfolada de São Bartolomeu. Acredita-se que ele viu isso como uma oração de redenção e de sua insegurança, já que a pele sem vida de seu rosto é mantida precariamente sobre o inferno.
Visitando a Capela Sistina
Pode-se visitar a Capela Sistina com um ingresso normal para os Museus do Vaticano. Pode-se reservar ingressos e visitas guiadas com Tickets Museu do Vaticano.
Ingresso para os Museus do Vaticano e Capela Sistina:
- Custo: € 27 ($ 31)
Visita guiada semiprivada – Museus do Vaticano e Capela Sistina:
- Custo: € 59 ($ 69)
- Duração: 2,5 horas
- Inclui: Guia especializado