A caminhada até Mount Rogers promete uma obra-prima das terras naturais mais serenas da Virgínia, onde flores silvestres florescem e pôneis selvagens vagueiam.
Uma floresta perene intocada aguarda os caminhantes no topo do Monte Rogers, o ponto mais alto oficial da Virgínia, elevando-se no céu a 5.729 pés acima do nível do mar e muitas vezes referido como o ‘Monte Washington do Sudeste’. Localizada em Mouth of Wilson, Virgínia, esta trilha fantasiosa até o cume impressionante mostra algumas das paisagens mais imaculadas e belas que se parecem muito com o noroeste do Pacífico; tudo coberto por uma área deliciosamente explorável a pé.
Com o nome de William Barton Rogers – o primeiro geólogo do estado da Virgínia que mais tarde fundou o Instituto de Tecnologia de Massachusetts – a montanha e seu gracioso cume não são a única recompensa; toda a jornada é, como um trecho de terrenos da natureza, onde pôneis selvagens vagam livremente por paisagens exuberantes e flores silvestres florescem na primavera. Comandando uma caminhada de ida e volta até a ponta do Monte Rogers, esta é uma caminhada que os amantes da natureza simplesmente não querem perder, seja no inverno, primavera, verão ou outono; é uma rota que dura o ano todo com cenas de tirar o fôlego que se transformam com a mudança das estações. Com várias formas de percorrer este trilho, o representado neste guia é o mais popular e considerado o mais cénico, mas é melhor deixar isso a cargo de quem o vai explorar!
Contents
Onde estão os pôneis selvagens na trilha dos Apalaches?
A rota para Mount Rogers inclui parte da famosa Appalachian Trail, ao longo da qual mais de 100 pôneis selvagens vagam na Mount Rogers National Recreation Area e no vizinho Grayson Highlands State Park, no sudoeste da Virgínia. Claro, este não é o único local da Virgínia para encontrar pôneis selvagens, mas é um dos mais famosos e combina avistamento de equinos com uma caminhada maravilhosa mostrando as vistas mais sublimes que o estado tem a oferecer aos visitantes.
A jornada usual para o cume do Mount Rogers começa no estacionamento em Massie Gap no Grayson Highlands State Park antes de girar e serpentear seis quilômetros ao longo da rota – usando a Trilha dos Apalaches na maior parte. É durante esta seção inicial da caminhada que os caminhantes têm uma grande chance de avistar os famosos cavalos que foram introduzidos no parque em 1974, que, como uma comunidade selvagem, agora estão entre 120 e 150 indivíduos fortes.
Os pôneis Grayson Highlands são deixados em sua maior parte e mantêm a grama mantida enquanto pastam o ano todo; no entanto, para evitar que muita grama seja mastigada e controlar sua população, os pôneis são reunidos a cada outono, com alguns leiloados no Grayson Highland Fall Fest. Todos eles são examinados para garantir que também estão com boa saúde, sendo verificados quanto a doenças e ferimentos antes que vários sejam levados para o que serão seus novos lares, enquanto outros são soltos de volta à natureza.
Os vários rebanhos de pôneis são deixados por conta própria durante a maior parte do ano, exceto para o ajuntamento anual, o que significa que, essencialmente, eles são de fato criaturas selvagens. Embora se sintam confortáveis e confiantes perto dos humanos e às vezes até se aproximem das pessoas que caminham pela trilha, alimentar e acariciar os pôneis é proibido, pois são classificados como selvagens – além disso, alguns indivíduos podem se tornar protetores se houver um potro por perto. Ainda assim, apesar de alimentar e acariciar ser algo proibido, os visitantes são incentivados a fotografar os animais, observá-los e desfrutar respeitosamente de sua presença enquanto atravessam a trilha.
O que há no topo da trilha Mount Rogers Loop?
Algumas das viagens para o ponto alto em Mount Rogers, que ocorrem ao longo da bem conservada Trilha dos Apalaches, passam por Rhododendron Gap, onde lindos panoramas de densos arbustos florais podem ser apreciados antes de chegar à trilha de Mount Rogers até o cume. Uma vez que os exploradores chegaram à ponta, uma densa floresta de abetos os aguarda e, como a mais setentrional de seu tipo, realmente oferece a sensação de estar no Noroeste do Pacífico do que em qualquer outro lugar do país – um espaço natural ao redor do cume com musgo árvores com raízes expostas envelhecidas que se aprofundam no solo. Enquanto as árvores luxuriantes obscurecem as vistas do cume, estar no meio da verdejante e úmida floresta velha com pinheiros altos marca o magnífico final da longa caminhada até o topo.
Como caminhar até o Monte Rogers Summit pela Trilha dos Apalaches
A caminhada mais popular de Mount Rogers é uma trilha de ida e volta de 10,5 milhas e é inegavelmente uma das melhores e mais impressionantes do leste dos Estados Unidos como uma das principais trilhas da Virgínia. Para começar, a caminhada começa no estacionamento Massie Gap, onde o início da trilha está localizado imediatamente ao norte através do campo próximo. O portão através deste campo sinaliza o início da Trilha Rhododendron – o ponto em que o Massey Gap se conecta à Trilha dos Apalaches. Esta seção inicial de 0,8 milha é curta, mas o que falta em comprimento é compensado em pura beleza quando a flora homônima da trilha está florescendo.
Indo ao longo desta parte da rota pode ser confuso, especialmente porque é onde a Rhododendron Trail se cruza com o Mount Rogers Appalachian Trail Club e o Virginia Highlands Connector Trail. A maioria dos mapas mostra todas as três trilhas que se encontram no mesmo local e, embora o façam, não é tão aparente durante a caminhada, apesar das placas de sinalização exibindo informações. Qualquer pessoa que navegue por esse trecho pode encontrar o caminho para a Trilha dos Apalaches indo para o sul, onde um bom GPS ou o uso de um aplicativo de mapeamento é útil para garantir que os caminhantes estejam na trilha certa.
Assim que os caminhantes chegarem à seção da Trilha dos Apalaches, eles devem segui-la por cerca de um quilômetro antes de virar à esquerda na Trilha Wilburn Ridge – uma pequena parte da caminhada que inclui muitas seções de escalada de rochas completas com algumas das melhores vistas possíveis em toda a trilha até o cume do Monte Rogers. Se escalar obstáculos rochosos for um pouco demais, esta seção opcional da trilha pode ser ignorada em favor de continuar a Trilha dos Apalaches; no entanto, a diversão e as vistas valem o esforço.
Em seguida, os caminhantes chegam a Rhodendron Gap depois de seguir cerca de um quilômetro da Trilha Wilburn Ridge, ponto em que ela se junta à Trilha dos Apalaches. Neste ponto maravilhoso da jornada, os caminhantes podem escalar Pinnacle Rock para absorver vistas deslumbrantes de 360 graus de toda a paisagem e desfrutar de um pit stop ao fazê-lo – mas pode ficar bastante ventoso neste ponto, já que não há nenhum árvores para abrigar a brisa. Então, depois que os caminhantes tiverem desfrutado de sua pausa com vista, eles podem continuar a Trilha dos Apalaches por mais uma milha e meia, durante a qual passarão pelo Thomas Knob Shelter, entrarão no Lewis Fork Wilderness e chegarão ao Mount Rogers Summit Trail – ao fazê-lo, viram à direita.
É verdade que as vistas ao longo do caminho são surreais, mas o cume evoca um tipo diferente de admiração que é completamente exclusivo da jornada que levou os caminhantes ao topo. Como mencionado, não há vistas na ponta devido ao denso bosque de cicutas. Ainda assim, a tranquilidade de estar neste espaço encantador envolto pela Mãe Natureza proporciona uma poderosa sensação de serenidade, totalmente extraordinária à sua maneira. Assemelhando-se mais às exuberantes florestas de Washington do que à da Virgínia, o misterioso cume do Monte Rogers parece um cartão postal do noroeste do Pacífico, os gradientes verdes se misturando, musgo macio crescendo em superfícies arborizadas, raízes de árvores entrelaçadas em exibição, samambaias verdejantes ainda no ar úmido, e um aroma rico e úmido da floresta que enche as narinas com o perfume da floresta.
Dicas para caminhadas no Monte Rogers
Os frequentadores da trilha Mount Rogers devem observar algumas dicas antes de partir para essa caminhada recompensadora, mas potencialmente desafiadora. Para se preparar melhor para a viagem, considere as seguintes dicas:
- Esta caminhada é considerada familiar. Ainda assim, é bastante longo e pode ser cansativo para crianças pequenas, pessoas com corpos menos capazes ou pessoas que estão um pouco menos em forma do que a pessoa média.
- Os cães podem caminhar pela trilha com seus donos, mas devem ser mantidos na coleira no Grayson Highlands State Park e na Mount Rogers National Recreation Area.
- Não importa o que os guias de viagem digam, não há uma maneira rápida de chegar ao início da trilha; portanto, planejar um tempo extra de viagem é sempre uma jogada inteligente.
- Existem também alguns parques de campismo ao longo do percurso.
- A maneira mais popular de acessar essa caminhada é no Grayson Highlands State Park, em Massie Gap, na VA-362. Coloque ‘Massie Gap parking’ no Google Maps para encontrar uma vaga de estacionamento conveniente.
- No Grayson Highlands State Park, a taxa de estacionamento e entrada é de $ 7 durante a semana e $ 10 nos fins de semana de abril a outubro.
- Muitas vezes, o clima pode ser imprevisível, o que significa que os caminhantes precisam estar preparados para temperaturas e mudanças intensas e chuvas repentinas aparentemente do nada.
- Como os pôneis selvagens são salpicados durante a maior parte da trilha, vários portões estão presentes para contê-los em certas áreas. Os caminhantes são gentilmente convidados a fechar todos os portões atrás deles para evitar que qualquer pônei e gado vagueie para onde não deveriam.
Como Chegar ao Mount Rogers Summit
Embora este guia tenha discutido a maneira mais popular de acessar e desafiar a caminhada começando em Massie Gap, existem algumas outras. Esses são:
- Os visitantes podem acessar a trilha para Mount Rogers Trail (TR 166) na Rota 603 na Laurel Valley Road, ao longo da qual os visitantes podem estacionar.
- Outra trilha separada se conecta ao Mount Roger Trail do Grindstone Campground.
- Um terceiro ponto de acesso é encontrado na Rota 600 em Whitetop Road no Elk Garden Trailhead.
Com pôneis selvagens e gado pastando livremente pela trilha pitoresca, florestas verde-esmeralda e flora florida e vistas semelhantes ao noroeste do Pacífico, a caminhada até o cume do Monte Rogers não é outra senão fantástica e sobrenatural. Dando a sensação de que os visitantes foram transportados para o outro lado do país, o cenário e as ricas florestas parecem ter sido transportados de avião do nordeste. Por fim, como uma caminhada possível até mesmo para quem tem menos resistência e perninhas, essa trilha da Virgínia de cair o queixo não é tão difícil quanto as pessoas pensam – a parte difícil é manter a câmera na mochila.