Pegar um pouco de queijo na loja não é suficiente quando você é um verdadeiro fã de queijo. Confira estes 10 lugares incríveis para viciados em queijo.
Quando você é um viciado em queijo certificado, apenas comer pratos feitos com queijo local não é suficiente. Mais cedo ou mais tarde, você desenvolverá o desejo de provar uma ampla seleção de queijos, desde variedades espanholas defumadas até camembert francês cremoso e parmesão salgado. E não basta confiar nas versões importadas desses famosos queijos – você vai querer experimentá-los recém-saídos da fábrica e aprender o máximo que puder sobre o processo de fabricação do queijo.
Isso é normal para um viciado em queijo. Felizmente, existem vários locais incríveis ao redor do mundo onde você pode provar e aprender sobre o queijo local. Confira abaixo!
Contents
10/10 Somerset, Inglaterra
Se você é fã de queijo cheddar, precisa visitar o condado de Somerset, na Inglaterra, que presenteou o mundo com cheddar. Claro, enquanto estiver nesta região, você deve visitar a aldeia de Cheddar, que dá nome ao queijo.
A fabricação de queijos na área remonta ao século XII. Enquanto estiver na vila, você pode fazer um tour autoguiado pela Cheddar Gorge Cheese Company, aprender sobre o processo de fabricação do queijo, provar alguns produtos e depois comprar o queijo que quiser na loja.
9/10 Setúbal, Portugal
Há uma variedade de queijos que saem de Portugal, mas um dos mais famosos que é produzido no concelho de Setúbal é o de Azeitão. Este é fabricado em uma cidade com o mesmo nome e é feito com leite de ovelha.
O queijo de Azeitão é cremoso e macio e tem um sabor forte que qualquer apreciador de queijos irá apreciar. Além da degustação de queijos em Azeitão, incluindo degustação de vinhos nos Vinhos José Maria da Fonseca, e visita a algumas das mais belas praias da Europa. Enquanto estiver na área, conheça Praia dos Galapos e Praia dos Coelhos.
8/10 Cantão de Berna, Suíça
A Suíça é, claro, famosa por abençoar o mundo com o queijo suíço. O tipo clássico que vem com os buracos, Emmentaler, vem da região de Bern Canton, tomando o nome do vale do rio Emme. O mais exportado de todos os queijos suíços, o Emmentaler é feito com leite alpino cru, o que lhe confere um sabor distinto.
Você pode fazer um passeio pela Rota do Queijo Emmental, que permitirá que você conheça vários queijeiros locais enquanto aprecia a paisagem de tirar o fôlego ao longo do caminho. Definitivamente um deleite para todos os viciados em queijo!
7/10 Alkmaar, Holanda
Os queijos mais famosos da Holanda são Edam e Gouda, mas há muitos outros queijos holandeses para descobrir. E o melhor lugar para provar todos eles é em Alkmaar, que abriga o mundialmente famoso Alkmaar Cheese Market. Realizado semanalmente na pequena cidade, o evento apresenta uma variedade infinita de queijos locais que você pode experimentar.
Para dar um clima ainda mais autêntico ao mercado, os vendedores vestem roupas tradicionais holandesas. Este é o lugar perfeito para tirar algumas fotos e se deliciar com o queijo.
6/10 Ilha de Pag, Croácia
A Croácia é conhecida por sua culinária fresca e deliciosa, e parte disso são os fantásticos queijos do país. Um dos mais amados entre os locais é o Paski sir, ou queijo Pag, que é fabricado na rochosa ilha croata de Pag. O queijo duro e envelhecido tem sabor picante e salgado e pode ser comparado ao parmesão italiano.
O queijo é fabricado com leite de uma pequena raça de ovelha nativa da ilha. Ao visitar Pag, certifique-se de combinar o queijo com vinhos locais e presunto para uma experiência culinária verdadeiramente autêntica.
5/10 Normandia, França
Alguns dos fromage mais icônicos e adorados do mundo vêm da França, onde também há um museu do queijo em forma de queijo. A região da Normandia, onde fica o museu, também é o berço do camembert. Ao visitar a vila de mesmo nome, você poderá provar o queijo nas fromageries rurais locais.
O Museu do Queijo em Vimoutier ensinará tudo o que você sempre quis saber sobre o camembert, incluindo o processo de fabricação e a história por trás dele. Além disso, você receberá muitas amostras. Este definitivamente não é o lugar para os intolerantes à lactose!
4/10 Oaxaca, México
O México possui uma variedade de deliciosos queijos, e um dos mais famosos vem do estado de Oaxaca, no sudeste do país. Também chamado de Oaxaca, o queijo lembra mussarela, só que seu sabor e textura são mais amanteigados. Ele também tende a derreter mais facilmente, tornando-o perfeito para vários pratos mexicanos.
O queijo também é vendido sob a marca Quesillo e costuma aparecer em quesadillas, bem como em outros pratos locais em todo o país. Existem inúmeras lojas de queijos em Oaxaca, onde você pode provar e comprar Quesillo até que seu coração esteja satisfeito.
3/10 Astúrias, Espanha
As Astúrias são por vezes referidas como a terra espanhola do queijo, por isso é uma visita obrigatória para qualquer queijo-a-holic que visita Espanha. Cada vale das Astúrias produz o seu próprio tipo de queijo, por isso há definitivamente o suficiente para o manter em movimento. Quer prefira o queijo azul ou o queijo fumado, existem mais de 100 tipos na região. O mais famoso é o queijo Cabrales, icônico pelo seu forte sabor.
Ao visitar, não deixe de conferir as fábricas de queijos de gerência familiar, onde você aprenderá tudo sobre o processo.
2/10 Wisconsin, EUA
Quem disse que você precisa viajar para fora dos Estados Unidos para satisfazer todos os seus desejos de queijo? Wisconsin é conhecido como o Estado do Queijo da América e com razão. Existem mais de 600 variedades de queijo do estado, então não é à toa que é o leiteiro do país.
Não deixe de visitar uma das queijarias mais antigas do estado, chamada Fromagination. Localizada em Madison, a loja oferece a oportunidade perfeita para devorar uma extensa seleção de queijos locais, além de oferecer suas próprias aulas de fabricação de queijos.
1/10 Emilia-Romagna, Itália
A Itália é conhecida por sua mussarela, rico gorgonzola, provolone picante e ricota cremosa. A região de Emilia-Romagna também abriga o famoso queijo parmesão, também conhecido como o rei dos queijos italianos. Aventure-se nas lojas locais para provar um pouco do tradicional Parmigiano-Reggiano e assista ao processo de fabricação com seus próprios olhos.
Esta região, que é uma das mais ricas da Europa, é também o lar do molho à bolonhesa, do presunto de Parma e do vinagre balsâmico. Portanto, há muito o que fazer (ou melhor, muito o que comer) além do queijo ao visitar a Emilia-Romagna.