Quais são os prós e contras de usar cartões de crédito e débito?

quais sao os pros e contras de usar cartoes de credito e debito
Quais são os prós e contras de usar cartões de crédito e débito?

Cartões de crédito e débito: diferenças

Se você tem uma conta específica ou está procurando informações sobre como abrir uma conta comercial, é importante conheça a diferença e uso de cartões de crédito e débito para negativado ou não negativado.

A grande questão é o que os diferencia. Você pode optar em pagar com cartões de crédito, ou seja, permite o pagamento diferido. Já nas contas de débito, elas são pagas apenas no ato da compra, ficando o saldo atual das contas em nome do titular.

A seguir, detalhamos cada uma delas. para mostrar suas vantagens e desvantagens, que se aplicam tanto a indivíduos quanto a empresas.

O que são cartões de crédito e débito?

Por muito tempo, os cartões de débito têm sido o meio de pagamento mais utilizado pela maioria para contas pessoais e empresariais.

Isso não serve apenas como um instrumento de financiamento, mas também substitui o dinheiro. Há algum tempo, essa parcela perdeu espaço para o crédito, em parte porque os bancos são mais rentáveis, embora não seja a opção ideal para o consumidor que busca economizar mais.

Quais os Benefícios da utilização de cartões de crédito e débito?

  • Vantagens: Uma das muitas vantagens é que o dinheiro sempre sai da conta corrente em nome do proprietário na hora da compra e se você não tiver o suficiente em suas contas a compra será cancelada. Essa pode ser uma maneira de economizar, pois seu saldo define o limite que você precisa gastar.
  • Pagamento e utilização disponível em todo o mundo: Este tipo pode ser usado para fazer compras em qualquer lugar do mundo, tanto para pessoas físicas quanto para empresas, independente da moeda, pois a mudança é feita automaticamente quando a taxa é cobrada.
  • Taxas reduzidas: Isso dependerá, em certa medida, da política bancária. É verdade que não há dívida que gere juros porque não há financiamento. No entanto, alguns bancos os incluem, por exemplo, manutenção ou uso dependendo do contrato que você possui.
  • Geralmente são gratuitos: A maioria dos cartões é gratuito e não tem taxas de emissão, manutenção ou renovação. Isso porque é um serviço associado a uma conta corrente.
  • Menos problemas com a contratação: Tudo o que você precisa é de uma conta corrente e, em muitos casos, o banco oferece uma.
  • Muitos incluem seguros: Acidente ou viagem, cujos benefícios variam de acordo com o valor do cartão.
  • Melhor controle de custos: Tudo o que você compra e saca é mostrado, tornando mais fácil ver para onde suas economias foram. Essas informações podem ser solicitadas no banco físico ou eletrônico através do seu e-mail.

Desvantagens

  • Menos proteção contra fraudes: Alguns (ao contrário de outros) não possuem seguro de compra e roubo, portanto, em caso de roubo ou perda, o usuário não será reembolsado pelas despesas incorridas.
  • Restrição de saques em dinheiro: O limite destes cartões ronda normalmente os R$ 5.000,00, isto porque o dinheiro é imediatamente debitado da conta e assim os levantamentos podem ser evitados.

Como funciona o cartão de crédito

Como já referido acima, o cartão de crédito permite você comprar produtos sem ter que pagar no momento, pois isso é financiado pela instituição de crédito. As consultas também são feitas usando o endereço de e-mail da entidade, como no anterior.

Benefícios

  • Seguro adicional: Eles geralmente contêm diferentes tipos de seguro, dependendo do escritório emissor e do cartão. Os mais comuns são: seguro viagem (que cobre assistência médica, bagagem e a própria viagem), seguro para perda ou roubo e proteção. Tudo isso pode ser verificado na sua empresa através do seu e-mail.
  • Aceitação mundial: Esses cartões são aceitos em todo o mundo. Em troca, você garante ter sempre o valor necessário.

Inconveniências

  • É fácil se perder e financiar o pagamento: Estes podem te oferecer diferidos (pagando o valor total até uma determinada data) ou financiados (retirando o valor da conta todo mês até que a dívida dos produtos comprados termine. É muito fácil cair nessa segunda opção e deixar de gastar gerenciar mais com juros e contas em dia.
  • Contras: fazer compras desnecessárias. Como você não consegue visualizar os gastos que faz, é normal ultrapassar o orçamento. Além disso, nos preocupamos menos, quando sempre temos meios eletrônicos disponíveis para compras que fazemos (com ou sem necessidade) e cujo preço não nos preocupa muito, embora se reflita nas nossas finanças.

Grandes contras: mais despesas e comissões. Você tem que pagar a taxa de emissão, renovação, transferência e até mesmo saque em dinheiro pago no caixa eletrônico.

Qual é a melhor opção de cartão?

Ambos são muito úteis e uma boa escolha, embora você precise saber quando usá-los. É melhor usar cartões de débito regularmente para acompanhar o dinheiro que temos. O cartão de crédito pode ser deixado para trás em casos excepcionais, por necessidade e para nos tirar de uma situação econômica. Portanto, ter um por usuário seria suficiente.

Também é conveniente negociar com a instituição financeira relevante as comissões que cobram, pois as diferentes entidades têm suas próprias políticas e a maioria delas tem algum tipo de comissão (emissão, renovação, manutenção, etc.).