St. Tropez é mais do que casas coloridas, eis porque realmente vale a pena visitá-la

Não há como negar que St. Tropez é um belo lugar para se visitar, mas não é apenas a paisagem deslumbrante que diferencia este resort da Riviera.

Saint Tropez, sul da França Shutterstock

Saint-Tropez é uma vila charmosa cheia de casas pintadas em tons pastel, vielas sinuosas de paralelepípedos e praças arborizadas que evocam uma época passada. A paisagem mediterrânea, com seus pinheiros, olivais, ciprestes e o cativante azul profundo das ondas do mar, só contribuem para a atração. Para aqueles que desejam experimentar o brilho e o glamour da Riviera Francesa, este é um dos melhores lugares da França.

A vila, localizada na baía do Golfe de Saint-Tropez, foi descoberta pelo pintor impressionista Paul Signac no final do século XIX. St. Tropez agora é comumente associada a celebridades tomando sol, lojas sofisticadas e iates. O que antes era um pacato vilarejo de pescadores foi transformado em um local chique e sofisticado para férias na praia, e é por isso que vale a pena visitá-lo.

Os magníficos nove hectares de piscinas, ancoradouros, barcos e história no Vieux Port

O Vieux Port, antigo porto de Saint Tropez e uma das atrações mais importantes da cidade, é cercado por barcos de pesca, iates, residências coloridas e vários cafés com terraços ao ar livre voltados para o mar Mediterrâneo. Os setecentos e trinta e quatro ancoradouros do porto, duas piscinas e nove hectares de atividades tornam-no ideal para umas férias a dois ou em família.

A construção original e o uso do porto de Vieux para pesca, movimentação de mercadorias e passageiros e viagens de longa distância contribuem para uma história emocionante. A história do Vieux Port é especialmente notável. Criado para a pesca, transporte de mercadorias, passageiros e navegação de longa distância, foi apenas no século XVIII que este modesto porto de pesca se transformou na marina que conhecemos hoje.

Place aux Herbes e Halle aux Poissons são apenas dois dos muitos mercados a uma curta distância do porto Vieux. Todos eles oferecem algumas das melhores especialidades regionais disponíveis. Além disso, o status de luxo de Saint Tropez incentivou o crescimento de vários restaurantes sofisticados e delicatessens especializados na área portuária. Faça uma pausa e saboreie uma deliciosa comida mediterrânea em uma das cidades mais deslumbrantes da Riviera Francesa.

O Café Sénéquier, localizado à beira-mar, é facilmente reconhecível por seus toldos e exterior em vermelho vivo. Os interessados ​​em observar as pessoas acharão o café o local ideal. Este restaurante à beira do porto faz parte da comunidade desde 1887; está aberto para café da manhã, brunch, almoço, jantar e folia até tarde da noite.

Praia de Pampelonne, um trecho de 5 km de areia perfeita

A praia mais famosa de St Tropez não está realmente em St Tropez, mas nas proximidades de Ramatuelle. Ainda assim, não deixe que um código postal o impeça de percorrer este trecho de areia branca de 5 km (3 milhas), perfeito para cartões postais, espremido entre o Mediterrâneo cintilante e dunas repletas de arbustos.

A costa arenosa de cinco quilômetros apresenta clubes de praia privados de luxo que atraem uma clientela glamorosa do jet-set. Tornou-se famoso no século XIX e, entre os anos 40 e 50, experimentou uma segunda onda de popularidade graças ao símbolo do cinema francês – Brigitte Bardot e outras personalidades famosas.

Os clubes de Pampelonne Beach alugam espreguiçadeiras e guarda-sóis e oferecem serviço à beira-mar para uma experiência relaxante. Alguns dos clubes têm restaurantes sofisticados com terraços à beira-mar.

Alguns dos locais mais lendários de Saint-Tropez incluem o famoso clube Nikki Beach. Desde a sua estreia em 2002, Nikki Beach tornou-se um dos marcos mais badalados para celebridades internacionais e festas. A multidão descolada de Saint-Tropez vem aqui para tomar sol à beira da piscina em espreguiçadeiras e espreguiçadeiras macias, onde os garçons oferecem refrescos à beira-mar; jante no restaurante gourmet ou aproveite o entretenimento.

La Ponche, a cidade velha culturalmente rica de Saint Tropez

A Cidade Velha de Saint Tropez, também conhecida como La Ponche, está localizada logo abaixo da Cidadela e é o coração da pitoresca vila de pescadores que deu origem à cidade moderna. A Cidade Velha é um ótimo lugar para aprender sobre a história de Saint Tropez porque é rica em artefatos culturais. A Église Notre-Dame-de-l’Assomption do século XVIII, com sua característica torre sineira barroca italiana, eleva-se sobre os telhados de terracota do bairro circundante e o labirinto de ruas sinuosas.

Antigamente, o local era bem conhecido, principalmente entre os pescadores espanhóis, italianos e gregos que frequentemente pescavam ao lado dos cariocas. É a zona pedonal mais conhecida de Saint Tropez. Possui passagens minúsculas e vielas charmosas alinhadas com lojas modestas, butiques sofisticadas, cafés exclusivos e modernos e restaurantes clássicos sofisticados.

Museu Pioneiro de Arte Moderna da França, Annonciade

St. Tropez é mais do que apenas praia, vida noturna e compras. Os curiosos também podem apreciar uma viagem ao tranquilo Musée de l’Annonciade, o primeiro museu de arte moderna da França, inaugurado em 1922. Localizado na histórica Chapelle Notre-Dame de l’Annonciade (Capela da Anunciação), o Museu de Arte de Saint -Tropez é uma meca cultural de visita obrigatória. Localizado na esquina da Rue de l’Annonciade com a Place Georges Grammont, o museu é uma homenagem ao passado artístico da vila com suas impressionantes obras impressionistas, neo-impressionistas e de vanguarda.

Muitas das obras expostas foram criadas por pintores que se estabeleceram em Saint-Tropez no final do século XIX e início do século XX; isso inclui qualquer coisa, desde as pinturas pontilhistas de Paul Signac até as brilhantes telas fauvistas de Henri Matisse e as obras evocativas do estilo Nabis de Bonnard.

Georges Braque, Pierre Bonnard, Edouard Vuillard, Raoul Dufy, Paul Klee, Georges Seurat, Paul Gauguin e Maurice de Vlaminck estão entre os outros pintores incluídos na coleção. O museu está aberto todo o ano (exceto feriados) de terça a domingo. Os visitantes podem aproveitar o museu sem pressa durante os meses de julho, agosto e setembro.

  • Endereço: 2 Place Georges Grammont, 83990 Saint-Tropez, França
  • E-mail: [email protected]
  • Telefone: +33 4 94 17 84 10