Staycations são muito mais do que apenas ficar em casa – e este guia mostrará como revolucionar completamente o que um staycation poderia ser.
Quase todo mundo adora boas férias e, para muitos (ou a maioria), as férias se tornaram sinônimo de viajar para terras distantes. Mas isso nem sempre é necessário para umas férias relaxantes. Se, nas férias, alguém deseja ver as paisagens e experiências exóticas de todo o mundo, as férias em viagem provavelmente serão a resposta certa para elas. Se, por outro lado, alguém quer apenas relaxar, descontrair do trabalho e desfrutar de algo diferente, muitas vezes há poucos motivos para viajar para longe de casa. Normalmente, há dezenas de coisas divertidas e interessantes para fazer bem na porta de uma pessoa e em seu próprio terreno. Há muitas vantagens de um staycation.
Muitas vezes, as pessoas não pensam em sua região como sendo turística, mas muitas vezes há muitas coisas interessantes e divertidas para ver e fazer ali mesmo. Aqui estão algumas dicas para ter uma estadia divertida e relaxante em sua própria casa e ser um turista em sua própria cidade natal.
Alojamento
Em um staycation, pode-se apenas ficar em sua própria casa, mas pode ser muito mais divertido encontrar acomodações alternativas mesmo a poucos quilômetros de distância. Para isso, considere reservar um Airbnb na sua cidade. Ou pode-se fazer um acampamento no quintal. Ao acampar no quintal é importante não ficar dependente da casa, é preciso desocupar a casa ou não é “acampar”.
- Velho ditado: “Uma mudança é tão boa quanto um descanso”
Considere acampar no quintal de um amigo ou no rancho ou fazenda de um amigo. Acampar na fazenda de um amigo é uma ótima experiência e uma chance de experimentar algo novo e divertido. Para outros, uma ótima opção é ficar em um albergue local. Os albergues estão cheios de mochileiros interessantes vindos de longe para visitar a cidade. Nos albergues, pode-se interagir com eles, ver a cidade natal do ponto de vista de quem está de fora. Talvez alguém possa até viajar com eles, ser seu guia e mostrar o melhor da região para eles, isso pode ser surpreendentemente divertido.
- Albergues: Considere ficar no albergue local com todos os outros mochileiros e viajantes que vêm visitar a cidade (isso é muito divertido)
Uma alternativa aos albergues é acampar no acampamento local.
Parques e atrações locais
Pense em todos os parques locais da sua área e quais nunca foram visitados. Muitas vezes há muito para ver e explorar que nunca se pensou antes.
A chave é ser turista na própria cidade. Mesmo que conheça bem a sua cidade, pense em reservar uma visita guiada à cidade ou a outras atracções circundantes. Fique impressionado com as novas percepções do lugar.
Tente escolher um tema para a estadia, serão férias ativas ou relaxantes? Vai explorar os parques e pontos turísticos da cidade ou explorar todos os bares e pubs que nunca visitou.
Quebre a rotina
É importante não se concentrar nas tarefas normais da casa ou em outras coisas que normalmente ocupam a mente de alguém em casa. Este é o período de férias.
Muitas vezes, na vida, a pessoa cai na rotina e só faz compras em determinados lugares, janta em seus restaurantes favoritos ou bebe em determinados bares. Em um staycation, é preciso quebrar essa rotina. Este é um momento para pensar em como é a rotina de cada um na sua cidade e quebrá-la.
- Tripadvisor: Use o Tripadvisor e outros guias de viagem para ver o que as pessoas de fora da cidade gostam de fazer, ver e ficar na cidade
- Evitar: Jantar em restaurantes conhecidos
- Jantar: Seja aventureiro procurando restaurantes em que nunca pensou em jantar
Visite os museus que você nunca viu. Alugue equipamentos para ver os locais – como alugar um caiaque e explorar o rio. Até mesmo faça uma viagem de vários dias rio abaixo.
Não tenha medo de gastar
Lembre-se de que a maioria das pessoas se entrega durante as férias, mas tem um orçamento limitado enquanto vive uma vida normal. Este staycation é o feriado, então aproveite! Jante em estabelecimentos que normalmente não cabem no orçamento diário, contrate guias, tenha aulas de golfe, alugue mountain bikes e alugue acomodações apenas algumas ruas (mesmo que já tenha uma acomodação perfeitamente boa). Na verdade, pode-se dar ao luxo de entrar mais em um staycation, pois não há custos de voos ou outros transportes.
- Dica: Faça alarde na sua cidade natal
Chamar amigos
É muito difícil coordenar com os amigos uma grande viagem à Itália ou algo assim, mas pode ser muito mais fácil convencer os amigos a acampar no acampamento local ou alugar um Airbnb legal.