O metrô de Nova York conquistou o melhor dos visitantes inexperientes com suas linhas, mas veja como aproveitar ao máximo o transporte público.
A cidade de Nova York é difícil de explorar com um carro e o estacionamento pode ser um pesadelo. Mas, felizmente, o metrô de Nova York é muito eficiente e fácil de usar. É um dos metrôs mais antigos do mundo, tendo sido inaugurado em 1904 e é o maior sistema de metrô da América hoje. Veja aqui uma discussão divertida sobre túneis sob NYC.
É movimentado – sendo um dos sistemas de metrô mais usados do mundo e foi projetado para ser muito fácil de usar. Mas para pessoas que não são de uma cidade grande com um grande sistema de metrô, pode ser confuso no começo, aqui estão algumas coisas que todos deveriam saber sobre como usar o metrô de Nova York.
Sobre o metrô de York
- Primeiro Aberto: 27 de outubro de 1904
- Número de estações: 424 (Contando transferências como estações individuais)
- Bairros Conectados: Manhattan, Brooklyn, Queens, Bronx
- Ilha de Staten: Staten Island está conectado com o transporte público com uma balsa
- Abrir: 24/7, todos os dias do ano
- Mais ocupado: No hemisfério ocidental e no mundo ocidental (os mais movimentados estão na Ásia)
- Milhas: 248 milhas de rotas
- Desempenho pontual: 89%
A maioria dos metrôs ao redor do mundo para de funcionar nas primeiras horas da manhã, mas o metrô de Nova York funciona 24 horas todos os dias.
Pagando pelos passeios
Para pagar a passagem, é preciso passar o MetroCard ou tocar em um cartão de pagamento sem contato. Pode-se também usar o smartphone para o pagamento ou usar um leitor OMNY. Quase todas as tarifas são pagas com MetroCard ou OMNY. A tarifa é fixa e não importa a distância percorrida no metrô. Assim, deve-se digitalizar apenas um dos métodos de pagamento acima ao entrar no metrô, mas não ao sair.
- Cartões de uso único: $ 3,00
- Cartões de passeio ilimitados: Opção de cartões de 7 dias e 30 dias
- MetroCard: Cartão “Pay Per Ride” reutilizável, custa US$ 2,75
O principal sistema de pagamento é o MetroCard desde 1993, mas está sendo substituído e eliminado pelo OMNY – um sistema de pagamento de tarifas sem contato. Pode-se pagar no OMNY por meio de carros de débito/crédito, Apple Pay, Google Pay e novas tecnologias, como cartões de identificação por radiofrequência. O MetroCard permanecerá em vigor até 2023.
O metrô de Nova York é codificado por cores e é fácil de ler e interpretar. Um mapa oficial do sistema de metrô pode ser visto aqui.
Todas as linhas são coloridas e nomeadas e os mapas são muito fáceis de ler. Enquanto nos trens as estações são anunciadas e se for uma estação de transferência, todas as linhas que se encontram na estação são anunciadas. Então não se preocupe, se precisar da linha verde, por exemplo, na estação de transferência será anunciado que é a transferência para a linha verde. Há sinais e mapas em todos os lugares informando aos passageiros onde encontrar seus trens.
Conexão com Nova Jersey
A competição entre Nova Jersey e Nova York é bem conhecida e o sistema de metrô da cidade de Nova York não cruza as fronteiras estaduais e se conecta com Nova Jersey. Mas isso não significa que eles não estejam conectados com o transporte público. Conectar seus dois sistemas de metrô é responsabilidade da Autoridade Portuária Trans-Hudson (PATH). Isso conecta Newark, Harrison, Jersey City e Hoboken com Lower e Midtown Manhattan.
Como o metrô de Nova York, ele funciona o ano todo e conecta os dois sistemas que cruzam o rio Hudson.
Segurança no metrô de Nova York
A segurança é responsabilidade da Polícia de Trânsito de Nova York. Após os atentados de 2005 no metrô de Londres, a Polícia de Trânsito da cidade de Nova York aumentou sua segurança e revistou aleatoriamente as malas dos passageiros. Eles mantiveram o metrô livre de ataques terroristas e pode-se andar de metrô com confiança. Eles frustraram ataques planejados no passado – incluindo Najibullah Zazi e outros em 2009. Para mais informações sobre segurança no metrô de Nova York, veja aqui.
Aplicativos para transporte de Nova York
Ao visitar a cidade de Nova York, é altamente recomendável baixar os aplicativos de transporte da cidade. Estes são altamente precisos e informam ao usuário a melhor maneira de chegar a qualquer lugar a qualquer hora do dia. Eles combinam diferentes serviços como metrô, balsas e ônibus – nunca foi tão fácil se locomover nas megacidades. Alguns dos aplicativos incluem:
- 511NY: Aplicativo completo gratuito e oficial com todos os dados de tráfego e trânsito
- GoCentroBus: O único aplicativo oficial de trânsito do centro e ótimo para Nova York
- Mapas do Google: A cobertura do Google Maps sobre o transporte de Nova York é abrangente
- MTA Bus Time: Funciona bem para NYC e mostra os ônibus em tempo real
- Estratégia de Saída NYC: Mesmo fornece sugestões de onde entrar no sistema e ficar na plataforma etc.
- NYCMate: Atende a área dos três estados e é abrangente
- Mapas da cidade 2Go: Também funciona em muitos países ao redor do mundo