Visitando o Louvre pela primeira vez? Aqui está o que você deve saber

O Louvre recebe mais de 9 milhões de visitantes por ano e visitar o museu mais famoso do mundo pela primeira vez exige algum planejamento.

Museu do Louvre, Paris, França Shutterstock

Paris é uma das cidades mais instagramáveis ​​da Europa e também abriga o Louvre, o museu mais famoso do mundo, onde os visitantes também podem encontrar as coleções de arte mais impressionantes. Embora muitos visitantes planejem visitar o museu para ver a Mona Lisa, o Louvre tem inúmeras outras obras-primas espalhadas por muitos departamentos.

Visitar o Louvre exige algum planejamento, principalmente para evitar as filas intermináveis ​​para entrar no museu. Organizar as coisas com antecedência pode ajudar os visitantes a economizar tempo e também garantir que eles visitem os departamentos que lhes interessam.

Comprando os Ingressos

As filas no Louvre costumam ser muito longas, então a melhor maneira de evitá-los é comprar os ingressos online. Segundo o museu, quem agenda a visita com antecedência costuma ficar apenas dez minutos na fila, enquanto quem compra no museu espera quase uma hora.

O museu funciona das 9h às 18h e fecha às terças-feiras. A entrada é gratuita para menores de 18 ou 25 anos se forem residentes europeus. Outros grupos podem visitar o museu gratuitamente, incluindo membros do Louvre e da Imprensa. Um dos dias mais movimentados para ver o Louvre é o Dia da Bastilha (14 de julho), quando os ingressos são gratuitos para todos.

  • Preços: 15€ (no museu) ou 17€ (online)

O Louvre tem atualmente quatro entradas para o público

A entrada mais conhecida é na famosa Pirâmide, mas a maioria dos visitantes ignora que o Louver tem outras duas entradas que podem economizar muito tempo. No passado, eles tinham uma quarta entrada chamada Porte des Lions Entrance, fechada desde 2019.

A estação mais próxima do Louvre é o Palais Royal Musée du Louvre, e os visitantes devem pegar as linhas 1 e 7. Os viajantes que vão de ônibus devem pegar os ônibus 21, 69, 72, N11 e N24 param no Palais Royal – Musée du Louvre estação de onibus.

Entrada Pirâmide

É a entrada principal, e os visitantes se distribuem em quatro filas: os que ainda precisam comprar os ingressos, os que possuem ingressos, cartões de sócio e os visitantes prioritários.

Entrada do Carrossel du Louvre

O Carrousel du Louvre, também conhecido como entrada do shopping, é uma forma menos conhecida de visitar o museu. Está aberto a visitantes com ingressos, cartões de sócio, visitantes com deficiência e grupos. A espera na fila leva aproximadamente 30 minutos.

Passagem Entrada Richelieu

A entrada Passage Richelieu está aberta para grupos que fizeram sua reserva antes ou pessoas com cartão de sócio. A fila de espera é de até 15 minutos, por isso é uma ótima maneira de economizar tempo e evitar as multidões antes de entrar no Louvre.

Melhores dias e horários para visitar o Louvre

Os turistas podem esperar longas filas ao visitar o Louvre, especialmente entre julho e setembro, os meses mais movimentados de Paris. Os viajantes que planejam visitar Paris entre janeiro e abril podem passar menos tempo na fila de espera. Os melhores dias para visitar o museu são durante a semana, exceto na terça-feira, quando o museu está fechado.

Embora os guias do livro recomendem visitar o Louvre no início do dia, há menos pessoas depois das 15h Às quartas e sextas-feiras, o Louvre fica aberto até as 21h45portanto, visitar o museu à noite é uma chance de ver o museu sem centenas de outros visitantes.

Quanto tempo leva para visitar o Louvre?

O Louvre tem uma área de 72.735 metros quadrados, sendo impossível ver tudo em um dia. Segundo o museu, se uma pessoa passar 30 segundos olhando cada obra de arte do museu, precisará de 200 dias para ver tudo. No entanto, passar duas ou três horas no Louvre pode dar uma boa visão geral de suas coleções.

Existem 480.000 obras de arte espalhadas por oito departamentos do Louvre. Escolher qual visitar pode tornar o passeio mais agradável.

Departamento de pintura

É o lar da Mona Lisa, mas os visitantes também encontrarão A Jangada da Medusa de Théodore Géricaul, a Coroação de Napoleão de Jacques-Louis David e As Bodas de Caná de Paolo Veronese. É possível passar horas olhando suas 5.550 pinturas, a maioria deles criados entre os séculos 13 e 19. É a oportunidade perfeita para explorar a obra-prima de alguns dos mais proeminentes artistas europeus da história.

esculturas

Este departamento reúne esculturas feitas por artistas europeus, a maioria deles da França, Itália e norte da Europa. Há toda uma área de esculturas francesas, e a maioria delas foi criada entre a Idade Média e o século XIX. Os visitantes encontrarão a famosa Vênus de Milo, Vitória Alada de Samotrácia e Psique Revivificada pelo Beijo do Cupido. É possível combinar este departamento com as pinturas.

Coleção Egípcia

O Louvre abriga as maiores coleções de antiguidades egípcias e está distribuído em dois andares do museu. O departamento foi inaugurado em 1827, apresentando milhares de anos de história egípcia. Entre os destaques estão a estátua de Ramsés II, o caixão de Pa Nesit Tawy, a escultura do Escriba Sentado e um fragmento do Templo de Amon.

A Coleção Egípcia é um paraíso para os fãs de arqueologia, e é possível passar algumas horas apenas visitando este departamento.

Perto do Departamento de Antiguidades Orientais

O Departamento de Antiguidades do Oriente Próximo preserva a origem da escrita humana. O departamento possui os documentos legais mais antigos já encontrados, que datam do Neolítico, quando os humanos começaram a desenvolver técnicas agrícolas. Os papéis estão separados por região: Mar Negro, Península Arábica e Mediterrâneo Oriental.

móveis reais

O Louvre também preserva sua história, com peças de quando o prédio serviu de palácio, e os visitantes podem ver os apartamentos que pertenceram a Ana da Áustria e a Napoleão III. Este departamento dá um exemplo perfeito do estilo de vida luxuoso da corte real quando o luxo estava presente nos objetos do cotidiano.

artes islâmicas

O departamento mais recente do Louvre foi inaugurado em 2003. O Departamento de Arte Islâmica reúne itens da Espanha, Egito e Índia que datam do século VII. Algumas peças históricas chegaram à França durante as Cruzadas na Era Medieval, então é uma ótima chance de entender mais sobre a arte islâmica ao longo dos séculos.

Arte de todo o mundo

Este departamento foi criado para reunir obras de arte de todos os continentes. Os visitantes podem encontrar uma estátua da Ilha de Páscoa, esculturas africanas e itens da Ilha de Salomão. Este departamento possui apenas 120 peças e exige menos tempo em comparação com outras áreas do Louvre.

Artes gráficas

O Louvre possui a maior coleção de artes gráficas do mundo, com 250.000 desenhos, gravuras, pastéis e miniaturas. Os visitantes podem conhecer parte delas no departamento de Artes Gráficas, uma sala com iluminação controlada para preservar as obras.

O departamento apresenta peças criadas por Delacroix, Michelangelo, Leonardo da Vinci e outros artistas proeminentes.