10 bibliotecas impressionantes que valem a pena planejar uma viagem para ver

Normalmente, as bibliotecas não são um local obrigatório em suas viagens, mas essas dez bibliotecas surpreendentes farão a viagem valer a pena.

10 bibliotecas impressionantes que valem a pena planejar uma viagem

Se você se considera um leitor ávido, provavelmente tem uma biblioteca favorita que atende às suas necessidades de estudo, leitura e produtividade. Se você gosta de ler, explorar e aprender tudo ao mesmo tempo, pode ficar fascinado por bibliotecas maiores e mais espaçosas em todo o mundo!

As bibliotecas abaixo são algumas das proezas arquitetônicas mais lindas, únicas e cuidadosamente elaboradas do mundo. Localizados em todo o mundo, esses edifícios são construídos para atender aqueles que têm sede de conhecimento e apreciam o artesanato fino. Perder-se na biblioteca é definitivamente recomendado, nesses casos!

Continue rolando para explorar nossa lista de algumas das bibliotecas visualmente mais atraentes do planeta.

10/10 Biblioteca do Congresso: Washington DC, EUA

Se você viajou para Washington DC, sem dúvida encontrou a bela Biblioteca do Congresso! A maior biblioteca do mundo, abriga uma infinidade de livros, mídia gravada e manuscritos.

Embora a biblioteca tenha sido fundada em 1800 pelo presidente John Adams, um prédio separado para abrigar a mídia não foi concluído até 1897. Sob a administração do presidente Franklin D. Roosevelt em meados do século 20, a biblioteca veria expansão de materiais, escritórios e publicações . Em 2018, a biblioteca abrigava cerca de 164 milhões de itens e contando!

9/10 Biblioteca Beyazit: Istambul, Turquia

A Biblioteca Beyazit, na capital da Turquia, Istambul, ocupa o que costumava abrigar um refeitório e uma pousada à beira da estrada dentro da Mesquita Beyazit. A biblioteca foi recentemente atualizada em 2016 para receber alguma restauração leve e expansão moderna do lado de fora.

O prédio em si foi construído em 1506 e é usado como biblioteca desde 1884. Beyazit contém muitas literaturas turcas raras e importantes, incluindo a do Império Otomano, em seu andar térreo, enquanto periódicos e publicações turcos estão no primeiro e segundo andares respectivamente.

8/10 Biblioteca Municipal de Stuttgart: Stuttgart, Alemanha

A Biblioteca Municipal de Stuttgart é um dos edifícios mais modernos da lista, construída em 2011 depois que seu projeto foi escolhido em um concurso em 1999. A biblioteca não é apenas bonita – ela também possui uma grande quantidade de itens em seu catálogo que definitivamente faz vale a pena a viagem. Seu site afirma que a biblioteca central na Praça de Milão tem cerca de 1 milhão de peças de mídia!

O projeto de redesenho custou cerca de 79 milhões de euros, ou cerca de US$ 90 milhões. O edifício em forma de cubo é caracterizado por design minimalista, escadarias e layout de vários andares.

7/10 Biblioteca Nacional Austríaca: Viena, Áustria

Originalmente conhecida como Biblioteca da Corte Imperial até cerca de 1920, a Biblioteca Nacional Austríaca é a maior biblioteca do país. Lar de cerca de 12 milhões de materiais, a biblioteca também contém quatro museus e inúmeras coleções especiais.

A biblioteca está empenhada em arquivar todas as publicações austríacas que puder e, ao fazê-lo, dividiu suas coleções especiais em categorias. Se você viajar para a biblioteca, encontrará um tesouro de livros raros, coleções de mapas, música e até mesmo uma coleção de papiros que datam dos séculos 15 e 16 aC!

6/10 Musashino Art University Museum and Library: Tóquio, Japão

O Musashino Art University Museum and Library em Tóquio é único por seu trabalho de design e conceito. A biblioteca consiste em uma prateleira única e sinuosa que contém os livros e materiais, estendendo-se pela biblioteca até terminar no meio.

Ao contrário de outras bibliotecas da lista, no entanto, as prateleiras de Musashino são feitas de madeira clara, proporcionando ao espaço uma estética limpa e simples. O designer Sou Fujimoto chama sua criação de “uma floresta de livros”, já que as prateleiras têm cerca de 30 pés de altura com pequenas aberturas para que os clientes possam olhar para trás e ver através da “floresta!”

5/10 Biblioteca Nacional da República Tcheca: Praga, República Tcheca

A Biblioteca Nacional é a principal biblioteca da República Tcheca e contém cerca de 6 milhões de documentos e 60.000 leitores cadastrados. O edifício principal foi estabelecido dentro do Clementium, que é um ponto histórico que também abrigava as bibliotecas Técnica e Universitária.

A UNESCO premiou esta adorável biblioteca com o primeiro Prêmio Jinkji por seu trabalho na digitalização de textos antigos. Cerca de 1.700 documentos foram disponibilizados eletronicamente nos primeiros 13 anos do projeto, iniciado em 1992.

4/10 Sítio Real da Biblioteca de San Lorenzo De El Escorial: S. Lorenzo De El Escorial, Espanha

Casa do Rei da Espanha, o Royal Site é um grande edifício que atende a muitas funções, incluindo hospital, universidade, escola, panteão e muito mais. Existem 3 bibliotecas em El Escorial, mas a da foto é a Biblioteca Real, que atualmente contém cerca de 40.000 itens.

A Biblioteca Real contém pisos de mármore brilhantes, prateleiras de madeira esculpida e tem cerca de 177 pés de comprimento. O teto contém maravilhosos afrescos dedicados às sete Artes Liberais: Retórica, Música, Gramática, Aritmética, Geometria, Lógica e Astronomia.

3/10 Biblioteca Pública de Nova York: Nova York

Segunda maior biblioteca pública dos Estados Unidos, a principal filial da New York Public Library está localizada em Bryant Park, em Manhattan, e atende cerca de 3,5 milhões de pessoas. A biblioteca não é apenas impressionante em aparência – ela contém cerca de 53 milhões de itens e é a terceira maior biblioteca do mundo em termos de volume de conteúdo!

O NYPL é famoso por suas icônicas estátuas de leões, apelidadas de Patience e Fortitude, que guardam sua entrada. Emprega cerca de 3.200 pessoas e é um dos marcos históricos de Nova York, reconhecido como tal em 1967.

2/10 Biblioteca Vasconcelos: Cidade do México, México

Abrangendo cerca de 409.000 pés quadrados, a Biblioteca Vasconcelos foi concluída em 2006 e foi dedicada a José Vasconcelos, ex-presidente da Biblioteca Nacional do México. O projeto custou cerca de 954 milhões de pesos, ou US$ 98 milhões.

Embora a biblioteca tenha fechado por cerca de 22 meses devido a defeitos de construção, ela foi reaberta ao público em 2008 e foi reformada durante a administração do presidente Felipe Calderón no valor de US $ 3 milhões.

1/10 Biblioteca da Abadia de Altenburg: Altenberg, Áustria

Localizada na Abadia de Altenberg, um mosteiro beneditino, a Biblioteca da Abadia de Altenberg foi construída por volta de 1740 e incorpora muitas características do estilo arquitetônico barroco. A biblioteca tem cerca de três andares, 157 pés de comprimento e faz fronteira com o interior externo do mosteiro.

Os tetos são adornados com afrescos pintados pelo famoso artista barroco tardio Paul Troger no início da década de 1730. Há também uma cripta que fica embaixo da biblioteca, que abriga afrescos de artistas desconhecidos!