Existem muitas rochas e montanhas maiores que El Capitan, mas quando se trata de dificuldade, El Capitan ganha a coroa, e aqui está o porquê.
Quando se trata de dificuldade de escalada, muitas pessoas costumam pensar que tudo se trata de tamanho. Existem muitas rochas e montanhas no mundo que são maiores que El Capitan, mas quando se trata de dificuldade, El Capitan ganha a coroa. Esta enorme rocha de granito no Parque Nacional de Yosemite, na Califórnia, atinge uma altura de 3.000 pés e fornece o palco para uma desafiadora aventura de escalada. Isso não visa assustar as pessoas, mas dar uma visão mais detalhada do que esperar ao escalar esta montanha. Sem mais delongas, aqui estão algumas facções que fazem do El Capitan a escalada mais difícil do mundo.
Contents
- 1 10 A rocha é lisa e escorregadia (e isso não é tão bom quanto parece)
- 2 9 A Altura
- 3 8 O peso da engrenagem é um fator
- 4 7 leva vários dias para completar a subida
- 5 6 A descida pode ser extremamente perigosa
- 6 5 As rochas que caem são traiçoeiras
- 7 4 A aspereza da rocha pode causar lesões nos dedos
- 8 3 O clima pode ser imprevisível
- 9 2 Toda rota é difícil
- 10 1 A Muralha do Amanhecer
10 A rocha é lisa e escorregadia (e isso não é tão bom quanto parece)
El Capitan é um monólito de granito, o que significa que é muito liso e escorregadio. Quando está molhado, é ainda mais perigoso, pois pode facilmente escorregar e cair. Por esse motivo, os alpinistas são aconselhados a usar sapatos de borracha que tenham uma boa aderência à rocha.
9 A Altura
A altura é sempre um fator que afeta a escalada. Quanto maior a altura, mais difícil é a subida. Embora existam paredes com mais de 3.000 pés, essa altura combinada com uma superfície lisa e muitas outras dificuldades são o que torna El Capitan particularmente desafiador.
8 O peso da engrenagem é um fator
Exceto que alguém está praticando escalada solo livre (o que é muito mais perigoso), muitas coisas são necessárias para escalar o El Capitan com segurança. Os alpinistas geralmente precisam carregar muitas cordas, martelos, estacas, ganchos, comida, água e um saco de dormir. Esses equipamentos são necessários porque os alpinistas passarão horas consertando e escalando as cordas, além de dormir, comer e beber água durante a subida.
7 leva vários dias para completar a subida
A subida ao topo do El Capitan não é apenas algo que se pode concluir em um dia. Para o alpinista médio, leva até três dias para completar a subida. O tempo que alguém passará pescando, escalando, descansando, dormindo, comendo e bebendo, quando somados, abrangerá mais do que apenas um dia. Isso também significa que será necessário fazer cocô também, o que apenas aumenta toda a dificuldade.
6 A descida pode ser extremamente perigosa
Muitos escaladores costumam pensar que a dificuldade está na subida, mas na realidade é na descida que se deve ficar atento. Como nenhum helicóptero virá buscar ninguém lá de cima, isso é algo que se deve fazer. Com pedras escorregadias e fadiga, os alpinistas podem facilmente perder um passo. Existem, no entanto, diferentes opções para descer do topo do El Capitan, desde o rapel até a caminhada por uma trilha íngreme, e não é um passeio no parque.
5 As rochas que caem são traiçoeiras
Os alpinistas do El Capitan geralmente precisam ficar atentos às pedras que caem, que geralmente são enormes. Algumas dessas rochas podem parecer fortes, mas podem ceder quando alguém confia nelas para se apoiar. É por isso que os aventureiros que escalam o El Capitan sempre precisam testar a resistência de uma rocha antes de colocar a mão ou o pé nela para evitar quedas de rochas que podem ser fatais para os escaladores ou outras pessoas abaixo.
4 A aspereza da rocha pode causar lesões nos dedos
Os alpinistas geralmente se deparam com o problema de lesões nos dedos ao escalar o El Capitan. A natureza áspera da rocha de granito pode ser muito dura para a pele e até causar lesões. Como as mãos são extremamente importantes para a subida, lesões nos dedos podem atrapalhar toda a subida e fazer com que desista. Por esta razão, os alpinistas devem estar equipados com luvas resistentes.
3 O clima pode ser imprevisível
Chuvas repentinas, trovoadas e ventos fortes não são incomuns no Parque Nacional de Yosemite, o que torna os alpinistas em El Capitan vulneráveis a esses perigos. A subida torna-se duas vezes mais difícil quando a rocha está molhada. Para se manter seguro durante essas situações, os escaladores são aconselhados a verificar o tempo antes de escalar e também trazer capas de chuva, edredons e roupas secas.
2 Toda rota é difícil
A maioria das rochas e montanhas geralmente tem rotas mais fáceis que os iniciantes podem escalar, mas El Capitan não é um lugar para escaladores iniciantes. A rocha tem mais de 70 rotas, e todas as rotas são difíceis. O Nose, que é a rota mais curta e popular na rocha, também é difícil até mesmo para escaladores experientes.
1 A Muralha do Amanhecer
El Capitan é conhecido mundialmente por sediar a Dawn Wall, que é considerada a escalada mais difícil do mundo. O percurso tem 32 arremessos e é extremamente suave, o que significa que não há lugares confiáveis para colocar o pé. Apenas três alpinistas – Tommy Caldwell, Kevin Jorgeson e Adam Ondra escalaram esta parede na história da escalada. Até hoje, essa conquista ainda não foi replicada por ninguém no mundo. Isso explica o tamanho do desafio que El Capitan traz.