Quer esteja a viajar sozinho ou em grupo, aqui ficam algumas dicas a ter em conta no estrangeiro, independentemente do destino.
Não há nada inerentemente perigoso em viajar. É comum ver pessoas do país A falarem sobre o quão perigoso é o país B e porque nunca iriam para lá. Ao mesmo tempo, vê-se pessoas do país B dizendo que o país A é perigoso e seria uma tolice irem para lá.
Ainda assim, existem algumas coisas que podem tornar a viagem perigosa e alguns lugares são mais perigosos. A maioria das coisas que se pode fazer para mitigar o perigo são de bom senso. Mas algumas coisas são mais específicas. Geralmente o perigo está no dinheiro, seus ladrões e oportunistas se aproveitando dos turistas no modo de gastar e aquela vantagem que os turistas não sabem como funciona o país.
Contents
Cidades depois do anoitecer (especialmente na África)
A África é um continente muito grande e é muito difícil generalizar. Mas para muitos países da África Subsaariana, não é aconselhável sair à rua depois de escurecer. Kampala, em Uganda, Nairóbi, no Quênia, e muitas das cidades da África do Sul são exemplos de lugares onde não se deve andar depois de escurecer. Em todos esses países, pode-se facilmente chamar um Uber.
- Uber: Chame um Uber depois de escurecer em cidades perigosas
Observação: Nem todas as cidades africanas são perigosas à noite
Mas outras cidades africanas são muito mais seguras – Lusaka, na Zâmbia, é um exemplo. Pergunte onde estão as partes mais seguras e perigosas das cidades. Há certas dicas de coisas para se ter ao viajar em cidades perigosas.
- Evitar: Evite sair sozinho ou beber em excesso
Se alguém sair depois de escurecer, não vá sozinho e não saia bêbado – isso torna as pessoas alvos fáceis. Além disso, leve o mínimo de dinheiro possível e deixe o telefone no hotel – nunca leve o passaporte. Tire uma foto dele (com o visto) no telefone.
Lugares com muitas motos (como Marrocos)
O Marrocos é principalmente seguro, mas, novamente, tome cuidado para não ser roubado. É sabido que as pessoas “conduzem” viajantes a seus hotéis – mas, em vez disso, os conduzem a um beco escuro e os roubam. Mas os marroquinos são pessoas muito amigáveis e isso só acontece em lugares muito turísticos. O principal em Marrocos é não pagar preços altos e absurdos por mercadorias – lembre-se de negociar!
- Atenção: Para pessoas que guiam alguém para o hotel, mas levam alguém para um beco escuro para serem roubados
- Evitar: Segurando o telefone em direção à rua onde os motociclistas podem pegá-lo
Outra preocupação em lugares como o Marrocos, que tem muitas motos nas ruas, é o roubo de celulares. Os motociclistas chegam e arrancam o telefone das mãos das pessoas que estão andando na rua. Nunca ande segurando o celular na rua. E em qualquer cidade ou ponto de ônibus em que não se tenha certeza de quão seguro é, não segure o telefone de jeito nenhum.
Lugares Desconfortáveis ou Viajantes Sozinhas
Alguns lugares têm normas culturais diferentes entre os sexos e podem ter alguns equívocos sobre a cultura ocidental e as mulheres ocidentais. Pode ser bastante desagradável para mulheres que viajam sozinhas em países como Índia e Egito. Exercite os tipos normais de cautela – mas em um nível muito mais alerta. Tenha cuidado ao ficar bêbado sozinho na rua à noite ou ser a única garota no ônibus à noite.
- Mulheres Viajantes em Lugares Difíceis: Tente Não Viajar Sozinho
- Países conservadores: Vista-se modestamente – tanto para não ofender a população local quanto para não chamar atenção indesejada
Para mitigar isso, é aconselhável vestir-se com recato e viajar com outro companheiro de viagem. Se uma garota não estiver vestida modestamente, ela será percebida como um sinal de que está aberta para que os homens se aproximem dela. Em alguns países, é muito desrespeitoso que as meninas não se vistam modestamente (no Irã, as meninas devem cobrir os braços, as pernas e usar lenço na cabeça – mesmo os homens não podem usar shorts).
Existe até um clube de viajantes individuais para mulheres que podem participar.
Não coloque todos os ovos na mesma cesta
Ao viajar, é benéfico ter vários cartões de crédito de (de preferência) vários bancos. Mas não os guarde na mesma carteira ou bolsa. Se alguém fosse roubado e ambos estivessem na mesma carteira, ambos estariam perdidos. Mantenha um em outro lugar.
- Cartões de crédito: Tenha mais de um e mantenha-os em lugares diferentes
- Notificar: Avise o banco de que está viajando
Além disso, notifique o banco quando alguém estiver viajando ou eles podem pensar que a transação no exterior é suspeita e congelar o cartão. Além disso, evite levar mais dinheiro do que o necessário. Em muitos países, não é realmente necessário carregar nenhum dinheiro (a Suécia e a China, por exemplo, são sociedades virtualmente sem dinheiro).
Uma das coisas mais importantes é saber onde obter informações atualizadas sobre viagens nos lugares para onde vai.