Quem busca empreender em um mercado promissor, precisa conhecer o mercado de distribuição de cosméticos
O sonho de empreender está presente no coração de muitos brasileiros, que desejam abrir seu próprio negócio e viver de forma mais independente. Após a decisão de investir em um negócio próprio, surge a busca pelo mercado ideal.
Você já deve ter se imaginado trabalhando com vestuário, alimentação, beleza, e outras tantas opções, mas sabia que um negócio muito promissor no país é ter uma distribuidora de cosméticos? Confira bons motivos para ser um distribuidor de cosméticos:
Contents
1 – Mercado aquecido
Nos últimos anos, o acesso à informação cresceu exponencialmente. As redes sociais tornaram-se meios de divulgação de produtos e serviços relacionados à beleza e estética, o que fomentou ainda mais o mercado dos cosméticos. As vendas deste tipo de produto movimentam bilhões de dólares a cada ano em todo o mundo e iniciar nessa área pode ser mais simples do que parece. Segundo o Euromonitor International, o Brasil é o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo!
2 – Alto rendimento
Algumas linhas de cosméticos profissionais permitem até 100% de lucro sobre seus produtos. Alguns produtos, é claro, possuem uma margem de lucro menor, mas apresentam maior saída, o que permitirá um fluxo maior de pessoas.
Entre os anos de 2013 e 2018, houve crescimento de 24,5% em valor de vendas no varejo em reais, mesmo tendo ocorrido uma queda de 0,3% entre 2014 e 2015; para 2023, a previsão do Euromonitor International era de um aumento de 20,6%.
3 – Não existe a preocupação com matéria prima e produção
Dependendo do tipo de negócio escolhido para empreender, existirá uma grande preocupação com matéria-prima e produção, o que não existe na distribuição de cosméticos. Basta comprar do fornecedor e fazer a revenda, o que torna a operação muito mais simples.
Como abrir uma distribuidora de cosméticos?
Para abrir uma distribuidora de cosméticos, é necessário ter em mente que você precisará de algumas coisas fundamentais, como:
1 – CNPJ e questões burocráticas
O primeiro passo será abrir o CNPJ para poder comprar dos fornecedores e começar a atuar. Para isso, é preciso fazer o registro na junta comercial, obter o CNPJ na Receita Federal e a licença da prefeitura.
2 – Canal de venda
Uma distribuidora de cosméticos exige um canal de venda, que pode ser físico ou online, como uma loja virtual. Em empreendimentos físicos, o recomendado é uma sala/salão de pelo menos 50m² com instalação das gôndolas de exposição de produtos, balcão de atendimento, espelhos, balcão do caixa e os equipamentos necessários como computador e impressora. Já no ambiente online é ideal contar com uma boa plataforma de e-commerce ou rede social, que forneça um ambiente preparado para muitos acessos, adição de imagens dos produtos e descrições detalhadas.
3 – Definição de produtos
Para garantir o sucesso do seu negócio, é fundamental definir quais produtos serão comercializados. Contar com uma grande variedade de produtos nem sempre é garantia de muitas vendas, visto que seu perfil de cliente pode estar interessado em apenas um tipo de item. Por isso, procure focar sempre nos produtos que, de fato, tenham relação com seu público-alvo.
4 – Divulgação
A melhor forma de alcançar mais pessoas para a sua distribuidora, é por meio de uma divulgação bem feita. A forma mais acessível de fazer isso, hoje, é por meio da Internet e das redes sociais.
Tire fotos dos produtos, faça vídeos e textos mostrando os benefícios práticos de cada produto e peça para seus clientes auxiliarem nessa divulgação. Dessa forma, a sua distribuidora ficará conhecida muito mais rápido!
Com essas dicas, será possível realizar o sonho de empreender em um mercado muito promissor e, claro, apaixonante!