Atraindo caçadores de emoção, aventureiros e românticos, Valle Verzasca é a joia esmeralda do sul da Suíça.
A Suíça é conhecida por suas cidades turísticas chiques, belos vales e paisagens de tirar o fôlego, mas o idílico Valle Verzasca se destaca mesmo entre a deslumbrante paisagem suíça. Águas esmeraldas cristalinas, desfiladeiros suaves, piscinas naturais, florestas perenes, trilhas nas montanhas, igrejas antigas e o ponto de bungee jumping de James Bond são apenas algumas das atrações que este vale perto da fronteira italiana tem a oferecer. Com sua beleza natural intocada, oportunidades de esportes ao ar livre e arquitetura pitoresca, o Valle Verzasca tem algo para todos, desde caçadores de emoções, aventureiros, amantes da natureza e românticos.
Valle Verzasca, o mágico vale suíço na fronteira com a Itália
Valle Verzasca é um vale em Locarno, no cantão de Ticino, no sul da Suíça, na fronteira com a Itália. Expandindo-se por 35 km de natureza vibrante pontilhada de vilas pitorescas, o vale é completamente cercado por montanhas em um círculo; esta característica geograficamente isolada tornou a região politicamente sem importância durante a maior parte de sua história, mas também garantiu que suas paisagens montanhosas permanecessem em grande parte selvagens e intocadas, e o encanto idílico dos municípios foi preservado.
O vale fica ao norte do Lago Maggiore e é cortado pelo encantador rio Verzasca, que muda de cor. É composto pelas aldeias de Mergoscia, Vogorno, Corippo, Lavertezzo, Brione, Gerra, Frasco e Sonogno.
O que ver e fazer no Valle Verzasca
Desde esportes ao ar livre, caminhadas na montanha, passeios românticos à beira do rio ou explorando vilas medievais, sempre há algo para fazer no Valle Verzasca.
Aproveite o rio Verzasca
Possivelmente, o aspecto mais quintessencial de Verzasca é o rio Verzasca. Serpenteando pelas montanhas em tons hipnotizantes de azul e verde em águas cristalinas, mergulhar e nadar são quase irresistíveis, especialmente quando as rochas de mármore criam várias piscinas naturais para sentar e relaxar. muito frio, mesmo no auge do verão.
O ponto mais popular do rio, assim como de todo o vale, é a Ponte di Salti, uma ponte romana de pedra que liga o rio em Lavertezzo. Os arcos de pedra acima do desfiladeiro criam o cenário para uma imagem verdadeiramente perfeita. Como o nome Ponte di Salti (ponte saltitante) sugere, pular no rio é um passatempo favorito.
Também é fundamental ficar atento à sinalização; há áreas do rio onde a correnteza é traiçoeiramente forte e já ocorreram acidentes fatais por desatenção.
Caminhe pelo vale
O Valle Verzasca possui várias trilhas entre florestas e montanhas, adequadas para caminhantes de todas as idades e níveis de experiência. É a região perfeita para caminhadas, ciclismo, montanhismo e alpinismo.
Os viajantes podem atravessar o vale e chegar aos diferentes municípios através de trilhas, como a popular trilha Sentiero Verzasca. Uma trilha histórica que segue uma antiga trilha de mulas, percorre todo o vale, 24 km de trilhas de montanha, pequenas pontes, antigas construções de pedra, bosques de bétulas, cachoeiras e prados encantadores. Os visitantes podem adaptar o Sentiero como quiserem, e o caminho é relativamente fácil e nunca se afasta muito das cidades. Uma das opções mais populares é a caminhada da charmosa vila de Sonogno até a mais popular Lavertezzo, em cerca de 14 km.
A Myth Trail é uma ótima opção para famílias e leva a beleza de conto de fadas do vale a um nível totalmente novo. Localizada em Gerra, a trilha das lendas é uma caminhada circular de 2 horas pela floresta, explorando os lugares que moldaram as histórias e mitos de Verzasca por séculos. Bruxas, demônios, animais falantes – do tipo amigável e hostil – elfos crusc e santos acompanharão os caminhantes pela floresta nesta experiência verdadeiramente mágica através de bosques, jardins de esculturas, cavernas, depressões e vales.
Bungee Jumping como James Bond em Contra Dam
A entrada para Val Verzasca certamente deixará uma impressão: uma represa em arco de 220 m / 721 pés de altura construída entre as montanhas. A Contra Dam, também conhecida como Verzasca Dam, tornou-se mundialmente famosa devido à franquia 007, quando James Bond saltou dela no filme GoldenEye de 1995 007, no que é frequentemente considerado uma das melhores acrobacias do cinema de todos os tempos.
Hoje, qualquer visitante que seja corajoso e aventureiro o suficiente pode se sentir como 007 na experiência de bungee jumping Goldeneye ali mesmo na Represa Contra. Uma emocionante queda livre de 7,5 segundos que com certeza será a adrenalina máxima. Passeios especiais 007 pelo vale, incluindo o passeio até a maldição e o bungee jumping, estão disponíveis.
Aprenda e brinque na cena cultural de Verzasca
Embora Valle Verzasca seja o destino perfeito para os amantes do ar livre, as vilas e cidades ao longo do vale também oferecem muito para explorar. A pequena vila de Sonogno possui belas casas medievais de pedra e canteiros floridos, bem como o Museu Val Verzasca, que detalha a história viva do vale, e o Wool Center, onde é produzida a colorida lã da região. O município de Corippo foi considerado monumento histórico nacional devido à arquitetura perfeitamente preservada da cidade medieval montanhosa; não pode ser alcançado de carro.
Em Vogorno fica a igreja mais antiga da região, a Igreja de São Bartolomeu. Construída em estilo bizantino com afrescos que datam de 1200, é uma igreja e um museu ao mesmo tempo. Em Brione Verzasca, a casa nobre do século XVIII do Castelo Marcacci foi transformada em uma sala de fuga, com enigmas e pistas formando um quebra-cabeça verdadeiramente pitoresco.
Como chegar ao Vale Verzasca
Valle Verzasca só pode ser alcançado de carro ou ônibus; não há trens na região. A cidade mais próxima do vale é Locarno, no Ticino, a 30 minutos de carro, seguida de Lugano, a uma hora de distância.
A estrada pode ficar íngreme e tem curvas irregulares, mas o caminho entre as montanhas é absolutamente lindo. Para chegar ao vale por transporte público, os viajantes podem pegar o ônibus de Locarno para Sonogno, que tem muitas paradas no Valle entre elas.