Kea é uma das pitorescas ilhas Cíclades. Possui uma paisagem icônica com colinas escarpadas, extensos vinhedos e praias deslumbrantes.
Kea é uma das pitorescas ilhas Cíclades. Possui uma paisagem icônica com colinas escarpadas, extensos vinhedos, vales escarpados e praias deslumbrantes. Esta pequena ilha tem muita riqueza natural para descobrir.
A apenas 75 minutos de Atenas, Kea é um destino de fim de semana com a melhor classificação. Conhecida localmente como Tzia, a ilha é acessível através do porto de Lavrio. Os turistas de Atenas usam a balsa para chegar a esta joia escondida. Se as águas límpidas da costa de Kea não impressionarem os visitantes, a história o fará.
Pelo que Kea é conhecido?
Para iniciantes na Grécia, Kea deve estar na lista de desejos como uma das ilhas gregas a serem consideradas. Uma das razões é que é a mais verdejante entre as ilhas Cíclades. Isso pode ser atribuído ao seu clima único e proximidade com a Grécia continental. Lar da maior floresta de carvalhos de todas as ilhas gregas, Kea se destaca como o destino final para os amantes da natureza. Adornado com extensos olivais, vinhedos e vegetação, Kea é uma beleza natural. As cidades também são lindas por suas estruturas tradicionais, com toques de verde e outras vegetações coloridas.
A Ilha Kea tem uma rica cobertura florestal que a tornou o lar de uma rara vida selvagem. Martas de pinheiro são raras de encontrar em outras partes do mundo devido à diminuição da cobertura florestal. Kea é surpreendentemente o lar desses animais raros. Répteis como a cobra-gato-europeia, o lagarto verde dos Balcãs, a lagartixa doméstica mediterrânea e a cobra-chicote de Dahl, entre outros, são comuns na ilha. Os pássaros adoram árvores e Kea tem muitas. A ilha é o lar de mais de 40 espécies de aves. Durante a primavera e o verão, Kea hospeda inúmeras aves migratórias, sendo os falcões de Eleonora os mais distintos. As raras focas-monge do Mediterrâneo também foram vistas ao longo da costa de Kea.
A rica história de Kea e as águas inexploradas permanecem um enigma que fascina os aventureiros. A Ilha Tzia recebe sua fama pela participação na Guerra da Independência Grega e seu papel durante a Invasão Persa. Embora pequena, a ilha lutou ao lado de Atenas nas batalhas de Artemísio e Salamina. Abaixo das águas turbulentas da Ilha Kea, encontram-se os restos do Britannica e outros navios de guerra dos gregos. Muitas áreas desta ilha permanecem inexploradas devido às águas turbulentas. Somente Yatchies altamente experientes navegam além de pontos específicos.
Mitos cercam a existência do deslumbrante paraíso de Kea. Lar do leão de pedra e muitas ruínas arqueológicas, a ilha tem muito a oferecer aos exploradores. Os museus arqueológicos de Kea guardam esculturas, inscrições e outros artefatos importantes que datam do século I. Karthea, Poiessa e Korressia são cidades antigas com monumentos significativos que lançam alguma luz sobre os famosos mitos gregos.
Transporte em Kea
Assim que os visitantes chegam ao porto central de Kea, existem várias maneiras de chegar ao seu destino. Aqui estão os meios de transporte mais convenientes da ilha.
Os hóspedes podem alugar um carro, bicicleta ou scooter no porto de Kea. Esses aluguéis são caros, mas oferecem aos visitantes a liberdade de desfrutar de diferentes sites sem limite de tempo. Eles também permitem que os hóspedes acessem áreas isoladas que os ônibus públicos podem não alcançar. Os visitantes devem ter a idade certa e as habilidades necessárias para operar a locomotiva alugada.
Disponível na maioria dos pontos centrais da ilha, os táxis são convenientes. Embora rápidos e confiáveis, eles são caros em comparação com os ônibus. Os barcos-táxi permitem que os veranistas desfrutem das belas praias. Eles são ideais para quatro a oito turistas.
Ao visitar um lugar novo, é importante conhecer o sistema de transporte público, e Kea não é exceção. Os autocarros públicos são o meio de transporte mais popular em Kea, com a paragem central localizada em Loulida. A partir deste ponto de ônibus, os visitantes embarcam em ônibus para levá-los a diferentes lugares. Em comparação com táxis e carros alugados, os ônibus são mais baratos. À medida que os visitantes usam esses ônibus, eles aprendem sobre a população local interagindo com eles.
O que fazer em Kea?
Lar de inúmeras praias, sítios arqueológicos e paisagens de tirar o fôlego, a lista do que os visitantes podem desfrutar em Kea é interminável.
Os visitantes podem encontrar trilhas que levam às antigas ruínas de Karthea. Na caminhada de uma hora até a área, a vista para o mar aliada à extensa paisagem vai hipnotizar os hóspedes. A antiga cidade de Karthea é o lar dos templos pré-históricos de Pythian Apollo, Demeter e da deusa Atena. O Leão de Pedra de Kea é outra trilha popular que começa na vila de Loulida. Outras trilhas começam em Loulida para Myli e Gialiskari Beach.
Os caçadores de emoção que amam a água irão desfrutar das inúmeras atividades aquáticas em Kea. Snorkeling, esqui aquático e wakeboard são alguns esportes cheios de adrenalina que os visitantes podem praticar. A praia de Koundurous, na parte noroeste de Kea, oferece muitas opções para os amantes da água.
As águas de Kea têm muito a oferecer, incluindo vida marinha exclusiva, restos de naufrágios e cavernas subaquáticas, entre outros. O mergulho é a aposta certa para explorar este rico fundo marinho de Kea. Os mergulhadores precisam mergulhar 120 metros na água para ver os restos do HMS Britannica. Por esta razão, apenas mergulhadores experientes são permitidos. O recife Koundouros e Vourkari são pontos de mergulho populares em Kea.
Os visitantes podem aprender sobre novos tempos passados enquanto relaxam na bela ilha. Os amantes da gastronomia podem aprender a preparar pratos gregos enquanto provam novos vinhos e queijos, entre outros saborosos produtos mediterrânicos. Os turistas que amam a arte podem aprender a desenhar durante as férias. A Art House em Kea oferece divertidas aulas de desenho. Os visitantes que desejam participar de workshops devem reservar com antecedência.
Kea é um paraíso natural que vale a pena visitar. É o local de férias ideal para os verdes, graças aos seus recursos naturais não poluídos. Amantes da história e exploradores acharão a ilha e seus mistérios revitalizantes.