Glamping é melhor que acampar? 10 diferenças que você pode não perceber

Glamping vale a pena ou você deve se limitar ao camping tradicional? Descubra aprendendo dez diferenças entre glamping e camping.

Tendas Glamping Shutterstock

Nos últimos anos, o glamping tornou-se bastante popular. Glamping significa “acampamento glamoroso”, uma atividade que é como o acampamento tradicional, apenas com mais comodidades, quartos de dormir sofisticados e uma sensação de luxo. Enquanto o acampamento tradicional envolve passar a noite em uma barraca ou trailer, o glamping envolve dormir em uma barraca de lona, ​​yurt, cabana, trailer, casa na árvore ou até mesmo em uma carroça coberta!

Glamping é melhor do que acampar? Este artigo descreve dez diferenças entre os dois que muitas pessoas podem não perceber. Tudo se resume à ideia individual de férias perfeitas. O viajante mais rústico pode preferir o campismo tradicional, com uma forte ligação à natureza e distanciamento da agitação do quotidiano. Aqueles que preferem viajar com conforto podem adorar a ideia de glamping, com inúmeras comodidades e quartos confortáveis ​​para dormir. Existem prós e contras tanto para acampar quanto para o glamping, e o veredicto sobre se o glamping é melhor do que acampar varia dependendo da pessoa.

10/10 Diferenças de preço

Embora seja do conhecimento geral que glamping e camping não custam o mesmo valor, a maioria das pessoas não percebe a diferença exata de preço entre os dois. Um acampamento típico custa entre $ 12-45 por noite. Os passes anuais para os parques geralmente variam de US $ 30 a US $ 80. No entanto, o custo dos suprimentos também deve ser levado em consideração. Os campistas precisam de uma barraca, saco de dormir, comida, água, lanternas, utensílios de cozinha, um GPS e um acendedor de fogo.

Glamping não requer tantos suprimentos pessoais, mas o custo do glamping, em geral, é maior. Enquanto algumas acomodações de glamping custam apenas US $ 100 por noite, os locais de glamping mais chamativos com mais comodidades podem custar milhares de dólares por estadia.

9/10 Acesso ao Wi-Fi

Hoje em dia, as pessoas estão acostumadas a ter telefones funcionando 24 horas por dia, 7 dias por semana. Muitas pessoas esquecem que uma das características do camping é o serviço irregular, sem falar na falta de Wi-Fi. Os parques de campismo tradicionais normalmente não possuem redes Wi-Fi e têm má recepção de celular. Alguns veem isso como uma vantagem, forçando os visitantes a se conectarem com a natureza.

Uma das comodidades que acompanham o glamping, no entanto, é o acesso à Internet. O Wi-Fi tem suas vantagens, incluindo a capacidade de se comunicar com amigos e familiares, fazer upload de fotos nas mídias sociais, pesquisar no Google e verificar e-mails e textos.

8/10 Bar no local

Uma característica interessante de alguns glamsites é um bar no local. Existem muitos resorts legais de glamping nos EUA que oferecem o equilíbrio perfeito entre luxo e natureza. O Eastwind Hotel & Bar em Windham, Nova York, por exemplo, oferece um bar elegante para os hóspedes se deliciarem.

  • Endereço:
    5088 NY-23, Windham, NY 12496

  • Custo:
    ~ $ 300 por noite

Embora abrir uma lata de cerveja ao redor da fogueira em um acampamento tradicional seja agradável, há algo tão chique em tomar uma bebida em um bar enquanto aprecia a natureza.

7/10 Cozinhar e preparar refeições

Acampar clássico envolve assar cachorros-quentes em uma fogueira, fazer smores e trazer refeições embaladas. As formas como as refeições são preparadas durante o glamping são bastante diferentes. Claro, os glampers têm a opção de assar comida no fogo, mas também há muitas comodidades para preparar alimentos. Um glamsite de luxo no Colorado, por exemplo, tem funcionários que entregam comida habilmente preparada diretamente nas yurts dos hóspedes! Outras características da maioria dos glamgrounds incluem geladeira, fogão e micro-ondas.

6/10 Armazenamento de alimentos e suprimentos

Por falar em comida, guardar bem os alimentos é muito importante na hora de acampar em uma barraca. Os alimentos devem ser colocados em recipientes herméticos, armazenados em um carro ou amarrados em galhos de árvores para evitar que os animais encontrem o alimento.

Esses métodos de armazenamento de alimentos não são necessários ao glamping. Glampsites normalmente incluem caixas de armazenamento dentro de cada cabine, yurt ou trailer. O mesmo vale para armazenar suprimentos. Spray de insetos, protetor solar, cobertores, roupas e muito mais podem ser armazenados no interior durante o glamping, protegidos dos elementos naturais.

5/10 Privacidade e vizinhos

Alguns acampamentos tradicionais estão lotados, com pequenos acampamentos individuais próximos uns dos outros e muito barulho. Outras vezes, acampar ao ar livre significa armar uma barraca no meio do nada, sem vizinhos por quilômetros.

O Glamping oferece privacidade, pois os aposentos são mais fechados do que as tendas tradicionais. Alguns glampsites também possuem banheiros privativos, permitindo mais privacidade e menos interações com glampers vizinhos. A maioria das cabines glamsite também possui varandas privadas, criando um espaço para os visitantes relaxarem sozinhos.

4/10 Parques onde os visitantes podem se hospedar

Existem alguns locais onde apenas campistas podem ficar, bem como alguns locais onde apenas glampers podem ficar. Os parques de campismo walk-in, por exemplo, são parques de campismo acessíveis apenas a pé ou de bicicleta. Os locais de caminhada são para campistas aventureiros, não glampers. Além disso, mochilar e montar acampamento em uma parte remota de uma floresta estadual é uma possibilidade para os campistas tradicionais, não para os glampers.

Existem também áreas especiais onde os glampers ficam. Do estado de Washington ao Tennessee e New Hampshire, há muitos locais lindos em toda a América. Esses sites não estão abertos a todos; as reservas devem ser feitas com antecedência para garantir um lugar.

3/10 Durma nas Árvores

Acampar clássico envolve dormir no chão ou em um trailer. Glamping, por outro lado, inclui arranjos de vida únicos. Um tipo de glamping é passar a noite em uma casa na árvore. Um desses locais impressionantes é o Primland Resort, localizado na costa leste. As casas na árvore oferecem vistas deslumbrantes do Kibler Valley, bem como camas king-size e banheiras. Cada casa na árvore é cercada por árvores exuberantes, criando privacidade para os hóspedes.

  • Endereço:
    2000 Busted Rock Rd, Meadows of Dan, VA 24120

  • Custo:
    A partir de $ 599 por noite

2/10 Sessões de meditação e massagens

Outra vantagem do glamping são as amenidades de spa que muitos glampingsites oferecem. Sim, o acampamento tradicional também pode ser terapêutico; estar cercado pela natureza e desconectar traz inúmeros benefícios. O Glamping, no entanto, oferece atividades adicionais de relaxamento, como sessões de meditação guiada e mensagens. O já mencionado Primland Resort, por exemplo, oferece sessões de meditação e ioga, além de tratamentos de spa que combinam rituais nativos americanos e técnicas de spa do século XXI. Essas aulas de meditação e ioga ajudam os visitantes a se conectar com a natureza, relaxar e liberar o estresse.

1/10 Atividades ao ar livre e excursões

Tanto os campistas tradicionais quanto os glampers desfrutam de atividades ao ar livre localizadas perto de seus acampamentos/glampsites. Os campistas tradicionais, no entanto, geralmente precisam realizar pesquisas com antecedência e encontrar as caminhadas, trilhas de bicicleta e atividades que desejam fazer durante as férias. Glampsites geralmente fornecem aos visitantes listas de atividades próximas e ajudam os visitantes a se inscreverem nas excursões desejadas. Under Canvas Great Smoky Mountains, um ótimo local de glamping para uma escapadela romântica, ajuda os hóspedes a reservar passeios de quadriciclo, passeios a cavalo, passeios de helicóptero e excursões de rafting.

  • Endereço:
    1015 Laurel Lick Rd, Pigeon Forge, TN 37862

  • Custo:
    A partir de $ 189 por noite