Com o tempo, algumas estratégias de marketing digital não funcionam mais tão bem. Descubra em quais você deve investir para 2023!
A chegada de um novo ano significa, para muitas empresas, a necessidade de rever estratégias, inclusive de marketing, já que ele pode ser um dos caminhos de sucesso para um negócio. Mas como elaborar uma estratégia de marketing digital para 2023 de sucesso? Confira!
Como colocar o marketing digital em prática?
Responsável pela comunicação da marca, criação de identificação com o público, captação de leads de uma empresa e muito mais, o marketing digital possui métodos que, a partir da atualização e mudança de interesse do usuário, é necessário rever parte da execução e resultados de algumas estratégias. Por isso, para omarketing digital 2023, é preciso não apenas considerá-lo como recurso, mas repensá-lo de acordo com os objetivos do negócio.
Segundo o The Drum, que é uma plataforma de marketing, o tempo que os consumidores gastam com publicidade caiu para pouco mais de 50% – tudo isso em nível mundial.
Dessa maneira, a capacitação constante em marketing digital parece ser o caminho mais assertivo – é preciso estar sempre dentro das tendências – e é claro que isso envolve muito estudo e pesquisa, além do apoio de uma agência de marketing.
Segundo a IAB Brasil, órgão que regulamenta a publicidade, ao menos 74% dos consumidores procuram por seus produtos nas redes sociais, que servem como a vitrine de uma empresa.
Nesse sentido, conhecer o público é fundamental, já que, ao saber do que ele gosta, você consegue elaborar estratégias mais condizentes.
No que apostar para o marketing digital 2023?
A partir desses dados, ainda é possível identificar algumas estratégias para o marketing digital em 2023, veja:
- Evite estar em todas as mídias sociais, afinal é fundamental entender em quais redes está o seu público. A partir dessa orientação, aposte em uma estratégia de comunicação eficaz que agregue conteúdo, faça sentido para seu consumidor e o leve a comprar;
- Fuja de campanhas generalizadas e invista em campanhas que façam sentido para seu negócio. Se você tem uma empresa de games, não faz sentido entrar em uma campanha de Dia das Mães, por exemplo, entende? Assim será possível criar estratégias assertivas, que resultem em bons negócios para sua empresa, vinculados ao interesse do seu potencial cliente e ao próprio propósito de marca;
- Investir no marketing de conteúdo é um dos caminhos mais promissores para trilhar em 2023, pois favorece a criação de uma relação de confiança com o cliente, e o ajuda na jornada completa de conhecimento, intenção de compra, conversão e recompra;
- Além das mídias sociais, estabelecer uma estratégia eficaz de e-mail marketing pode gerar alto engajamento para os resultados do seu negócio. Mas, é preciso que essa estratégia seja aplicada corretamente, com listas segmentadas que identifiquem os interesses e características de cada grupo de clientes, com ofertas que façam sentido para seu momento de vida.
Nesse contexto, entender que os resultados imediatos nem sempre conseguem ser alcançados, é algo fundamental para evitar falsas expectativas. Para o marketing digital 2023, será necessário ir além daquilo que já sabemos!
Planejamento, pesquisa, estudo e capacitação é o básico para uma estratégia eficiente. A inovação é o que será capaz de ditar os próximos passos táticos para o marketing das empresas.