Os 10 edifícios mais altos do mundo (e onde vê-los)

Se você está procurando um pouco de adrenalina, subir nos edifícios mais altos do mundo pode ser a emoção que você está procurando. Aqui estão eles!

Os 10 edificios mais altos do mundo e onde ve los

Ao viajar, muitas pessoas compreensivelmente encontram beleza na natureza, mas muitas vezes esquecemos como as criações feitas pelo homem podem ser dignas de admiração. As dez torres mais altas do mundo, por exemplo, são de tirar o fôlego e podem até parecer surreais. Se você já olhou para um desses edifícios imponentes e icônicos antes, sabe como eles podem ser impressionantes! Algumas das torres desta lista você já deve ter ouvido falar antes, e outras você pode se surpreender ao saber. Aqui é onde você pode encontrar esses dez arranha-céus e experimentá-los em toda a sua majestosa glória por si mesmo.

10/10 Shanghai World Financial Center – Xangai, China

O Shanghai World Financial Center foi oficialmente concluído em 2012 e tem 1.614 pés, ou 492 metros. Localizado no distrito de Pudong, em Xangai, o edifício tem 101 andares e usos múltiplos. No interior existem escritórios, hotéis, salas de conferências, plataformas de observação e centros comerciais. Foi elogiado por sua estética arquitetônica e também por sua eficiência estrutural, ganhando até mesmo prêmios do Council on Tall Buildings and Urban Habitat (CTBUH) em 2008 para as categorias Ásia e Australásia, além de ganhar o cobiçado prêmio de Melhor Edifício Alto Geral .

9/10 Taipei 101 – Taipei, Taiwan

O Taipei 101 tem 1.667 pés de altura, ou 508 metros, e consiste em 101 andares (daí o nome do edifício!) Foi considerado o edifício mais alto do mundo de 2004 a 2010 até que outro edifício desta lista bateu seu recorde. Seus elevadores de alta velocidade são capazes de levar um passageiro do 5º ao 89º andar em apenas 37 segundos. Embora o edifício contenha escritórios e restaurantes, também contém muitos observatórios – incluindo um no topo – para os turistas observarem. Ele também tem belas exibições de fogos de artifício no Ano Novo todos os anos desde que a construção terminou em 2004.

8/10 China Zun – Pequim, China

Embora este edifício não esteja 100% concluído, já é alto o suficiente para fazer parte desta lista. A torre se tornou o edifício mais alto de Pequim em 2016, e a altura total máxima do edifício foi atingida em 1.739 pés, ou 528 metros, em 2018.

Infelizmente, ainda há alguns ajustes que precisam ser feitos e o prédio ainda não está aberto para visitação. Quando for, conterá escritórios, apartamentos de luxo, um hotel e até um jardim na cobertura. A palavra “zun” é o nome de um antigo vaso de vinho chinês, cuja forma inspirou o projeto arquitetônico do edifício.

7/10 Tianjin e Guangzhou CTF Finance Centers – China

Esses dois edifícios ocupam o número 7 juntos, pois são do mesmo tamanho. Ambas as torres chegam a 1.739 pés de altura, ou 530 metros. Enquanto o edifício Tianjin ainda está sendo consertado enquanto os retoques finais estão sendo aperfeiçoados, o edifício Guangzhou foi oficialmente concluído em 2016. A torre Gunangzhou, também conhecida como Torre Leste, abriga um shopping center, escritórios, apartamentos e um hotel. Ele também possui alguns dos elevadores mais rápidos do mundo, que podem chegar a 45 mph. O CTF nos nomes dos edifícios significa Chow Tai Fook, já que as torres são de propriedade da Chow Tai Fook Enterprises.

6/10 One World Trade Center – Nova York, Estados Unidos

O One World Trade Center é considerado o edifício mais alto dos Estados Unidos, o edifício mais alto do hemisfério ocidental e o edifício mais alto fora da Ásia. Com 1.776 pés, ou 541,3 metros, foi feito para comemorar os mortos no ataque terrorista que destruiu os edifícios originais do World Trade Center. Ele também é um símbolo da perseverança da América e foi referido como “a Torre da Liberdade” durante a construção. É composto por 104 andares, a maioria dos quais são escritórios. Este edifício também é reverenciado pelo uso de energia renovável, como o reaproveitamento da água da chuva.

5/10 Lotte World Tower – Seul, Coreia do Sul

Concluída em 2016, a Lotte World Tower tem 1.819 pés, ou 554,5 metros. Há ainda mais no edifício que você não pode ver inicialmente, já que seis de seus 123 andares são subterrâneos. Levando 13 anos para planejar antes de iniciar a construção, o edifício contém lojas de varejo, escritórios, residências, um hotel de luxo e um mirante.

Há também cafés, bares e áreas de fotos para os turistas que entram e apreciam a vista. O edifício foi projetado especificamente para resistir a terremotos com magnitude de até 9 na escala Richter.

4/10 Ping An Finance Center – Shenzhen, China

Localizado em Shenzhen, este edifício tem 1.695 pés ou 599 metros. O enorme edifício abriga um centro de conferências, hotel e um shopping center sofisticado. Claro, também abriga os escritórios da Ping An Insurance. Para quem gosta de altura, este edifício possui um dos dois mirantes mais altos do mundo, com 562 metros de altura. Alguns caçadores de emoção até tentaram escalar sorrateiramente a estrutura. Está em construção um edifício irmão, que terá 290 metros de altura e uma ponte que liga os dois edifícios.

3/10 Makkah Royal Clock Tower – Meca, Arábia Saudita

Você também pode conhecer este edifício como o Abraj Al-Bait de Meca. Qualquer nome funciona. A Makkah Royal Clock Tower é atualmente o terceiro edifício mais alto do mundo, com 1.972 pés ou 601 metros. Este edifício tem uma infinidade de coisas dentro, como um centro de conferências, um museu islâmico, duas salas de oração com capacidade para 10.000 pessoas, um shopping de cinco andares e um Centro de Observação Lunar, que é usado para observar a lua durante o Santo Mês. O relógio do prédio também detém o título de maior mostrador de relógio do mundo.

2/10 Torre de Xangai – Xangai, China

A segunda torre mais alta do mundo é a Torre de Xangai, com 2.703 pés ou 632 metros. Ele também possui elevadores que são conhecidos como os segundos mais rápidos do mundo, a 46 mph. É especialmente reconhecido pela “reviravolta” no edifício, dando à torre uma aparência descolada e descolada. Há escritórios, um hotel, lojas de varejo, restaurantes e jardins no interior e, claro, também decks de observação. Devido às janelas em todo o edifício serem feitas com vidro duplo e nove seções principais contendo um pequeno átrio com vistas panorâmicas, você pode tecnicamente obter uma vista incrível em todos os andares.

1/10 Burj Khalifa – Dubai, Emirados Árabes Unidos

Aqui está! O edifício mais alto do mundo fica em Dubai com impressionantes 2.717 pés, ou 828 metros. A torre foi concluída em 2010 e tem 163 andares. Espalhados por esses andares estão 30.000 residências em 19 torres residenciais, um lago artificial, nove hotéis e um shopping center. Ele também ganhou cerca de 30 prêmios, incluindo o prêmio “Melhor Edifício Alto no Oriente Médio e África” ​​pelo Council on Tall Buildings and Urban Habitat em 2010, bem como “Melhor Projeto do Ano” no Middle East Architect Awards 2010.