Ao viajar para a terra do comportamento educado, poutine e desculpas, certifique-se de manter essas dicas de etiqueta em mente para garantir férias tranquilas.
Se você acredita no estereótipo, então o Canadá é um país cheio de pessoas legais que odeiam discutir e são sempre educadas. Embora devamos tratar os estereótipos com cautela, na realidade, o Canadá tende a ser um lugar onde a vibração é descontraída e as boas maneiras reinam supremas.
Claro, existem pessoas boas e más em todos os lugares, aquelas que você não poderia ofender se tentasse, e aquelas que estão determinadas a serem ofendidas. Mas geralmente, no Canadá, é muito difícil deixar uma má impressão. Desde que você siga o bom senso e respeite os locais e seu país, será bem-vindo. Confira estas 10 dicas de etiqueta para viajar para o Canadá.
Contents
- 1 10/10 Não presuma que todo mundo fala inglês
- 2 9/10 Siga a alfândega de gorjetas dos EUA
- 3 8/10 Respeite os Povos Indígenas
- 4 7/10 O Canadá é uma sociedade receptiva: a discriminação não é tolerada
- 5 6/10 Beijar pode ser comum entre franco-canadenses
- 6 5/10 Sempre respeite o meio ambiente
- 7 4/10 Não discuta política
- 8 3/10 Esteja preparado para jogar conversa fora
- 9 2/10 Evite fazer generalizações abrangentes
- 10 1/10 Dê a todos espaço pessoal suficiente
10/10 Não presuma que todo mundo fala inglês
Muitos estrangeiros chegam ao Canadá presumindo que todos falarão inglês. Embora esta seja uma das principais línguas do país, não é certo que todos a falem. Quebec é francófona, então pode ser considerado indelicado presumir que as pessoas que você conhece aqui falam inglês.
Se você planeja viajar por Quebec, será útil aprender um pouco de francês. Embora existam pessoas bilíngues na área, é educado pelo menos oferecer algumas palavras em sua língua materna antes que a conversa mude para o inglês.
9/10 Siga a alfândega de gorjetas dos EUA
A gorjeta é esperada no Canadá. Quando em dúvida, O Guia do Canadá aconselha seguir os costumes tradicionais de gorjeta dos Estados Unidos. Isso significa que o mínimo esperado é geralmente 15% da conta geral. Se você der gorjeta mais do que isso por causa de serviços fantásticos, ninguém terá problemas com isso!
Dito isso, se você optar por dar menos gorjeta do que o esperado, ou não dar gorjeta, provavelmente será considerado rude. É uma boa ideia dar gorjeta a motoristas de táxi, mensageiros e outras profissões, além de servidores.
8/10 Respeite os Povos Indígenas
É importante respeitar todas as pessoas que você encontra ao visitar o Canadá, mas especialmente os guardiões originais da terra. Uma das maiores maneiras pelas quais os estrangeiros podem desrespeitar inadvertidamente os povos indígenas do Canadá é usar chapéus cerimoniais nativos sem serem convidados.
Embora ações como essa possam parecer inofensivas, elas podem ser ofensivas para os nativos porque não há respeito pela santidade de suas tradições. O Canadá é grande em mostrar respeito a todas as pessoas, então esta é uma dica que você não quer errar.
7/10 O Canadá é uma sociedade receptiva: a discriminação não é tolerada
Existem sementes ruins em todos os lugares que você vai, mas, em geral, o Canadá é um país que aceita pessoas de todas as esferas da vida. É consideravelmente mais progressista do que outros países e também abriga pessoas de diferentes origens. Considerando tudo isso, a discriminação é algo que não será tolerado. Lembre-se sempre de respeitar a diversidade.
Mesmo quando ditos em tom de brincadeira, comentários questionáveis sobre raças, religiões, sexualidade ou identidade em geral provavelmente não serão bem recebidos pela maioria dos canadenses, de acordo com Canadá Eta. É definitivamente um caso em que, se você não tem nada de bom para dizer, não diga nada.
6/10 Beijar pode ser comum entre franco-canadenses
Em muitos locais do Canadá, um simples aperto de mão é suficiente para cumprimentar as pessoas ou ser apresentado a alguém. Mas você também pode ver alguns beijos na bochecha. Os franco-canadenses tendem a seguir costumes e tradições intimamente ligados aos da Europa, e o beijo na bochecha é uma dessas práticas.
Se alguém te beijar na bochecha, a melhor coisa a fazer é aceitá-lo graciosamente e tocar levemente sua bochecha na dele. Mas se não for iniciado, um simples aperto de mão será bom, já que o beijo tende a acontecer apenas entre familiares próximos e casais em outras partes do Canadá.
5/10 Sempre respeite o meio ambiente
O Canadá é um dos países com maior destaque natural do planeta. A vasta terra abriga tantos tipos diferentes de paisagens, muitas delas impressionantes o suficiente para aparecer em cartões postais. Faz sentido que os canadenses sejam ferozmente protetores de seu belo país. Se você quer deixar uma boa impressão nos locais, sempre respeite o meio ambiente.
Isso significa não jogar lixo em nenhuma circunstância. Também significa seguir as práticas de reciclagem em vez de jogar todo o lixo junto. Se você for visto tratando mal o meio ambiente, provavelmente será colocado em seu lugar.
4/10 Não discuta política
Os canadenses têm a reputação de serem bastante tranquilos. Provavelmente há um milhão de tópicos que você poderia mencionar que não deixariam o cidadão comum desconfortável. Mas de acordo com o Guia do Canadá, o único tópico que você deve evitar discutir é a política.
O site afirma que os canadenses gostam de manter suas preferências políticas privadas e perguntar sobre elas não é apropriado. Isso pode deixá-los desconfortáveis porque eles podem se sentir pressionados a revelar informações que gostariam de guardar para si mesmos. É uma boa ideia evitar mencioná-lo completamente!
3/10 Esteja preparado para jogar conversa fora
Você pode não querer falar sobre política com um canadense local, mas é uma boa ideia ter alguns tópicos na manga para discussão. A razão para isso é que os canadenses são naturalmente amigáveis e falantes. É comum começar a conversar com estranhos, esteja você sentado um ao lado do outro esperando o ônibus ou fazendo fila para fazer compras.
Pessoas que são um pouco mais introvertidas podem ficar perturbadas com isso, mas não há nada de assustador nisso. Você pode conversar sobre qualquer coisa, desde o clima até eventos que estão ocorrendo na cidade.
2/10 Evite fazer generalizações abrangentes
Cada nacionalidade é estereotipada até certo ponto. Ao visitar o Canadá, você pode conhecer pessoas que se encaixam no estereótipo de como é um típico canadense. Principalmente, porém, não caia na armadilha de pensar que esses tipos representam todo o povo do Canadá. Eles simplesmente não.
Se você constantemente fizer piadas sobre hóquei, alces ou temperaturas congelantes, provavelmente acabará irritando os locais. Além disso, tente evitar dizer eh. Todo canadense já ouviu isso mais do que o suficiente em suas vidas. Também é melhor evitar comparar canadenses com americanos ou pior, assumir que o Canadá faz parte dos Estados Unidos.
1/10 Dê a todos espaço pessoal suficiente
Em países mais populosos, é certo que você perderá parte do seu espaço pessoal ao caminhar em público. Existem cidades super movimentadas por aí onde você não pode deixar de ficar perto das pessoas porque simplesmente não há espaço para respirar. No Canadá, não é assim. As pessoas geralmente gostam de ter espaço suficiente para si mesmas.
Normalmente, os canadenses valorizam seu espaço pessoal e se sentirão desconfortáveis se você ficar muito perto deles durante uma conversa. Eles gostam de manter uma pequena distância física dos outros, então aglomerá-los desnecessariamente parecerá desagradável.