Confira dicas importantes para fazer uma vistoria de carros tranquila do seu novo veículo
Seja na hora de compra e venda de um veículo, regularização ou licenciamento em veículos com mais de 5 anos, a vistoria de carros é um processo que todos os proprietários de automóveis passarão em algum momento, então é muito importante estar atento a todos os detalhes que serão avaliados para não ser reprovado.
Antes de listar algumas dicas, é fundamental destacar que, em caso de compra de um veículo, é importante verificar alguns detalhes antes de levá-lo à vistoria como:
- Há indícios de alteração no número do chassis?
- O veículo já possui GNV?
- O veículo é rebaixado?
Caso a resposta seja sim para uma dessas questões, você precisará recorrer a um despachante antes de agendar a vistoria de carros para não pagar a taxa sem necessidade.
Dicas para passar na vistoria de carros em GO e outros estados
O Detran GO, assim como em outros estados, tem por obrigação garantir que os veículos estão dentro das normativas estabelecidas para circulação dos veículos automotores. Para isso, é estabelecido um procedimento bem rigoroso e isso pode ser um tremendo problema para o proprietário que não costuma dar a devida atenção ao veículo.
Para evitar transtornos, você pode efetuar algumas verificações antes de agendar a vistoria e pagar a taxa. Vejamos algumas dicas:
- Veículos plotados
O Art. 14 da Res. 292 do CONTRAN estabelece que a pintura e a plotagem do veículo, quando ocupar uma área que seja superior a 50 por cento com uma cor definida,ela será a cor considerada a predominante. Por isso, a primeira dica é para os carros de frota usados em empresas.
A plotagem do veículo não pode passar a cobertura superior de 50%, com risco de ser reprovado na vistoria por não corresponder à cor registrada no documento do veículo. Algumas empresas optam até por retirar a plotagem antes de levar o veículo;
- Iluminação
A vistoria de carros irá averiguar todas as iluminações do veículo, então esteja certo de que todas as lâmpadas do carro funcionam:
- Pisca alerta;
- Pisca – esquerda e direita;
- Luz de ré;
- Luz Placa;
- Faróis;
- Iluminação do painel.
Vale lembrar que tem que ser lâmpada halógena, como de fábrica, não pode ser LED, a não ser que seja de fábrica.
A mesma regra serve para xênon e farol de milha. Destaca-se também que, caso as lanternas ou faróis do veículo não sejam compatíveis com o modelo do ano de fabricação dele, ele será reprovado na vistoria, pois o Detran entende que esse carro sofreu alterações que não constam no documento.
Segurança é um dos fatores mais importantes na vistoria de carros
A segurança é um dos aspectos mais importantes na vistoria e, por isso, as próximas duas dicas serão sobre esse tema:
- Pneus e estepe
Para que o veículo passe na vistoria, os pneus precisam estar dentro do prazo de vida útil. É possível verificar isso através da marcação existente em todos os pneus. A mesma regra vale para o estepe.
Pneus recondicionados serão reprovados na mesma hora. Uma dica interessante acerca das rodas é que elas não podem ser uma polegada acima do modelo original de fábrica, pois irão alterar o desempenho do veículo, assim como atuarão fora do padrão de segurança;
- Extintor
Este último item parece bobo, mas muitos condutores e proprietários de veículos são reprovados nele. Isso ocorre porque é um item do veículo que, geralmente, nunca utilizamos, apenas quando há um grave problema.
Assim, quando chegam na vistoria, muitos se deparam com o extintor fora do prazo de validade ou vazios. Por isso, checar esse item de segurança é fundamental para passar na vistoria de carros.
A pessoa que fizer essas verificações de forma periódica, além de passar pela vistoria, também estará sempre em dia com os agentes fiscalizadores e garantindo a sua segurança.